O Marketing Digital
Por: Ricardo Chaves • 20/9/2020 • Exam • 449 Palavras (2 Páginas) • 1.491 Visualizações
O advento das mídias digitais com a acesso a rede mundial de computadores, transformou o modo como os seres humanos se comunicam, conectando todos em um espaço virtual de comunicação interativa, múltipla, horizontal e inclusiva. O que modificou também o modo como as empresas conduzem sua administração de marketing, que agora deve seguir o consumidor em seus fluxos comunicacionais (KOTLER, KARTAJYA, SETIAWAN, 2017).
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, disserte sobre a importância do marketing digital e as diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional, dando exemplos.
Referência
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0; tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
Para o Professor: Espera-se que o estudante aponte ao menos três diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital, explicando as diferenças com exemplos do cotidiano que enfatizem a importância do marketing digital na Era da Informação.
Resposta:
O marketing digital é importante para que a sua marca e o seu produto cheguem para os mais variados tipos de consumidores. Com o marketing digital, as empresas podem direcionar campanhas e produtos para nichos específicos da sociedade, diferente do marketing tradicional, onde todos são atingidos sem qualquer direcionamento. A importância do marketing digital é o resultado que pode obter, gera um maior alcance, transformando o relacionamento com o público em novos clientes e potenciais clientes, que tem por objetivo fortalecer a marca e ter maior lucro para o seu negócio.
De acordo com o material disponibilizado para estudo, as principais diferenças entre o marketing tradicional e o digital são:
Marketing tradicional:
- Trabalha com a comunicação de forma massiva;
- Utiliza TV, rádio, mídia impressa e outdoor para divulgar a mensagem publicitária e;
- Alto custo de produção.
Marketing digital:
- Comunicação de forma interativa e bidimensional;
- Apoia-se nas redes de buscas, redes de visibilidade e mídias sociais;
- Criação de conteúdos relevantes e personalizados;
- Baixo custo de produção.
Como exemplo de marketing tradicional, podemos citar as redes de supermercados. Geralmente anunciam durante toda a programação das redes de televisão (com um alto volume de propagandas durante o horário nobre), distribuição de panfletos nas ruas e sem segmentação de público. O objetivo é atingir os consumidores de maneira igualitária.
Já no marketing digital podemos citar a Magazine Luiza com sua loja e sua atendente virtual, a Lu. A função dela é interagir com os clientes nas redes sociais e, assim, tornar a marca mais conhecida entre os consumidores, com o objetivo de conquistar mais clientes. Com essa interação, a marca pode mensurar o que os clientes mais buscam e assim segmentar o que é exibido para o público.
...