O Clima Oragnizacinal
Por: PalomaRGP • 17/5/2022 • Trabalho acadêmico • 2.298 Palavras (10 Páginas) • 129 Visualizações
INTRODUÇÃO
1 | O QUE É CLIMA ORGANIZACIONAL?................................................. | 2 |
2 | PESQUISA DE CLIMA NO BANCO DO BRASIL S.A............................ | 4 |
3 | IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E OS BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA.............................................................................................. | 7 |
4 | CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................... | 9 |
5 | REFERÊNCIAS...................................................................................... | 11 |
1 O QUE É CLIMA ORGANIZACIONAL?
Clima Organizacional está relacionado ao sentimento, sensação, compreensão que o colaborador tem em um dado momento acerca do ambiente de trabalho. Em termos mais práticos seria o grau de satisfação que o colaborador tem de trabalhar em determinada empresa.
O Clima Organizacional é um indicador das políticas de RH, da cultura da empresa, dos modelos de gestão. O clima organizacional está diretamente relacionado ao que influenciará na produtividade e motivação do colaborador. Por isso, cada vez mais os Recursos Humanos das empresas estão atentos para a mensuração do que é sentido e vivenciado pelo colaborador.
O RH necessita cada vez mais ser estratégico e alinhar o seu trabalho aos negócios da empresa, fazendo-se perceber como setor essencial a lucratividade da empresa. E a percepção de como está o Clima Organizacional na empresa, faz toda diferença no trabalho do RH. Quando o clima organizacional é satisfatório, o colaborador tende a trabalhar mais satisfeito, a se empenhar mais naquilo que faz. O Clima Organizacional afetará diretamente na forma de trabalhar.
Quando a empresa está empenhada em saber como o colaborador se sente trabalhando lá, gera uma sensação, um sentimento de que os colaboradores são ouvidos, são vistos, são parte essencial para a empresa e para o bom funcionamento dela. Num mundo corporativo cada vez mais competitivo, ter um colaborador motivado é a base para o sucesso do negócio.
O Clima Organizacional pode ser mensurado através de uma pesquisa. E os resultados dessa pesquisa irão direcionar como o RH pode alinhar seu plano de ação as estratégias da empresa. Os principais pilares de um favorável clima organizacional seriam:
- O trabalho em si. Ou seja, se as pessoas gostam do que fazem.
-Sensação de pertencimento a empresa. Se o colaborador sente que está integrado a empresa, aos setores, se percebe que é essencial ao bom andamento da empresa.
- Salário . Se o que ele recebe é condizente com o salário do mercado de trabalho, como também aos demais colegas que exercem a mesma função na empresa.
- Modelos de Gestão, a forma como o superior imediato trata o colaborador e está atento as suas necessidades.
-Desenvolvimento profissional, se a empresa investe no funcionário, se o capacita para melhor desempenho da sua função.
- Condições físicas do trabalho, se são favoráveis ou não para o desempenho das funções que o colaborador necessita desenvolver.
-Benefícios, quais são as formas da empresa retribuir o trabalho do colaborador desenvolvido na empresa.
O clima organizacional está intimamente ligado aos fatores elencados acima. A empresa e o setor de Recursos Humanos necessitam cada vez mais estarem atentos para perceberem se o colaborador está satisfeito com o clima organizacional que estão inseridos. Com um bom Clima Organizacional a empresa pode ter:
- Aumento da produtividade, diminuição do absenteísmo e rotatividade, aumento da satisfação de clientes internos e externos, desenvolvimento profissional do colaborador.
Diante de todos esses demonstrativos, cabe ao RH ter como estratégia essencial e fundamental a mensuração desse Clima Organizacional através da ferramenta de Pesquisa de Clima Organizacional.
2 PESQUISA DE CLIMA NO BANCO DO BRASIL S.A
O Banco do Brasil é uma instituição financeira brasileira, estatal, constituída na forma de sociedade de economia mista. Foi o primeiro banco a operar no País, na época do Império Português, fundado em 1808 pelo então príncipe-regente Dom João de Bragança. Em 2014 completou 206 anos. Atualmente possui 114.026 funcionários.
A pesquisa de clima organizacional no Banco do Brasil começou em 1998, e era composta por 64 questões, numa periodicidade semestral. A partir de 2011 passou a ser realizada anualmente, num total de 38 questões quantitativas, respondidas de forma anônima, via sistema corporativo.
Na abordagem adotada pelo BB, o Clima Organizacional é avaliado a partir de cinco dimensões distintas (Suporte Psicossocial, Estilo de Gestão, Autonomia e Inovação, Valorização e Expectativa de Desempenho), que compõem o atual instrumento utilizado no Banco do Brasil.
Suporte Psicossocial - percepção de apoio social ou psicológico recebido das pessoas no local de trabalho;
Estilo de Gestão - forma com que o superior imediato conduz os processos de trabalho em conjunto com sua equipe;
Autonomia e Inovação - autodeterminação em relação aos procedimentos de trabalho, objetivos e prioridades; encorajamento recebido para a implementação de práticas e comportamentos criativos e inovadores;
Valorização - tratamento justo, onde as contribuições dos funcionários são valorizadas pela organização; e
Expectativa de Desempenho - conhecimento das expectativas de desempenho do indivíduo e percepção sobre a viabilidade de realizar o trabalho nas condições oferecidas pela organização.
Os funcionários expressam suas percepções sobre o ambiente de trabalho por meio de uma escala de frequência de 6 pontos, na qual:
"1" significa "nunca";
"2" significa "quase nunca";
"3" significa "poucas vezes";
"4" significa "muitas vezes";
"5" significa "quase sempre"; e
"6" significa "sempre".
Abaixo seguem algumas questões da Pesquisa dentro de cada dimensão, a exemplo de como funciona no ambiente corporativo:
...