O ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Por: Ramon Lameira • 9/4/2019 • Monografia • 7.494 Palavras (30 Páginas) • 255 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
RENATA ALVES DE OLIVEIRA SILVA
QUEIMADOS
JUNHO/2016
[pic 3][pic 4]
ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
RENATA ALVES DE OLIVEIRA SILVA
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Administração.
ORIENTADOR: LÁZARO P. DE OLIVEIRA
QUEIMADOS
JUNHO/2016
[pic 5][pic 6]
RENATA ALVES DE OLIVEIRA SILVA
ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Administração.
Aprovado em: ___/___/___
________________________________________
QUEIMADOS
JUNHO/2016
SUMÁRIO
RESUMO 5
INTRODUÇÃO 6
CAPÍTULO I - ENDOMARKETING NAS EMPRESAS 7
1.1 HISTÓRICO DO ENDOMARKETING 7
1.2 FERRAMENTAS DO ENDOMARKETING 9
1.3 ENDOMARKETING E INFORMAÇÃO 11
CAPÍTULO II - ENDOMARKETING E GESTÃO DE EMPRESAS 14
2.1. MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL 14
2.2. COMUNICAÇÃO 17
2.3 – LIDERANÇA 19
CAPÍTULO III - ENDOMARKETING – PROGRAMAS E RESULTADOS 21
3.1 PROGRAMAS DESENVOLVIDOS 21
3.2 RESULTADOS ESPERADOS 22
3.3 O ENDOMARKETING NAS MELHORES EMPRESAS 25
CONCLUSÃO 28
BIBLIOGRAFIA 29
RESUMO
O presente estudo tem o objetivo de descrever a respeito da definição de endomarketing, suas considerações sobre o cliente interno, sua composição e suas ferramentas, bem como sua importância para as empresas. Para tanto, por meio de revisão bibliográfica, foram realizadas pesquisas em livros, artigos e sites em busca de especialistas com perfis e publicações adequadas ao tema. Assim sendo, a pesquisa buscou observar o relacionamento das empresas com seus colaboradores, e como esta relação se estabelece como papel fundamental e estratégico para ambas as partes. Para isso, em seu referencial teórico, o trabalho aborda assuntos relacionados ao histórico do endomarketing, as suas ferramentas e como as informações são utilizadas nas empresas. Outro fator importante abordado, diz respeito à gestão de pessoas, visto que uma equipe motivada, por meio de uma liderança participativa, é capaz de contribuirbastante com a boa comunicação e garantir o sucesso dos programas desenvolvidos. Os resultados obtidos com a pesquisa permitiram, dentre outros fatores, compreender que as grandes empresas que se encontram no topo do ranking nacional, ou até mesmo internacional, realizaram o processo de implantação do endomarketing dotado de tal flexibilidade que lhes permite, sempre que necessário for, realizar ajustes e, assim, adequá-lo ao atendimento de suas reais necessidades que, por vezes, são modificadas em função de variados fatores processuais, comportamentais e econômicos. Por fim, a pesquisa ratifica a opinião acerca do endomarketing como essencial para o sucesso de qualquer empresa que busca o diferencial no mercado, valorizando e aplicando a comunicação de seus objetivos, sempre voltada para seus colaboradores.
Palavras-chaves: endomarketing, marketing interno, gestão de pessoas
INTRODUÇÃO
Endomarketing, ou marketing interno, é um termo que atualmente tem se aplicado nas empresas, independente de seu porte. Seu conceito ainda provoca confusões, pois ainda se imagina que o endomarketing é derivado do marketing. É uma das áreas da administração que aplica técnicas de marketing para os funcionários de uma empresa. As políticas de benefícios, incentivos e infraestrutura definidas pela gestão em conjunto com o setor de recursos humanos, são configuradas no formato adequado pela equipe de marketing, buscando promover ações com o objetivo de conquistar os funcionários.
Segundo Brum (2010) Bekin, na década de 1990, introduziu o termo endomarketing no Brasil como resultado da sua experiência no corpo a corpo de sua atividade profissional, na gerência de uma empresa multinacional. A empresa onde Bekin trabalhava, possuía alguns problemas como baixa integração entre seus diversos departamentos, e visões divergentes sobre as funções de cada um deles. Motivado por problemas desta natureza, esse trabalho visa responder à seguinte pergunta: qual o nível de integração da empresa com cliente interno, e as perspectivas desta integração para o sucesso empresarial? Portanto, apesquisa visa observar o relacionamento das empresas com seus funcionários, e como a relação se estabelece como ferramenta estratégica, abordando os tópicos relacionados com o endomarketing, como: histórico, as ferramentas necessárias para sua aplicação, a gestão de pessoas, além dos programas e resultados apresentados pelas empresas.
Por tudo isso, o objetivo deste trabalho é descrever uma revisão teórica bibliográfica a respeito da definição de endomarketing, considerações sobre o cliente interno, a composição do endomarketing e suas ferramentas e; sobretudo, sua importância vital para as organizações.
CAPÍTULO I -ENDOMARKETING NAS EMPRESAS
Neste capítulo será abordado o uso do endomarketing nas empresas, seu conceito histórico e suas ferramentas aplicadas nas empresas, tendo como foco a comunicação, o treinamento e a liderança.
1.1 HISTÓRICO DO ENDOMARKETING
Endomarketing é uma área da administração que busca adaptar elementos do marketing tradicional junto ao setor de recursos humanos das empresas, visando proporcionar a integração do público interno aos objetivos da empresa, valorizando e capacitando seus profissionais (SOUZA e SANTOS, 1992).
...