O PLANO DE MARKETING
Por: mr8raffa • 22/8/2021 • Trabalho acadêmico • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 118 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
Agosto/2021
[pic 4]
Elaborado por: Rafael Soares de Brito
Disciplina: Marketing
Turma: Marketing-0721-1_27
Introdução
Iniciando a disciplina de Marketing, ministrada pelo Professor Edgar Almeida, foi solicitado a apresentação de um Plano de Marketing com o objetivo de demonstrar, a partir dos módulos apresentados no curso da FGV, as necessidades e oportunidades para a estratégia de marketing do Magazine Luiza S/A.
Todas as informações contidas neste Plano de Marketing foram retiradas de sites, informativos e pesquisas disponíveis na internet.
A partir de 2017, Magazine Luiza, ou, Magalu, decidiu se reinventar de forma agressiva e priorizar o comercio eletrônico. Nessa época, ainda tinha apenas 6% da fatia do mercado digital no Brasil, com seu maior concorrente a B2W, gestora de empresas como Americanas, Submarino e Shoptime.
Pensando no processo de digitalização, a ideia era que a loja física se transformasse em pontos que pudessem maximizar a experiencia do cliente. Cada loja passou a ter verificação de crédito no local, Wi-fi obrigatorio e gratuito, retirada de compras online no ambiente físico e foram criados pontos de distribuição em todas as lojas ajudando na parte de operação online da empresa [1].
O Magalu, foi a pioneira no Brasil a criar um centro de tecnologia e inovação, chamado Luiza Labs, para soluções digitais para seus clientes e para a transformação digital do Magazine Luiza.
Este Plano de Marketing, demonstra as seguintes informações:
- Análise ambiental da empresa;
- Pesquisa de mercado e suposições aos resultados demonstrados;
- Análise competitiva;
- Proposta de comunicação de marketing;
Desenvolvimento
O Magalu vive de ciclos de desenvolvimento.
Desde 2019, segue a expansão e consolidação de uma das maiores varejistas brasileiras, partindo para a transformação digital [2].
Seguindo a estratégia principal de “multicanal” da empresa, ela procura incentivar o “Omnichannel” (tendencia do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa [3]), com frete grátis no aplicativo, retirada em tempo real em compra online e pós-venda por redes sociais.
Existe três áreas de atuação pelo Magalu:
- Lojas Fisicas: modelo convencional, iniciado na década de 50 no interior de São Paulo, seguindo para 1113 lojas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados brasileiros em 2020.
- Lojas Virtuais (com parceiros): pioneira no Brasil, o Magalu fornece toda a estrutura para montar uma loja virtual para seu parceiro vender os produtos que tem [4].
- E-commerce: em varias frentes de atuação, representa 53% das vendas totais da companhia. Recentemente incorporou a “VipCommerce” referente as compras de supermercado. Também possui delivery com a “AiQFome” e mídias digitais como “CanalTech”, “Steal the Look”, “Kabum” e “Jovem Nerd”, inseridos no app principal “Magalu” [5].
Analise ambiental da empresa
Para realizar uma analise ambiental da empresa, analisaremos suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Tambem analisaremos em esfera macroambiental os pontos: Fatores econômicos, Fatores sociais, Fatores políticos, Fatores tecnológicos e Clima organizacional.
Fatores economicos: visto que a empresa se encotra no mercado de varejo, as taxas de juros e a economia do país pode gerar mudanças favoráveis ou não para o resultado final da empresa.
Fatores sociais: a empresa procura atender todas as classes sociais, sendo de um mercado que está em constante inovação, explorando os produtos que são inseridos em seu E-commerce para alavancar as vendas.
Fatores políticos: como a empresa é constituída no Brasil, deve seguir as leis regentes do pais. Atualmente, o mercado de E-commerce está crescendo e com isso sua legislação sendo atualizada sempre que possível.
Fatores tecnológicos: fator essencial para essa área de atuação. Com a criação do Luiza Labs que é um laboratório de tecnologia e inovação, houve um aumento da criação de produtos e serviços com foco na melhoria da experiencia do cliente e nos canais de vendas da empresa.
Clima organizacional: a mudança/atualização da empresa começou com a entrada de Frederico Trajano, filho de Luiza Helena Trajano, como CEO da empresa. Criando o Luiza Labs, obteve uma grande mudança e crescimento de 50% em seus primeiros 23 meses como CEO [6].
Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Threats:[pic 5]
Pesquisa de mercado e possíveis resultados
O Magalu tem como prioridade ser o grupo mais inovador do varejo nacional, com diversos produtos e serviços para a população.
A cada ano que passa, Magalu, se reinventa em busca da competitividade proporcionada pelo E-commerce, procurando ser uma empresa brasileira presente e inovadora do marketing digital no mercado do varejo nacional.
O mercado varejo está sempre mudando com novas tecnologias e novas formas de marketing digital, por isso, para entender a evolução, é necessário entender e se moldar as mudanças e novas tendencias de consumidor.
O Magalu tem como prioridade a satisfação do consumidor, portanto, é muito importante acompanhar as mídias digitais. Segundo o site “Reclame Aqui”, a empresa possui reputação de 8,7/10, sendo uma das mais bem avaliadas no mercado varejo e com resolução de 93,1% de problemas [7].
[pic 6]
[pic 7]
...