O Planejamento Estratégico Da Natura S/A
Artigos Científicos: O Planejamento Estratégico Da Natura S/A. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavianepeniche • 30/11/2014 • 2.542 Palavras (11 Páginas) • 5.586 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM FINANÇAS
Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico
Serra - ES
2014
Flaviane Teixeira Peniche
O Planejamento Estratégico da Natura Cosméticos S/A
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.
Serra - ES
14 de junho de 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES 5
2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA 8
2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA 9
2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS 11
2.5 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS 13
3 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA 15
4 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17
1 – INTRODUÇÃO
A Natura Cosméticos S/A é uma empresa brasileira idealizada em 1969 por Antonio Luiz da Cunha Seabra em São Paulo, está presente em alguns países da América Latina e na França. Mantendo como diferencial a sustentabilidade, foi uma das primeiras fábricas de cosméticos a comercializar produtos com refil. A empresa é líder no mercado brasileiro em vendas diretas, em cada ciclo de vendas são distribuídos cerca de 2 milhões de exemplares da Revista Natura.
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre a empresa Natura Cosméticos S/A, mais concretamente um estudo detalhado do seu planejamento estratégico, discutindo itens como missão, visão e valores, estratégias, ambiente externo e interno e desenvolvimento da empresa.
Para conclusão desse trabalho foi utilizado o “Estudo de Caso: Natura Cosméticos S/A” e enriquecido com informações obtidas através de pesquisas.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 - VISÃO, MISSÃO E VALORES
Missão
“A missão da Natura é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.
• Bem-estar - é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.
• Estar bem - é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.”
A missão define a razão de ser da organização e é criada para garantir a continuidade do negócio. Deve ser objetiva e refletir a realidade, além de responder três perguntas básicas:
• O que faz?
• Para quem?
• Como faz?
De acordo com a definição de missão, constatamos que a missão apresentada pela Natura atende aos requisitos citados. Ela é clara, objetiva e retrata a essência da empresa e responde às perguntas acima:
• O que faz? Cria e comercializa produtos e serviços.
• Para quem? Para o indivíduo que queira estar bem, se sentir bem.
• Como faz? Mantendo uma relação harmoniosa entre os indivíduos e a natureza.
Visão
“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.”
A visão expressa um desejo, um sonho a ser conquistado em torno do qual definimos a direção que queremos seguir. Sua elaboração não precisa obedecer regras.
Podemos observar que a visão da Natura é clara e nela identificamos a pretensão de ser reconhecida mundialmente e isso já acontece. Outro detalhe que podemos destacar é o relacionamento com as pessoas e a natureza. Resumindo, a Visão da Natura representa exatamente os resultados que ela vem alcançando ao longo de sua trajetória.
Valores
Valores são ideias fundamentais em torno das quais se constrói a organização. Representa as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que as pessoas da organização acreditam. Podemos dizer que os valores são fontes de orientação e inspiração no local de trabalho, mas para tanto, eles devem ser aceitos e internalizados por todos na organização.
As crenças da Natura que encontramos no seu site são:
“A vida é um encadeamento de relações.
Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente.
Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações.
A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade.
O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações.
Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.
A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações.
A empresa,
...