O PLANO DE MARKETING
Por: Leyla Gomes • 14/8/2021 • Trabalho acadêmico • 1.201 Palavras (5 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
Agosto/ 2020
[pic 4]
Elaborado por: Leyla Priscila Gomes
Disciplina: Marketing
Turma: ONL020GZ-ENPRJFT01T1
Introdução
Há 32 anos no mercado, a Agrodan é, atualmente, a maior exportadora de mangas do Brasil e uma das maiores do mundo. Especialista na produção de mangas premium, a empresa conquistou o mercado Europeu sempre prezando pela qualidade e satisfação dos seus clientes.
Todas as fazendas estão localizadas no Vale do São Francisco. Devido ao forte sol da região e as águas do rio São Francisco, é uma área ideal para o cultivo das mangas com a qualidade Agrodan.
A empresa possui 1000 hectares em produção (800 ha próprios e 200 ha de parceiros) e mais 300 hectares entraram em produção em 2019, gerando 1.200 empregos em média, por ano e produzindo 28 milhões de quilos de manga em 2019 (55% Kent e Keitt, 40% Tommy e 5% Palmer).
A frutas da Agrodan atende 95% Mercado Externo (Inglaterra, Espanha, Portugal, Holanda, França, Itália, Suíça, Polônia, Romênia, Alemanha, Ucrânia, Rússia) e 5% Mercado Interno.
Tem por missão, produzir a melhor manga do mundo de forma segura e sustentável, cuidando do meio ambiente, respeitando as pessoas e desenvolvendo a sociedade e visa tornar-se a líder no Brasil e no mundo em produção e comercialização de mangas premium, destinando 60% do produto para o mercado externo e 40% para o mercado interno.
Após análises de dados internos de 2019, sobre o aproveitamento das mangas para primeira, segunda e terceira qualidade, verificou-se que aproximadamente 10% das frutas eram destinadas ao refugo, tendo como principal motivo, os calibres fora da faixa (14 e principalmente 16).
Por não termos mercado para esses calibres e com o intuito de implementar algo na Agrodan que diminua o desperdício, reduza custo e aumente o lucro, foi pensado na criação de um novo produto, a Manga Baby. Ao mesmo tempo que se teve esse pensamento, se viu uma crescente no mercado de FLV (frutas, leguma e verduras) e de produtos baby.
Visto isso, A Agrodan procurou se associar a uma marca forte e de caractesrísticas de produtos baby. Foi entrado em contato com a Maurício de Souza Produções para entendimento do licenciamento e introdução do produto no mercado. Eles não licenciam produtos concorrentes e para eles foi uma novidade a manga para comer de colher, a mesma foi apresentada como diferencial, além de estarem indo em busca de parcerias com produtos saudáveis.
Desenvolvimento
Foram analisados diversos fatores que poderiam interferir no lançamento desse produto no mercado:
FATORES INTERNOS
Forças:
- É um produto diferenciado, pois são poucas as empresas que produzem manga sem fibra no Brasil;
- É uma empresa com produção o ano todo e poucas se enquadram nesse fator por apenas ter produção em um determinado tempo do ano;
- A Manga baby foi uma ideia interna e a marca já está patenteada;
- Certificações internacionais de sustentabilidade;
- Valorização do funcionário através da meritocracia e participação nos lucros;
- Packing House maior e mais moderno do Brasil que garante uma boa seleção e embalagem de uma fruta premium.
Fraqueza:
- Clima, pois não se consegue controlar o mesmo para que a produção seja garantida;
- Custo elevado de produção, pois como se trata de uma inovação, existe investimento de recursos;
- Preço do produto no ponto de venda, pois se trata de negociação B2B.
FATORES EXTERNOS
Oportunidades:
- Mudança de hábitos;
- Aumento no consumo de produtos saudáveis (Frutas);
- Produto inovador que é a manga para comer de colher;
- Parceria com uma marca muito forte e de aprovação nacional.
Ameaças:
- Controle fitossanitários;
- Logística;
- Relação do Brasil com os países exportadores.
Para se introduzir um produto no mercado, precisa de uma marca forte e foi onde a Agrodan encontrou a oportunidade de aliar o produto que qualidade com uma marca conhecida e aprovada por todo o público, seja infantil ou adulto. Uma pesquisa feita pela Data folha em 2017, comprovou que a turma da Mônica é conhecida por 93% dos brasileiros, 83% já compraram produtos da turma do Mônica e 81% tem uma imagem positiva da marca.
Analisando a projeção de vendas, chegou ao seguinte resultado:
Em volume:
- Fevereiro a agosto – 20 ton/ mês
- Setembro a janeiro – 40 ton/ mês
Em valor:
- Fevereiro a agosto – R$ 100 mil/ mês
- Setembro a janeiro – R$ 200 mil/ mês
Considerando o incremento dos produtos dos personagens da Maurício de Souza Produções aos produtos já existentes, este representará um aumento para a produção atual da empresa de 15% (referente ao Mercado Interno), ficando negociado um pagamento de royalties 50% menor de janeiro à setembro onde temos uma produção menor, voltando ao normal nos outros meses com o aumento de produção.
...