O Magazine Luiza e a Administração
Por: jenicristine222 • 18/5/2023 • Trabalho acadêmico • 2.634 Palavras (11 Páginas) • 106 Visualizações
[pic 1]
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM I
CURSO SUP TEC EM MARKETING
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
Sumário
RESUMO 4
INTRODUÇÃO 5
1. Magazine Luiza e a Administração 6
Denominação e forma de constituição 6
Dados e fatores relevantes da origem da organização 6
Natureza e ramo de atuação 7
Informações sobre o porte da empresa 7
Forças de trabalho (número de funcionários) 8
Principais produtos 8
Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um 8
2. A comunicação 10
Atuação na gestão ambiental: A Magazine Luiza e o meio ambiente 10
3. A chegada da informatização na Magazine Luiza 10
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12
[pic 8]RESUMO
Este projeto apresenta uma pesquisa aprofunda da na história e na gestão do grupo Magazine Luiza. Foi aplicado a partir dos conhecimentos aprendidos nas disciplinas do Curso Sup. Técnico em Marketing, da Universidade Paulista - UNIP, que são: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Foi observado questões como: A organização como um todo, desde seus sócios até sua atuação na gestão ambiental. A pesquisa apresenta informações sobre como o Magazine Luiza aplica as vertentes da comunicação em suas lojas e com seus colaboradores e como o grupo lida com a tecnologia e informatização, além da modernização do mercado E-commerce. Com a finalidade de garantir o aprendizado dos alunos em relação ao conteúdo e aplicação do mesmo em algo real, viu-se a necessidade de uma pesquisa completa e atualiza da, somado a um grupo de grande porte capaz de fornecer todas as informações imprescindíveis para a sua conclusão. Todo o projeto de pesquisa foi desenvolvido mediante a informações adquiridas nas mídias digitais oficiais do grupo Magazine Luiza. Foi analisado textos da internet onde destacam a ascensão e poder do grupo e como eles fazem para se manter no mercado a tanto tempo.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o Grupo Magazine Luiza, trazendo em seu conteúdo análises sobre toda a organização e suas áreas de atuação, metodologia de mercado, capacidade de comunicação e adaptação a tecnologia e informatização mais concretamente com foco na aplicação das práticas na organização e seus métodos. Fazem parte dos objetivos deste trabalho analisar com um olhar técnico toda a organização, sua forma de manejo de mercado, capacidade de evolução e crescimento diante seus concorrentes diretos e indiretos. Foco no trabalho, atuação no mercado, toda sua vivência com os colaboradores. Comentar como a organização se matem em relação as questões ambientais e o que ela faz para colaborar com o meio ambiente. Também analisar os objetivos de comunicação do grupo Magazine Luiza, seja ele interna ou externa, como todas as formas de garantir que seu público tenha acesso a seus variados produtos e ramos de atuação.
Analisar todo o processo de gestão da informatização, tecnologia, TI, e capacidade de integração e modernização. Está organizada em 3 partes, no capítulo 1 será abordada a Comunicação em geral e assuntos como: A organização, a sua história, ramos de atuação, seus principais produtos e principais concorrentes. No capítulo 2, será abordada a Comunicação em geral e assuntos como: comunicação interna e externa, como uma organização tão grande formaliza suas ações e diretrizes mediantes seu público interno e externo, sua relação com a preocupação com o meio ambiente.
No capítulo 3 encontraremos sobre todo processo de TI do grupo Magazine Luiza. Gestão da tecnologia da informação, e-commerce e mobile e todo o processo de venda pela internet.
- Magazine Luiza e a Administração
Denominação e forma de constituição
O Magazine Luiza S/A é uma empresa de natureza da sociedade anônima e tem seu capital aberto, o que significa que suas ações são negociadas publicamente a bolsa de valores Brasileira. A forma de constituição como sociedade anônima é comum em empresas de grande porte que desejam oferecer ações a investidores públicos, permitindo que eles se tornem acionistas da empresa e obtenham retornos sobre os seus investimentos. Como a S.A, a Magazine Luiza tem uma estrutura de governança corporativa que inclui um conselho de administração e uma diretoria executiva, bem como outros órgãos de governança e controle interno.
Desde a sua fundação, a Magazine Luiza cresceu para se tornar uma das principais empresas de varejo do Brasil, como uma presença significativa tanto no comércio eletrônico quanto nas vendas de lojas físicas em todo o país. A empresa tem uma cultura empresarial inovadora e voltada e voltada para as pessoas e é conhecida por sua abordagem pioneira em áreas como comércio eletrônico, transformação digital e diversidade e inclusão.
Dados e fatores relevantes da origem da organização
A Magazine Luiza foi fundada em 1957, na cidade de Franca, interior de São Paulo, por Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato, como uma pequena loja de presentes chamada “A Cristaleira”. Com o tempo, a empresa expandiu duas atividades para a venda de móveis e eletrodomésticos, e em 1974 adotou o nome “Magazine Luiza”. Nos anos seguintes, a empresa abriu novas lojas em diversas cidades do interior de São Paulo e expandiu sua presença geográfica para outras regiões do país, como Minas Gerais e Mato Grosso. Em 1992, a Magazine Luiza inaugurou sua primeira loja em São Paulo, capital, marcando sua entrada no mercado varejista de uma das maiores cidades do país. Durante os anos de 1990, a empresa adotou uma estratégia agressiva de expansão, abrindo novas lojas em todo o país e consolidando sua presença no setor de varejo. Em 2001, a Magazine Luiz se tornou a primeira empresa de varejo brasileira a abrir uma loja virtual na internet, iniciando sua trajetória pioneira no comércio eletrônico.
...