ISO 14000 COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA OBTENÇÃO DE SUCESSO NO MERCADO
Artigos Científicos: ISO 14000 COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA OBTENÇÃO DE SUCESSO NO MERCADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gabry • 28/10/2013 • 1.465 Palavras (6 Páginas) • 991 Visualizações
INTRODUÇÃO
Será realizada uma pesquisa sobre a certificação da ISO 14000 (série de normas que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.) como diferencial competitivo nas organizações e como adquirir esse certificado e os benefícios que essa certificação trará à empresa.
A ISO 14001 é uma norma que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos. Esta norma foi criada para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção. Seguindo as normas, estas empresas podem reduzir significativamente estes danos ao meio ambiente.
Para conseguir o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca.
O modelo tem a forma de espiral porque, após a série de etapas relacionadas, a retroalimentação do sistema faz com que cada ciclo desenvolva-se em um plano superior de qualidade. O objetivo do é assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da organização. A agressão ao meio ambiente é, também, um desrespeito à massa consumidora, que está tendo a sua percepção despertada para recusar produtos e serviços de empresas ecologicamente incorretas. Os gravíssimos problemas que estão ocorrendo com o aquecimento global não devem ser atribuídos apenas á uma parcela da classe empresarial, pois os governantes, também, têm a sua parte de responsabilidade na degradação do meio ambiente.
O projeto tem por finalidade demonstrar a importância que a certificação trará à empresa, embasado em pesquisas. Os clientes hoje em dia exigem das organizações essa consciência ambiental, assim, quando aderem à gestão ambiental já possuem um diferencial no mercado. Conquistando market share (participação no mercado.).
Portanto, as empresas hoje em dia utilizam pouco ou quase nada do SGA, algumas nem se quer tem interesse em saber como ela pode ser usada. A certificação da ISO é uma vantagem perante as outras organizações e a consciência ambiental na gestão é fundamental.
1 OBJETIVOS
1.1 Objetivo Geral
• Mostrar a influencia que a ISO 14000 tem sobre a organização e demonstrar que ela é uma ótima ferramenta para o sucesso financeiro e colaborará como diferencial competitivo.
1.2 Objetivos específicos
• Demonstrar a importância da gestão ambiental dentro da organização
• Distinguir como a gestão ambiental e a certificação da ISO interferem na gestão da empresa
• Caracterizar como funciona e como se adquire a certificação
• Apontar que o SGA e a certificação influenciam positivamente na lucratividade da empresa.
2 JUSTIFICATIVA
A gestão ambiental está diretamente relacionada à responsabilidade social da empresa, conforme definição do autor Donaire (1999, p.20):
A responsabilidade social implica um sentido de obrigação para com a sociedade, assumindo diversas formas, entre as quais se incluem proteção ambiental, projetos filantrópicos e educacionais, planejamento da comunidade, equidade nas oportunidades de emprego, serviços sociais em geral, de conformidade com o interesse público.
Conforme Donaire (1999, p.23) “A conscientização social, a partir a década de 1970, tem-se consolidado cada vez mais no interior das organizações. Essa Conscientização refere-se à capacidade de uma organização responder aos anseios e pressões da sociedade”.
O SGA é pouco conhecido dentro das organizações, existe ainda uma resistência para com esse tipo de gestão. A responsabilidade socioambiental contribui positivamente na empresa, pois os clientes agora exigem isso e sai na frente, certamente, os gestores que investem na questão ambiental.
Além de promover a redução dos custos internos das organizações, a implementação de um sistema de gestão ambiental aumenta a competitividade e facilita o acesso aos mercados consumidores (CASTRO, 1996).
A empresa que possui a certificação da ISO 14000 demonstra sua preocupação com a sustentabilidade e garante uma vantagem competitiva no mercado.
A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo de normas fornece as ferramentas e estabelece um padrão de Sistema de Gestão Ambiental, é aplicável a qualquer tipo de organização que tem por objetivo “evoluir”.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O projeto de pesquisa aborda o tema da ISO 14000 baseando-se nos autores, Denis Donaire, Reinaldo Dias e Jose Carlos Barbieri, iremos sustentar nossos argumentos nesses autores, pois eles apresentam uma linguagem direta e esclarecedora ao leitor.
Segundo Donaire “Muitas empresas já estão conscientizadas da importância da questão ambiental e possuem uma atividade especifica para cuidar desse problema que se encontra agregado junto à função de Produção, de Segurança, de Qualidade etc”.
A preocupação com o meio ambiente está cada vez maior, em virtude de efeitos visíveis de desequilíbrios provocados pelo homem. A exploração dos recursos naturais expõe o planeta a vulnerabilidade. Com a intensificação da industrialização é
...