O PLANO DE MARKETING
Por: abraaosaraiva • 10/12/2021 • Trabalho acadêmico • 1.624 Palavras (7 Páginas) • 207 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
Moto Honda da Amazônia
Maio de 2021
[pic 4]
Elaborado por: Abraão Lucas de Jesus Saraiva
Disciplina: Marketing
Turma: MBA_MKTMBAEAD-24_19042021_3
Introdução
A Honda South America possui sua sede localizada em Sumaré-SP, à qual é responsável por toda a operação na América do Sul. Desta forma, abrangendo a produção, importação e a comercialização de motocicletas, automóveis, quadriciclos e produtos de força.
Este trabalho irá focar em um dos braços da Honda South America existente no Brasil, a Honda Motocicletas. A operação com motocicletas foi o primeiro nicho de negócios que a Honda iniciou no Brasil, especificamente no ano de 1971, vendendo inicialmente motocicletas importadas. E após 5 anos, era inaugurada a primeira fábrica da Moto Honda da Amazônia, na cidade de Manaus.
O produto da organização no Brasil é bastante sólido no seu mercado e alcançou uma grande maturidade em vendas, se tornando assim um grande sucesso em números de vendas e em receita. Em 2012 o número de vendas bateu seu maior recorde, vendendo em 15 dias o correspondente ao total de vendas do ano de 1993. Após isso com a crise os números sofreram uma queda em todo o mercado, entretanto a montadora continuou liderando o Market Share no Brasil e segue até hoje com mais de 79% do mercado.
No plano de marketing da Moto Honda da Amazônia serão abordadas práticas que visem a atualização da forma que a fabricante se comunica com o cliente, tendo em vista a convergência digital que todo mercado vem sofrendo, levando em consideração todo o histórico da marca no Brasil. Além disso é proposta uma nova identidade visual para a marca, a fim de modernizar e adaptar-se ao novo ambiente de negócios, seguindo assim outras grandes marcas como Nissan e Volkswagen que recentemente fizeram atualizações em seus logotipos. Outro ponto a ressaltar é a criação de um Brand Persona que caracterize melhor quem é a empresa, o que ela gosta e o que a move, tal prática pode aproximar o cliente mais da marca, fazendo que ocorra uma relação além de compra e venda.
Desenvolvimento
Análise Ambiental
A Moto Honda da Amazônia é a maior fabricante de motocicletas da América do Sul, contando atualmente com números que ultrapassam os 24 milhões de unidades produzidas, concretizando-se assim como líder absoluta do segmento no Brasil, com mais de 79% do Market Share do mercado.
Contando com a maior fábrica de produção de motos Honda do mundo, a Moto Honda Brasil, tem poder maquinário suficiente para atender a grande demanda de mercado possui.
O nicho de motocicletas que a Moto Honda Brasil mais se destaca é o de baixa cilindrada, que teve seu início por volta do lançamento do plano real, o que fez com que suas motocicletas tivessem boa aceitação no mercado brasileiro, já que ali surgiam profissões como mototáxi, motoboy e afins. Diante disso, os investimentos em mobilidade urbana continuaram e consolidaram a marca no mercado, com o mesmo foco do início de sua operação, as motos de baixa cilindrada.
Além disso, o foco em modernização e atualização tecnológica sempre foram preocupações da fabricante, desta forma, existem diversas iniciativas que fomentam a pesquisa e a inovação nos produtos da organização. Tais como a Honda Innovations, que é um braço da Honda R&D, a qual é dedicada a pesquisa e desenvolvimento, e a Honda Xcelerador, ambas fornecem amparo a startups em estágio inicial, funcionando como incubadoras com a intenção de apoiar pesquisas em todos os estágios.
Um dos fatores que a fabricante atualmente mais se preocupa diz respeito a satisfação do cliente em relação a experiência de compra em suas concessionárias. Isso se deve a necessidade de atender a um público que é cada vez mais exigente, que procura sempre mais por um serviço personalizado e uma excelência em atendimento. Diante disso a Moto Honda da Amazônia adotou um CRM de alto nível, criado pela Sales Force, empresa número 1 em gestão de vendas em todo o mundo, para acompanhar o cliente, durante e após a compra, com a intenção de entender com mais rapidez e também de forma mais profunda o perfil, o comportamento e as suas necessidades, criando uma relação individualizada, oferecendo assim um atendimento mais assertivo e personalizado.
Com base nos fatores internos e externos que afetam a organização criou-se uma matriz SWOT para trazer uma análise mais clara sobre o ambiente de mercado.
Fatores Internos
Forças | Fraquezas |
Qualidade e tecnologia | Produtos premium com baixo Market Share |
Imagem sólida | Preço competitivo |
Capacidade de produção | Atualização para mercado tecnológico |
Fatores Externos
Oportunidades | Ameaças |
Vendas digitais | Divulgação dos concorrentes |
Demanda de motos para delivery | Aumento do custo de insumos |
Aumento do preço de automóveis | Aumento da carga tributária |
Pesquisa de mercado
Diante dos números bastante expressivos que a Moto Honda Brasil possui o Market Share é o mais surpreendente, caracterizando a marca quase como um monopólio no território brasileiro. Veja abaixo um gráfico que demonstra a dimensão do mercado que a Honda detém.
[pic 5]
Além de possuir o maior Market Share, segundo a Folha de S. Paulo (2020), na premiação Top of Mind 2020, a marca Honda é a marca mais lembrada dos brasileiros na categoria de motocicletas.
...