O Plano de Marketing
Por: tensoaraujo2 • 28/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.324 Palavras (6 Páginas) • 191 Visualizações
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
Maio/2019
[pic 4]
[pic 5]
Elaborado por: TENYSON CLEBER DE ARAUJO PEREIRA
Disciplina: MARKETING
Turma: ONL018E4-ZOGEBS11T1
Introdução
A empresa objeto deste trabalho apresenta como razão social NS2.COM INTERNET S.A. CNPJ: 09.339.936/0001-16 conhecida como NETSHOES, tem como sócios MARCIO KUMRUIAN como Presidente e GRACIELA KUMRUIAN TANAKA como Diretora. E conforme descrito no site a empresa Nasceu em 2000 com a fundação da Netshoes - uma loja física de calçados na cidade de São Paulo. Dois anos depois, resolveram apostar ao levar a loja para a internet e ampliar sua atuação para o esporte. Em 2007, um grande passo foi dado ao arriscar em uma operação exclusivamente online e, hoje, essa vitrine virtual é apontada como o maior e-commerce de artigos esportivos da América Latina, com operações no Brasil, Argentina e México. Em abril de 2017, tornaram-se, a primeira empresa de origem brasileira a abrir capital exclusivamente na bolsa de valores de Nova Iorque, a NYSE.
A empresa tem como missão “INSPIRAR E TRANSFORMAR A VIDA DAS PESSOAS COM ESPORTE E LAZER.”, a sua visão é “A MELHOR E MAIS INOVADORA EXPERIÊNCIA DE COMPRA DO VAREJO ESPORTIVO” e seus valores são “ADRENALINA, ESPÍRITO DE EQUIPE, INSPIRAÇÃO E FOCO”.
Realizaremos um Plano de Marketing com intuito de identificar as possíveis falhas no processo, bem como alinhar a atividade da empresa à perspectiva dos dirigentes e alocar corretamente os recursos disponibilizados.
Tal necessidade originou-se de avaliação apresentada no site de reclamações “reclame aqui”, onde a empresa apresenta classificação “regular” com mais de 129 mil contestações ultrapassando sua principal concorrente a empresa “Centauro” com apenas 5.624 apontamentos entre 2017 e 2018. Buscaremos analisar a situação da empresa: Analise ambiental, pesquisa de mercado, análise competitiva e proposta de comunicação.
Desenvolvimento
No tocante a análise ambiental dos fatores externos, pode-se perceber que a empresa está inserida em um meio onde culturalmente não se tem a prática de esportes, e que conforme artigo publicado pelo Correio do Estado, desde 2002 as taxas de inatividades no Brasil cresceram mais de 15% e informações mais recentes de 2016, usadas nas pesquisas, mostram que 47% dos brasileiros não se exercitam o suficiente. No que tange a fator econômico o Brasil ainda está se recuperando da recessão de 2015 a 2016 e que de acordo com Alessandra Ribeiro, economista da Consultoria Tendências, a condição pré-crise, de 2014, só voltará no ano de 2020, conforme aponta artigo do “O Globo”.
No entanto ao analisar o mercado para o segmento de artigos esportivos podemos perceber dados bastante atraentes como mostra o Sebrae em seu artigo “Porque o comercio de moda esportiva é um bom negócio? ” através dos dados da Associação Brasileira da Indústria do Esporte (Abriesp) revelam que o Brasil tem mais de sete mil lojas especializadas (e outras 14 mil que vendem algum item esportivo). O faturamento anual do varejo neste segmento é de R$ 4,73 bilhões. Para que se tenha ideia da dimensão desse tipo de comércio, em termos de quantitativo de produtos, são vendidos, no país, mais de 85 milhões de pares de tênis e 13 milhões de bolas de futebol, por ano. A corrida também tem contribuído consideravelmente para as vendas de artigos. A grande adesão de praticantes se revela no aumento de 85% no número de provas oficiais de 2011 para 2012. As marcas globais especializadas em corrida ampliaram sua participação de 15% em 2011 para 21% em 2012, ou seja, existe muito campo a se explorado.
Para podermos visualizar o melhor caminho a seguir dentro da analise competitiva, utilizaremos a matriz Swot:
Forças: - A empresa se faz presente em todas as redes sociais, ou seja, mesmo que por um curto acesso a internet, marca netshoes aparece.
- Apresenta uma estrutura de logística própria com processos simples, o que permite agilidade na separação dos produtos.
- Apresenta centros de distribuição especializados.
Fraquezas: Apresenta alto índice de reclamação dos clientes no quesito “entregas”
- Não disponibiliza de lojas físicas.
- Baixo investimento em propagandas televisivas incentivando e mostrando a importância da pratica do exericio físico.
Ameaças: - Baixo acesso à internet no brasil por conta da dificuldade de alcance a banda larga.
- Crise econômica no Brasil desde 2014.
- Falta de Cultura esportiva e baixa prática de exercícios físicos no Brasil.
Oportunidade:
- Crescente aumento na Prática de exercícios físicos, objetivando melhor qualidade e expectativa de vida.
- Meios de comunicação com pouca ou nenhuma utilização como por exemplo o Rádio.
- Retomada das propagandas televisivas.
E como proposta de comunicação de Marketing, tendo como foco o publico geral em que a empresa deve mostrar a importância de além da prática do esporte, manter uma vida saudável longe do sedentarismo. A Cadas dois meses deverá ser repassada essa mensagem, para poder criar no cotidiado dos Brasileiros o hábito saudável, dessa forma os usuários poderão associar a real responsabilidade social da empresa e não caracteriza-la como apenas mais uma loja de artigos esportivos, Para alcançar o objetivo, algumas mídias ainda não exploradas devem ser utilizadas, tal como o Rádio, pois de acordo com artigo do site Kantar Ibope media, “rádio impacta 86%, por cento da população, pois é uma ferramenta considerada ágil, confiável e compreensivel pelos ouvintes”, não esquecendo também a mídia televisiva que conforme artigo do site Agencia Brasil, há 67 milhoes de domicilios Brasileiros com televisão, sendo o segundo meio de informação mais abrangente.
...