O Marketing E O Mercado De Trabalho
Casos: O Marketing E O Mercado De Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RicardoRick • 26/3/2014 • 1.605 Palavras (7 Páginas) • 414 Visualizações
Entendendo o marketing dentre as funções empresariais.
Entender o marketing como função empresarial, exige a quebra do velho paradigma do departamento de marketing. A função de marketing permeia praticamente todas as funções empresariais. Isto equivale a dizer que para se ter a função de marketing devidamente implementada em uma organização, não se necessita necessariamente que se tenha uma divisão, um departamento ou uma diretoria de marketing. O marketing como função está muito mais ligado à postura das pessoas e seu comprometimento, de fato, para com os clientes. Hiam e Schewe, em seu livro “The portable MBA in marketing” (1992), mostram, em seu capítulo inicial, como uma empresa pode adotar uma orientação totalmente para marketing. Os autores (1992, p. 10), depois de ilustrarem o capítulo com uma interessante narrativa baseada no dia-a-dia de uma empresa de equipamentos eletroeletrônicos, mostram que o marketing, nas empresas modernas, “não pode mais ser confinado a um simples departamento”. Tal fato, porém, não significa que as atividades de marketing sejam praticadas intuitivamente, sem qualquer organização. Alguém tem que organizá-las, com vistas a oferecer aos que necessitam delas uma expectativa de serem bem-sucedidos quanto às ações de marketing imprescindíveis à sua área de trabalho. Com efeito, mesmo não havendo a necessidade de um departamento ou órgão funcional de marketing, devem ser definidos objetivos e desenvolvidas políticas para que o marketing da empresa flua de acordo com o que se espera dele. Assim, o marketing deve ser praticado conforme uma estrutura organizacional moderna, que envolva a integração de todas as funções empresariais.
2 REFERÊNCIAS CONCEITUAIS
A Evolução dos profissionais de marketing, desde a era industrial até a era da informação e sua remuneração atual.
3 METODOLOGIA
Os dados que compõem este trabalho são originais de pesquisas em sites e livros do meio acadêmico. O tipo de pesquisa adotado foi a qualitativa interpretativa e descritiva. Em destaque sobressaem as informações referentes a evolução da profissão marketing ao longo dos anos e a ao valor da remuneração do profissional.
4 A EVOLUÇÃO DO MARKETING
Segundo, SAWHNEY & KOTLER, 2001. p.421 Estamos nos movendo rapidamente em direção à Era da Informação; porém, nossos processos mentais permanecem estagnados na Era Industrial. Os negócios e o marketing na Era da Informação serão conduzidos por princípios radicalmente diferentes. Empresas que insistirem em manter uma mentalidade de Era Industrial
perderão a corrida pela liderança de mercado.
Segundo os autores, a Era Industrial foi uma época do que eles chamam de “assimetria de informações” (p. 421), em que a troca de informações entre empresas e clientes era iniciada e controlada pelos profissionais de marketing.
Sawhney e Kotler (2001, p.421) chamam a Era da Informação de “Era da Democracia da Informação”, um momento em que a informação está se tornando onipresente e barata e os clientes estão obtendo informação de muito melhor qualidade sobre os profissionais de marketing e sobre a concorrência. A informação, sob a ótica dos dois autores, passa a ocupar importância ímpar no marketing, já que eles a percebem como a responsável por “virar a balança do poder a favor dos clientes” (p.421). Essa mudança no equilíbrio do poder exige alterações radicais no pensamento e na prática do marketing. Sawhney e Kotler afirmam que “é necessário inverter a sabedoria convencional acerca do conceito, do processo e da organização do marketing. É preciso que os profissionais de marketing aprendam a lidar com o marketing iniciado pelo cliente” (2001, p.421). Os autores vão mais longe, ao apresentarem uma metáfora para ilustrar suas idéias. Trata-se da metáfora do caçador para o jardineiro, em que, diferentemente da mentalidade do marketing da Era Industrial, o cliente era visto como a caça e o profissional de marketing como o caçador que atuava na selva do mercado. Nesse contexto, ele tinha que examinar a selva (pesquisa de mercado), definir a presa que desejava capturar (o cliente-alvo), estudar os hábitos e o habitat da presa (comportamento do consumidor), montar suas armadilhas para atrair a presa (propaganda, mala direta, promoções de vendas e todo o aparato de comunicação) e aprisionar sua presa de modo que ela não conseguisse escapar (retenção do cliente e marketing de relacionamento). Com a Era da Democracia da Informação, que é como Sawhney e Kotler (2001) se referem à Era da Informação, em vez de se pensar no marketing como caça aos clientes, há que pensar nele como um cultivo de relacionamentos com clientes e com profissionais complementadores.
O indutor dessa mudança substancial, afirmam os autores, é a informação. À medida em que ela se torna mais disponível, transfere o poder das mãos dos vendedores para as dos compradores. Isto acontecendo, gerará, por sua vez, a necessidade de evolução das atividades, para que se mantenham no ritmo da mudança. Essa evolução deverá ocorrer em todas as atividades que criam valor, e não se dará em uma única etapa. Haverá, antes, uma etapa de transição entre as atividades de marketing da Era Industrial e da Era da Informação, conforme mostrado na figura 1, a seguir:
O marketing, portanto, no novo contexto, exige mais do que simplesmente “tirar pedidos”. Exige vendas com responsabilidade, em que o processo parta do cliente. O profissional de marketing da Era da Informação deve aprender, a partir das reivindicações do cliente, criar pedidos.
5 FUNÇÕES DO PROFISSIONAL DE MARKETING
• Agilizar processos (rapidez)
• Reavaliar processos (conveniência)
• Atuar conjuntamente com o RH
• Monitorar o mercado para fidelização de clientes (valor agregado)
• Criar desejos e novas oportunidades de mercado
• Acompanhar (pesquisas) a percepção de valor agregado e disposição para personalizar (customização)
• Percepção de mudanças e estilos (segmentação do mercado)
• Conhecer obstáculos e definir metas para qualidade de serviços ao cliente
• Desenvolver
...