Marketing. Mercado. Aplicação Do Marketing. Função Do Marketing. Satisfação E Retenção De Clientes.
Exames: Marketing. Mercado. Aplicação Do Marketing. Função Do Marketing. Satisfação E Retenção De Clientes.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianoalves • 22/4/2014 • 2.253 Palavras (10 Páginas) • 716 Visualizações
RESUMO
O artigo científico tem por finalidade explicitar os principais conceitos de marketing e as principais função do marketing. Relaciona a importância do marketing para as empresas e as sociedades, comentando sobre responsabilidade social e uma breve explanação sobre satisfação, valor e retenção de cliente. Os resultados obtidos refletem toda a significância atual desta modalidade nas organizações de sucesso.
Palavras-chave:
Marketing. Mercado. Aplicação do marketing. Função do marketing. Satisfação e retenção de clientes.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo foi desenvolvido com o intuito de servir como instrumento norteador para definir marketing, relacionando os principais conceitos, pois existem diversos enfoques onde geram conceitos em parte diferenciados. Observa as principais aplicações do marketing, como o marketing direto, o de relacionamento, o pessoal, entre outros. Discutira a função do marketing, focando na área empresarial, identificando as suas áreas de aplicação.
Outro tema importante explanado no artigo é sobre valor para o cliente, satisfação e retenção de cliente, porque como inúmeras pesquisas indicam que o custo envolvido em atrair um novo cliente é cinco vezes maior que o custo de manter um cliente atual satisfeito.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceito de Marketing
Poucos conceitos têm tantos e tão distintos predicados quanto o marketing.
De acordo com Dias (2006, p. 02):
Marketing é uma palavra em inglês derivada de market, que significa mercado. É utilizada para expressar a ação voltada para o mercado.Assim, entende-se que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como a razão e o foco de suas ações.
Kotler (2004) define marketing como o “processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Após o período de guerra em 1950 em diante as empresas reconhecendo que a decisão final de compra ou fechamento de prestação de serviço estavam na mão do cliente, passaram a desempenhar práticas como pesquisa e análise de mercado, começaram a adequar seus produtos e serviços com base nos resultados das pesquisas onde indicavam as características e necessidades dos cliente ativos e em potencial.
Utilizar marketing de uma forma correta e continua na empresa possibilita um crescimento continuo e solido, e assim desenvolver seu papel social perante a sociedade em que atua.
2.2 As principais aplicações do Marketing
As Aplicações do Marketing surgiram quando foram evoluídas as táticas empresariais e as estratégias econômicas a âmbito sócio-cultural, político e tecnológico em cenário mundial.
Na década de 1960 surgiram as primeiras aplicações como o chamado marketing direto que pode ser definido como uma estratégica de comunicação e comercialização de produtos ou serviços com o cliente sem que haja interferência de terceiros, como os canais de comunicações, entre outros.
O marketing de relacionamento aflorado na década de 1990, definido por Cobra e Ribeiro (2000 apud DIAS, 2006, p. 06 e 07) como “Uma estratégia que visa construir uma relação duradoura com o cliente baseada em confiança, colaboração, compromisso, parceria, investimento e benefícios mútuos, resultando na otimização do retorno para empresa e seus clientes”.
O marketing de transação é aquele sem perspectiva de fidelização do cliente, geralmente é um modo de venda de produtos padronizados, de pouco valor agregado e de consumo imediato, como venda de refrigerantes e ou água por ambulantes.
Marketing pessoal é o utilizado para obter interesse, despertar atenção e talvez certa preferência com relação a uma eventual concorrência. O marketing social geralmente é desempenhado por organizações sem fins lucrativos, a também empresas que o fazem para demonstrar seu reconhecimento na importância de desprender parte de seus recursos em causas sociais.
Marketing institucional é direcionado para criar uma imagem favorável, a fim de passar a seu publico alvo uma imagem sólida e bem conceituada de uma instituição ou empresa. Muitas empresas gastam consideráveis valores com propagandas e relações públicas para adquirir essa posição.
Marketing internacional é aplicado em empresas que atuam no mercado internacional ou que querem ingressar nesse mercado, geralmente desempenhado por organizações com atividades de importação e exportação ou prestação de serviços de grande porte.
O último abordado nesse artigo é também o que surgiu mais recentemente e com um grande mercado a ser explorado é o marketing digital, definido de acordo com Dias (2006, p. 08) como “conceito que expressa o conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos como a internet, em que o cliente controla a quantidade e o tipo da informação recebida”.
2.3 Função do Marketing
Pode-se dizer que a função do Marketing é um conjunto que integra as demais funções de uma empresa, engloba a tomada de decisões , a gestão de recursos, direção de processos e a avaliação de resultados, assim como as demais funções.
As ações e decisões tomadas na função marketing compõem o que chamam o Marketing Mix, que pode ser definido como a combinação de elementos variáveis que compõe as atividades de Marketing. A expressão Marketing Mix (mistura de Marketing) ou Composto de Marketing, como é conhecida no Brasil, passou a ser a teoria mais aceita para efetivar atividades de Marketing.
São quatro grandes grupos de atividades que representam os ingredientes do composto, que são eles: o produto, preço, promoção e ponto de distribuição.
2.3.1 Produto
Segundo Kotler (2004), “produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Podem ser tangíveis (físico, podem ser tocados)
...