O MERCADO ESTÁ CADA DIA MAIS COMPETITIVO
Por: Marcelo Frigo • 25/9/2020 • Relatório de pesquisa • 481 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
Resposta a) O mercado está cada dia mais competitivo. Produtos ou serviços que antes não tinham grandes concorrentes, hoje enfrentam seus adversários e buscam se atualizar para continuarem “bem vistos”. Com este crescimento de seguimentos específicos para atingir nichos antes não atendidos, mostra-se a necessidade de o profissional de marketing entender e saber de modo estratégico como agir com o consumidor. Estes, precisam compreender o motivo pelo qual os consumidores adquirem certos produtos e não outros. O que os leva a confiarem em uma determinada marca e a desacreditarem de outra. E para tal entendimento, estuda-se seus estímulos, pensamentos e ações, assim como as influências (pessoais, culturais, psicológicas e sociais), e também, suas mudanças de hábitos.
Dados confiáveis e embasados torna uma determinada empresa mais segura e focada sobre hábitos e comportamentos de seu público alvo, desenvolvendo produtos ou serviços adequados e atrativos para satisfazer e fidelizar o seu cliente.
O profissional de marketing pode utilizar diversas ferramentas para analisar seus potenciais consumidores, entre elas: pesquisas de mercados, análise de cadastros e até as redes sociais.
O profissional, também deve levar em conta, que o consumidor precisa ser ouvido, e com a instantaneidade da internet, o comunicador deve estar atento as expressões, comentários, tendências e anseios dos usuários. É imprescindível para as empresas estarem inteiradas desse fenômeno e considerar as comunidades virtuais como novas influenciadoras de compras.
Resposta b) Um exemplo em que a empresa soube entender o cliente, é o da Elma Chips Brasil. A fabricante sempre teve como grande parte de seu público alvo crianças e adolescentes. Nos anos 90 e 2000, tinha-se a tradição dos pacotes de salgadinhos oferecerem brindes (tazos ou cards). Estes, eram “febre” e geravam grande desejo de compra. Porém, em 2012, foi lançado um projeto de lei (PLS 144/2012) que passou a proibir a venda casada, ou seja, fabricantes de alimentos foram proibidos de oferecer brindes dentro das embalagens de produtos. Com isto, a Elma Chips viu suas vendas caírem expressivamente. Também, um de seus produtos, o salgadinho em forma de tubo saiu do mercado. Agora, em 2018, a empresa lançou a campanha #VoltaTubo, com o objetivo principal de impactar gerações que viveram nos anos 90 e colecionam seus brindes, e relançar seu produto “Cheetos Tubo”. Com está estratégia, a empresa ouviu, principalmente pelas redes sociais, o apelo de consumidores que pediam a volta deste produto. A Elma Chips, neste caso, levou em consideração fatores emocionais, gerando um sentimento de nostalgia para fãs da marca.
Concordo com seu exemplo, Jaqueline.
É nítido vermos qual público alvo determinado comercial quer atingir. No teu exemplo, sabemos que o supermercado A e B vende estilo de vida, enquanto o C, D e E, vende preço.
O exemplo do YouTube é bem pertinente, Guilherme. O grande banco de dados por trás das redes sociais tem possibilitado a uma super segmentação, em que usuários recebem publicidade focada exatamente ao seu estilo de vida ou hábitos.
...