O Composto de Comunicação
Por: Caio Nunes • 28/4/2020 • Trabalho acadêmico • 474 Palavras (2 Páginas) • 143 Visualizações
Preparação Prévia – Composto de Comunicação
Elementos Técnicos da Comunicação
Prof.ª Cris
Caio Nunes – 101130126
A importância da utilização de todos os braços da comunicação, o que chamamos de composto de comunicação, em uma campanha junto a uma postura de marketing holístico, é a abordagem ampla e integrada para com o mercado alvo.
Fazem parte do composto de comunicação ferramentas como, promoções de venda, marketing direto, marketing de relacionamento, vendas pessoais, merchandising, comunicação no PDV, telemarketing, propaganda, publicidade, relações publicas assessoria de imprensa e internet, entre outras.
Cada uma dessas ferramentas possui um objetivo comum, maximizar o lucro e fidelizar clientes, entretanto, para solucionar problemas diferentes, cada ferramenta tem sua característica especifica.
Deve sempre haver um planejamento com relação a qual ferramenta utilizar, para atingir o objetivo geral e solucionar o problema, com máximo desempenho, diminuindo as perdas com custos para elaboração do projeto, e cliente para concorrentes, os quais sempre estarão muito atentos para qualquer falha, pois essa pode representar para eles uma oportunidade.
Esse objetivo geral visa maximizar o lucro, extraindo dos clientes todo o potencial de compra, saciando suas necessidades e mais do que isso surpreendendo e superando suas expectativas. A empresa, por meio de uma campanha de marketing bem realizada, conquista um cliente-parceiro, fidelizando o mesmo, atingindo então por completo seu objetivo geral, tendo em vista que a propaganda mais barata e eficaz é aquela feita pelo próprio cliente pelo “boca a boca”.
São diferentes os meios de comunicação aos quais podemos recorrer para utilizar determinada ferramenta, porém para inicio de campanha, o mais importante é selecionar o mercado alvo, e mirar seus esforços para conquistar e reter os clientes. Com a utilização do meio e da ferramenta correta, pode se criar uma marca da empresa, a qual passara a agregar muito valor a seus produtos, se consistente de forma coerente a seu mercado alvo.
Algumas dessas ferramentas exigem maiores custos que outras, e são mais trabalhosas no que desrespeita a atingir seu total potencial de atração/retenção. Por exemplo, uma abordagem direta em um PDV, a empresa precisara treinar o funcionário que será a linha de frente no contato direto, será “a imagem da empresa”, dar-lhe os materiais e ferramentas necessárias para a abordagem e buscar de maneira criativa e inovadora, transmitir os interesses da empresa, os quais deverão ser adequo aos desejos do cliente, no caso de uma empresa com organograma orientado ao cliente, ou no caso do organograma tradicional, a mesma terá também que utilizar seus esforços para criar um produto superior ao de seus concorrentes em termos de custo e benefícios.
Tendo em vista os objetivos da empresa, essa então poderá selecionar dentro do universo das ferramentas de comunicação, qual se adequa melhor a seus interesses, disponibilidade, ou seja, aquela que atingira de forma mais precisa e maximizada o publico alvo dentro, sem exceder seus recursos e mais importante sem anular sua identidade e valores.
...