O Meio Profissional E Empresarial
Dissertações: O Meio Profissional E Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arimidore • 25/9/2013 • 525 Palavras (3 Páginas) • 674 Visualizações
.2 O meio profissional e empresarial
Atualmente, a ética se faz essencial para a interação no meio social comum, e assim também se faz primordial na regulação e regulamentação das relações profissionais e empresariais, numa contextualização que deixa de ser mais empírica, filosoficamente como tratava Aristóteles, e passa a ser mais descritiva na conduta ética regida por códigos normativos. A aplicação da ética é sumariamente importante para a efetividade profissional e organizacional, principalmente no Brasil, que traz em seu povo valores deturpados do que é moral e virtuoso, e a descrença no que se afirma responsável socialmente.
No âmbito profissional, a ética é relevante por estar presente nas menores atitudes e fica claro que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de decidir, de conduzir e fazer uma específica tarefa em uma determinada atividade profissional. Assim, a ética auxilia no desenvolvimento do bem estar individual e coletivo por caminhos regidos pela virtude nos atos funcionais e administrativos dentro de uma empresa, no segmento liberal ou no segmento autônomo, em prol da harmonia social.
E para tal, existe o código de ética profissional, um instrumento regulador que apresentanormas de conduta para o cumprimento de determinada profissão. Sendo de interesse geral dos inseridos naquela classe, na tentativa de levar o profissional ao cumprimento do exercício de uma virtude obrigatória, com existência de órgãos fiscalizadores[4] e controladores do respeito ao referido código na execução das atividades pertinentes a profissão.
"Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética[5], objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria". (JURAMENTO DO ADMINISTRADOR)[6]
No meio empresarial, as instituições públicas ou privadas passaram a perceber como a ética é necessária para que o mercado tenha uma visão mais positiva da sua missão para com o público alvo de seus negócios e a sociedade, como exemplo, partindo a tratar com maior ênfase mecanismo que efetivamente maximize a responsabilidade social e ambiental das organizações, a fim de afirmar uma imagem de comprometimento com o futuro da coletividade e do bem comum para desenvolvimento e sustentabilidade tanto da instituição quanto de sua relação com o meio inserido.
A ética empresarial condiz com um valor da organização que proporciona sua reputação e, conseqüentemente, seus bons resultados. A ética empresarial é "(...) o comportamento da empresa - entidade lucrativa - quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas)". (MOREIRA, 1999)
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Desde a Grécia antiga, o filósofo Aristóteles discursou em seus pensamentos sobre a ética, principalmente em A Ética a Nicômaco, esta sendo a conduta virtuosa e moral para a busca da felicidade, como caminho para o bem individual e de toda uma sociedade, com a ação humana formada pela virtude.
Porém, vemos que, atualmente, todo este pensamento e, principalmente, todos estes valores estão se desintegrando da essência do povo brasileiro compondo a crise ética
...