TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE MARKETING

Por:   •  23/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.490 Palavras (18 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Outubro de 2020

[pic 4]

Elaborado por: Guilherme Akio Muraki

Disciplina: Marketing

Turma: 0820-0_1


Introdução

O fundamento da atividade apresentada a seguir é de criar e reproduzir um plano de marketing com base nas oportunidades e necessidade da empresa ECOLAB QUIMICA LTDA. Todas os dados e informações coletadas e que servirão como base e fundamentação para o trabalho aqui desenvolvido de criação de um plano de marketing foram extraídas através de uma coleta de informações e dados executada na internet e tiveram como base o website da organização, mídias sociais e alguns sites de notícias. Levando isto em consideração não se tem o objetivo de abranger todos os possíveis caminhos que possam levar a uma melhoria na organização, mas sim tentar elaborar uma visão fundamentada no conteúdo aprendido durante o curso. Se manter na zona de competição frente à todas as mudanças que ocorrem quase que instantaneamente em virtude da velocidade dos meios de comunicação e a globalização é imperativos para a perpetuação da organização. Tem se em mente que isto só será possível através de um planejamento, onde a organização será capaz de interpretar e analisar o ambiente na qual está inserida, além disto também se espera que a organização possa participar criação, influencia e da modelagem deste ambiente que a cerca. Um plano de marketing consistente deve unir o máximo de possíveis elementos para uma tomada de rumo correta e criação de estratégias, sempre alinhando a organização ao cenário e macroambiente.

Neste trabalho de levantamento, análise criação do plano de marketing para a ECOLAB QUIMICA contemplaremos os seguintes pontos:

  • Realização de uma análise em qual ambiente a organização se insere
  • Realização de um levantamento através da pesquisa de mercado
  • Realização de uma análise dos cenários competitivos que envolvem a organização
  • Criação de uma proposta de comunicação de marketing 

Desenvolvimento

A ECOLAB QUIMICA LTDA. é uma empresa multinacional de grande porte que produz e comercializa produtos químicos para higiene limpeza e sanitização para uso profissional e comercial (B2B).  A ECOLAB foi fundada por 1923 Merritt J. Osborn em 1923 em St. Paul, Minnesota.

A ECOLAB possui mais de 3 milhões de clientes e atua em 170 países. Com o foco de promover através de seus 45 mil associados espalhados pelo mundo, soluções e serviços personalizados com o foco em segurança alimentar, limpeza de ambientes, economia de água, economia de energia e melhora de eficiência operacional. A ECOLAB possui hoje mais de 9400 patentes, possuindo uma força de trabalho segmentada em 25 mil associados focados em vendas de campo e 1200 engenheiros, cientistas e pesquisadores focados na área de P&D.

Receita: 14,9 bilhões USD (2019)

[pic 5]

Fonte: Site Ecolab. Disponível em: https://pt-br.ecolab.com/about/industries-we-serve. Acesso em: 05 de outubro de 2020

Análise ambiental da empresa

Microambiente

Empresa: A organização conta com aproximadamente 45 mil associados em sua operação global, sua operação está dividida em divisões de negócio das quais atuam em:

  • Nalco Water: Focada em tratamento de água para indústrias
  • Institutional: Focada em soluções de higiene, limpeza e sanitização no ambiente institucional, comercial, hospitalar, lazer, hotelaria e recreação.
  • Food & Beverage: Focada em produtos de higiene e limpeza para linhas de produção industrial alimentícia.
  • Pest Elimination: Focada em serviços de controles de pragas.
  • Energy: Focada em produtos para mineração e extração de petróleo.

Fornecedores: A ECOLAB consta com uma rede de fornecedores diversificadas ao redor do mundo, seus principais fornecedores são: BASF Chemicals, Akzo Nobel, Dow Chemical, Symrise Fragances. Boa parte dos produtos de matéria-prima química são importados via modal marítimo.

Público relevante e Clientes: Ao que interessa no fator de público a ECOLAB tem como foco relações B2B, que no caso são interações comerciais com entidades comerciais e industriais, para uso profissional de produto. Não há disponibilidade ou prestação de serviços para pessoas físicas ou usuários domésticos. Além disto a ECOLAB atua fortemente com Responsabilidade social corporativa, ela é proprietária do instituto IDA KORAN, uma organização não governamental que presta assistência aos filhos de associados ou ex-associados no sentido de atendimento social e educacional.

Atualmente a ECOLAB consta na lista da FORTUNE 500 e da FORBES como uma das melhores empresas para se trabalhar.

Concorrentes: Atualmente o mercado de produtos químicos para higiene, limpeza e sanitização para uso profissional possui 3 grandes stakeholders, dos quais são: a ECOLAB, a DIVERSEY, 3M e a HENKEL.

Macroambiente

Fatores político-legais: A ECOLAB QUIMICA está realizando a adequação de seus produtos e processos frente as autoridades e exigências legais, é importante ressaltar que a ECOLAB tem seus produtos analisados, regulamentados e aprovados pela ANVISA. Com o início da epidemia causada pelo COVID-19 a ECOLAB buscou regulamentar seus produtos para higiene, limpeza e desinfecção como produtos certificados pela ANVISA e que comprovadamente possuem eficiência na eliminação do vírus COVID-19 das superfícies, alimentos e mãos. Além disto há um crescente reforço por parte da própria ANVISA sobre os protocolos de higiene e limpeza para comércios e indústrias.

Fatores Econômicos: Quando se fala do segmento institucional e de controle de pragas é possível identificar a seguinte tendência há um forte impacto, que de acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) identificou-se que, antes do lockdown, cerca de 59% dos restaurantes e bares já haviam optado em se manter fechado e sem operações no local para evitar futuros possíveis prejuízos. Além disto, o estado de São Paulo lidera o ranking dos estados que mais sofreram com perdas de faturamento e receita no segmento de Restaurantes e Bares. Com a regulamentação que obriga o funcionamento até às 5h da tarde, a grande maioria de todos estabelecimentos de restaurantes em são Paulo já registram a redução de cerca de 85% em sua receita durante o período de almoço já no estado do Rio de Janeiro registraram uma redução no patamar de 70%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (569.3 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com