O PLANO DE MARKETING
Por: Hnneto • 7/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.405 Palavras (6 Páginas) • 266 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
Novembro/2021
[pic 4]
Elaborado por: Grupo 1
Disciplina: Marketing
Turma: 1021-1_23
Introdução
Recentemente, o principal cliente da Argo Menthor se envolveu em um escândalo ao ser mencionado em uma reportagem veiculada no principal telejornal do País, que denunciou abatedouros por maus tratos a animais e péssimas condições sanitárias.
A exibição da reportagem mobilizou as organizações de proteção aos animais, pesquisadores da área e consumidores em geral. As redes sociais e os jornais foram invadidos pela divulgação de relatórios sobre os impactos ambientais causados pela produção de carne, incluindo os malefícios para a saúde humana e a crueldade com os bichos.
A Argo Menthor está fortemente presente em redes sociais e mantém uma estratégia de conteúdo relacionada com as empresas parceiras e com publicações de dados do setor. Apesar do grande número de seguidores já conquistados, nas semanas após as denúncias feitas contra o principal cliente, a empresa registrou um aumento considerável no número de comentários negativos dirigidos à Argo Menthor.
Este Plano de Marketing tem como objetivo as ações que a Argo Menthor tomará para tonar a companhia inovadora no ramo da foodtech, como o trabalho de positivação de marca, a partir da criação de memes com animais, a publicação de dados e pesquisas sobre alimentação vegana, sobre os impactos da produção de carne no Brasil e no mundo e lançamento regular de novas linhas de produtos.
O Plano de Marketing estará estruturado em:
- Análise ambiental da empresa;
- Pesquisa de mercado e possíveis resultados;
- Análise competitiva e;
- Proposta de comunicação de marketing.
Desenvolvimento
1. análise ambiental da empresa
- Macroambiente:
Significa que estamos falando de fatores externos que interferem na sua administração de marketing, essas forças se originam além da situação operacional da empresa. Existem seis principais forças, são elas: Forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, político-legal e sociocultural (KOTLER e KELLER, 2006)
- Ambiente Demográfico: Para Kotler e Keller (2006), a primeira força é de muita importância para a identificação de oportunidades ligadas ao seu público-alvo, pois está ligada as características da população de um determinado lugar. Pode ser estudo de idade, ocupação, sexo, densidade, natalidade e outros fatores, contribuições fundamentais para o planejamento de marketing.
- Ambiente Natural: A forma de como as empresas utilizam recursos naturais (insumos) e fatores como mudanças climáticas e desastres naturais, podem impactar consideravelmente a capacidade operacional das empresas. Visto que os danos ambientais acelerados causados nas últimas décadas e preocupante a todos e a adoção de estratégias como o marketing verde, sustentabilidade, à preservação e ao uso consciente de recursos naturais geram uma grande vantagem competitiva frente à concorrência. Para Kotler e Keller (2006), há quatro tendências do ambiente físico que representam oportunidades e ameaças, são elas, escassez de certas matérias-primas, custo variável de energia, aumento drástico da população e a mudança do governo na proteção ambiental.
- Ambiente Cultural: Para Kotler e Keller (2006), a sociedade e moldada em suas crenças, valores e normas, e o ambiente cultural é o mais forte dentre os fatores que influência no comportamento de seus clientes. A cultura de uma região ou de um país é o que há de mais poderoso na hora de montar a sua estratégia de marketing (identificar novas oportunidades e ameaças). Esse ambiente afeta também as preferências, percepção de valor, demanda, processo de compra do seu público, e outros diversos fatores.
- Ambiente Político/Legal: Para Kotler e Keller (2006), talvez este seja o ambiente mais delicado de todos, é cheio de complicações é dificilmente negociável, onde leis e tributação afetam diretamente na forma como a sua empresa funcionará e a sua estratégia depende disso. É o ambiente que sofre a pressão dos órgãos governamentais, grupos de influenciadores que restringem várias organizações e indivíduos na sociedade.
- Ambiente Tecnológico: diz respeito à forma como as novas tecnologias dão origem a mercados e também oportunidades. Em apenas uma década, ocorreram mudanças drásticas como a forma de comunicar, de comprar, de se relacionar, o mundo está em constante transformação tecnológica. É um campo de oportunidades ilimitadas. Para Kotler e Keller (2006) e observar as tendências tecnológicas no marketing, como; Oportunidades de inovação, alta nos orçamentos em pesquisa e desenvolvimento, mudança acelerada na tecnologia, melhorias menores e não em maiores descobertas e aumento na legislação sobre as mudanças tecnológicas.
- Ambiente Econômico: Esse e um fator fundamental para o funcionamento da empresa, a economia não afeta somente como será os investimentos na empresa, mas também o comportamento de consumo do seu público. Como por exemplo em época de crise econômica do país, as pessoas tendem a evitar a compra de produtos mais supérfluos. Salienta também pontos importantes como a precificação, podendo interferir até onde o seu produto ou serviço será ofertado. Resumidamente consiste em “poder de compra e em pessoas”. (KOTLER e KELLER, 2006)
1.2 Microambiente:
Formado por elementos internos de uma organização, conhecido em marketing por 5Ms:
- Homens (men);
- Dinheiro (Money);
- Máquinas;
- Materiais;
- Mercados
- Empresa: Consolidar os processos internos e principalmente a comunicação em todos os níveis (estratégico, tático e operacional), para garantir que o plano de marketing proposto pelo redirecionamento da Argo Menthor quanto a produção de compostos de á base de proteína animal.
- Fornecedores: A comunicação deve ser clara com os fornecedores, assim como é internamento, com os seus colaboradores, todos devem prezar pela excelência, oferecer ao cliente o melhor produto, com o melhor preço e produzido dentro da visão de negócios da Argo Menthor, ser inovador sem desrespeitar a vida.
- Intermediários: Nossos intermediários precisam ser um braço da empresa, trabalhar dentro da política e visão de negócios da Argo Menthor. Deve-se realizar auditorias semestrais no processo de intermediários para assegurar que não haja nenhum desvio de qualidade que possa ser relevante para ao nosso negócio.
- Concorrentes: Analisar as principais ações dos concorrentes que remetem ao crescimento deles. Realização de workshops para discussão entre o time a fim de identificar estratégias diferentes aplicadas por nossos concorrentes e que podemos replicar ao nosso negócio.
- Clientes: Trabalhar incansavelmente no desenvolvimento de produtos que atingem o público-alvo, superando as expectativas e tornando o consumo um desejo diário.
- pesquisa de mercado e possíveis resultados
- Pesquisa primária
- [pic 5]Pesquisa secundária[pic 6][pic 7]
3. análise competitiva
Análise SWOT
[pic 8][pic 9][pic 10]
[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]
4. proposta de comunicação de marketing ou comunicação integrada de marketing
- Definir a imagem da marca e os objetivos da comunicação:
Primeiramente, a ação imediata a ser tomada é emitir uma Nota de Esclarecimento acerca de tal acontecimento que veio a público recentemente, reforçando neste momento que a Argo Menthor prima pelo cumprimento das normativas e portarias da ANVISA.A empresa também deve esclarecer que repudia quaisquer maus tratos a animais e que não tinha conhecimento e que não concorda com as ações de seu cliente. Também reiterará o compromisso com a ética, com respeito à vida e ao meio ambiente.
...