O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS DESAFIOS DE SUA EXECUÇÃO NAS EMPRESAS
Artigos Científicos: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS DESAFIOS DE SUA EXECUÇÃO NAS EMPRESAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronajr2014 • 15/9/2014 • 1.993 Palavras (8 Páginas) • 437 Visualizações
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OS
DESAFIOS DE SUA EXECUÇÃO NAS EMPRESAS
Sumário
1. Introdução...............................................................................................................4
2. Conceitos e etapas do planejamento estratégico...............................................6
3. Desafios da elaboração e execução do planejamento estratégico...................7
4. Conclusão...............................................................................................................9
5. Referencial Bibliográfico.....................................................................................10
1. Introdução
O campo da administração empresarial por anos está sendo estudado e aprofundado. No decorrer deste tempo, diante das necessidades surgidas para adequar empresas nascentes ou as já existentes, às novas formas de gerenciar e também às próprias cobranças de uma sociedade em constate e rápida evolução foram definidos alguns princípios básicos, ou funções administrativas para uma otimização das ações empresariais, são eles: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Todos estes processos são essenciais dentro de uma empresa, porem neste trabalho abordaremos a primeira função administrativa que é o planejamento, compreendendo assim que para as demais funções administrativas acontecerem é necessário antes de tudo elaborar o planejamento. E como dentro de uma empresa existem três tipos de níveis organizacionais, sendo eles o institucional, o intermediário e o operacional, e cada qual possui seu próprio planejamento, buscaremos focar nesta pesquisa o planejamento voltado para o nível institucional, que denominamos planejamento estratégico. Onde por sequência de elaboração, precisa ser o primeiro a ser esquematizado por uma empresa.
Quando tomamos uma atitude de planejar, imediatamente nos remetemos a atitude de pensar, sistematizar e descrever processos que precisam ser realizados tendo em vista o alcance de um objetivo. A atitude de planejar envolve desde as pequenas ações do dia a dia, como por exemplo, o processo de preparar um almoço que inicia quando se decide o que vai cozinhar a partir dos recursos disponíveis, à ações com maiores grandezas proporcionais como a definição da localização geográfica de uma grande corporação em uma metrópole que antes de tudo precisa ser analisada em diversos aspectos.
É vasto o material disponível, sejam livros, artigos, revistas que abordam este tema. Estas pesquisas detalham e especificam a necessidade de elaborar um planejamento estratégico antes da execução de qualquer projeto empresarial. Porém, note-se que mesmo tendo todo material disponível sobre o assunto, muitas empresas principalmente as de pequeno porte não suportam as pressões vindas de ameaças externas ou mesmo as internas do ambiente empresarial e fecham suas portas. Isso pode se dar tanto pelo fato delas não preparem seu planejamento, mas também por motivos de não controlarem a execução dos mesmos, dificultando o alcance dos objetivos traçados, resultando na extinção da organização.
Este trabalho pretende ser um instrumento de apoio aos empresários sejam de grandes ou pequenas corporações na abertura de suas empresas, alertando não só a necessidade da elaboração, mas principalmente da execução de seu planejamento estratégico, e também servir de incentivo e acesso aos demais autores que abordam este tema.
Com isso visamos obter uma formação embasada, agregando valores e informações para somar juntamente à comunidade acadêmica na preparação dos futuros orientadores empresariais que serão inseridos no mercado de trabalho, onde divulgarão e propagarão a necessidade da elaboração de um bom planejamento estratégico bem como o controle de sua execução.
2. Conceitos e Etapas do Planejamento Estratégico
Quando abordamos o tema estratégia, pensamos em planos que podem ser feitos para alcançar um objetivo. Hayes (2008) lembra que o termo estratégia em sua origem referia-se à atividades militares visando o bom desempenho dos guerreiros no campo de batalha.
A ação de elaborar um planejamento estratégico advém da necessidade de pensar no futuro de uma organização. Segundo Las Casas (2001), planeja-se quando se existe um objetivo a atingir definindo as formas de conquistá-lo, caso isso não ocorra, existe a ausência de planejamento.
Desta forma, compreendemos que este antes da elaboração do planejamento estratégico é necessário analisar atentamente o que for preciso para que as decisões e metas definidas possam ser certamente alcançadas. E este processo decisório envolve:“[...] o modo de pensar; e um salutar modo de pensar envolve indagações; e indagações envolvem questionamentos sobre o que fazer, como, quando, para quem, por que, por quem e onde.” (Oliveira, 2013)
Continuando a descrição dos conceitos de estratégia, Oliveira (2013) afirma que planejamento estratégico é o estabelecimento de providencias a serem tomadas em uma organização visando fazer a diferença no futuro. Um importante papel da estratégia na organização, conforme Mintzberg (2000) é resolver grandes questões, para que os pequenos detalhes possam ser administrados pelas pessoas.
Chiavenato (2011) também descreve a estratégia como sendo a tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam a empresa por longos períodos de tempo, e por ser algo a longo prazo, necessita-se elaborar um processo de decisões contínuas para que o mesmo planejamento não precise ser refeito a cada ano que passa. Para tanto, estabelece três características principais do planejamento estratégico, uma delas foi citada acima que é o aspecto de ser projetado para um longo prazo, outra são as relações da empresa com seu ambiente e por último o fato de precisar envolver a empresa como um todo.
Algumas etapas são definidas para se conseguir elaborar um planejamento estratégico, e estas acontecem por um
...