O PLANO DE MARKETING
Por: rafaelamatias • 22/2/2022 • Trabalho acadêmico • 3.274 Palavras (14 Páginas) • 133 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
Maio de 2021
[pic 4]
Elaborado por: Rafaela Matias
Disciplina: Marketing
Turma: 31
Sumário
PLANO DE MARKETING 1
INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
Introdução
Com tantas mudanças no mercado, na concorrência, nos produtos e em seus consumidores, as empresas compreenderam a necessidade de planejamento e inovação quanto ao seu posicionamento. Diante do atual cenário, foi entendido a importância de se investir nas estratégias de marketing e em suas ferramentas.
Apresento nesse trabalho a elaboração de estratégias de marketing, abordando as análises dos dados recolhidos da empresa Companhia de Bebida das Américas – AMBEV, identificando a análise ambiental, análise competitiva, desenvolvendo estratégias e o plano de comunicação, visando ajustar as propostas com a realidade da empresa.
Desenvolvimento
- ANÁLISE AMBIENTAL
A Companhia de bebidas das Américas – AMBEV, foi criada em 1999 a partir da fusão de duas das maiores cervejarias do país, a Companhia Antarctica Paulista e Companhia Cervejaria Brahma. Há 21 anos no mercado é a maior cervejaria da América Latina, está presente em 19 países e possui mais de 30.000 colaboradores. Foi apontada pela Brand Finance como uma das 25 marcas de cervejarias mais valiosas do mundo e em relatório feito pelo banco de investimentos Credit Suisse, que teve alguns dados publicados na revista exame, foi apontado que a Skol, marca da AMBEV, é a cerveja mais consumida no Brasil.
“Skol, da AMBEV, é a líder de vendas, seguida pela Heineken. “
Revista Exame – Janeiro, 2021.
“Entre as marcas brasileiras as três presentes entre as 25 primeiras pertencem a Ambev. A Brahma perdeu uma posição caindo para 16ª. Já Skol e Antarctica permanecem nas mesmas posições em 10º e 24º, respectivamente.”
Catalisi – Setembro, 2020.
Outra ponta importante para a empresa são seus colaboradores, que entende ser o seu maior ativo e por isso estão sempre investindo no desenvolvimento e capacitação, além de inúmeros benefícios e propostas de carreira.
Em meio a tantas discussões sobre a degradação ambiental, fica ressaltado que uma das maiores preocupações da companhia é o meio ambiente, e acreditam que a sustentabilidade “não é teoria e sim realização “. Fazem parte da Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que reune empresas que estão dispostas a trabalhar juntas para gerenciar negócios de forma sustentável.
“Somos uma empresa de donos. E donos cuidam. Cuidam de tudo aquilo que afeta o negócio e contribui para a sua perenidade. Mas cuidam de maneira pragmática, como tudo o que a gente faz. Sustentabilidade para a gente não é teoria. É realização. É jeito de fazer as coisas certas, te1ndo como inspiração um sonho grande.“
AMBEV, 2021.
Para falar de soluções inovadores e práticas, assim como o desenvolvimento das mesmas, a empresa criou em São Paula da AMBEV Tech.
“Nosso foco é gerar excelência em nossa cadeia de processos, do campo ao copo. Em outras palavras, significa fazer chegar nossos produtos até você com muita qualidade, gerando experiências e facilitando o seu dia a dia.”
AMBEV, 2021.
Como em toda empresa, a AMBEV também possui pontos fracos que precisam ser colocados em pauta para que haja resolução e crescimento da marca. Dentre esses fatores, foi indentificado que a logística é terceirizada, o que pode inflacionar o preço do produto. Outro ponto a ser levado em questão é o fato da empresa ter dentro do seu portifólio marcas muito parecidas que concorrem entre si, gerando além do conflito, um desgaste de investimento de criação, marketing e forças que ao serem “enfrentadas” podem não se subexistirem. Por fim, o preço maior que a concorrência, o que acarretaria em perdas de consumo.
Atualmente, mesmo possuindo uma grande variedade de produtos ainda não foi feito um investimento em bebidas alcoolicas artesanais, o que é uma oportunidade para aumentar a diversificação de seu mix e atingir o mercado onde a maioria de seus concorrentes seriam empresas iniciantes ou pequenas. Outra colocação a se fazer, é que essas mesmas empresas podem ser abocanhadas pela AMBEV, criando uma fatia ainda maior no mercado visto aos concorrentes.
Esse produto ainda não explorado, é hoje uma ameaça aos seus podutos, uma vez que tendo o diferencial de serem feitos com ingredientes nobre e selecionados, atraindo parte dos consumidores que possuem um paladar mais refinado. Há de se levar em consideração também, o crescimento da principal concorrente, a Heineken, que já alcançou a preferência no consumo de cervejas no Brasil, de acordo com a pesquisa aqui já mencionada, feita pela Credite Suisse.
“Segundo a pesquisa, a Heineken continua sendo a marca
preferida da maioria, citada por 28% dos consumidores.
Revista Exame – Janeiro, 2021.
Outra grande ameaça tem assombrado o mercado e em especial o seguimento da compnahia, a recessão. Devido a pandemia, grande parte dos trabalhores foram diretamente afetados, perdendo seus empregos. Diante desse cenário, os consumidores se vêem obrigados a fazerem escolha pelo essencial, deixando o consume de bebidas em segundo plano. Com isso, a empresa já tem perda líquida de 1,6% em sua receita, podendo ser essa quadro agravado diante da grande crise ecônomica mundial e especialmente no Brasil.
"Num contexto global de diminuição do consumo de bebidas alcoólicas por conta do COVID-19, a Ambev teve leve redução de 1,6% em sua receita líquida consolidada em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior, totalizando R$ 12,6 bilhões. O volume consolidado da companhia, em comparação ao mesmo período de 2019, teve queda de 5,6%", informou a companhia, em comunicado.”
G1 Economia – Maio, 2020.
De posse dos dados acima mencionados, foi identificado os pontos fortes, fracos, as ameaças e as oportunidades encontrados na análise Ambiental através da matriz Swot.
...