O Plano de Marketing
Por: leothekey • 7/5/2021 • Abstract • 792 Palavras (4 Páginas) • 181 Visualizações
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT, popularmente conhecida como Correios) é conhecida em todo o Brasil pelos seus serviços. Recentemente, as mudanças de gestão trouxeram melhorias nos seus processos, otimizando recursos, gerando lucro e cumprindo prazos de entregas.
A opinião pública, entretanto, não acompanhou esta melhora.
Este Plano de Marketing busca melhorar os índices de satisfação dos clientes com os Correios, através de ações de comunicação que divulguem os sucessos dos Correios e retomem a confiança da população nos seus serviços. Traz, em sua estrutura, uma revisão do cenário atual dos Correios, análise do seu ambiente, proposta de pesquisa de opinião, análise competitiva e propostas de comunicação integrada alinhadas a esta perspectiva.
Ambientes
Macroambiente
Forças Demográficas
Os Correios são utilizados por grande parte da população brasileira, tanto para correspondências quanto para encomendas. De certa forma, pode-se dizer que a população-alvo dos Correios é a inteira população do Brasil. Portanto, os fenômenos demográficos nacionais devem ser levados em consideração.
O Brasil é o terceiro país em tempo dispendido utilizando aplicativos (VALENTE, 2020), sendo o maior uso entre a Geração Z. Na pirâmide etária brasileira (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA, 2020), a Geração Z é a última maior que a geração antecessora, ou seja, será a Geração com o maior número de indivíduos de acordo com a projeção demográfica. Desta forma, é primordial focar ações que atinjam esta faixa etária, pois o aumento de expectativa de vida e a redução do número de habitantes das futuras gerações faz da Geração Z a que terá maior impacto nos processos de tomada de decisão comercial até o seu final.
Forças Naturais
Apesar de os Correios utilizarem matéria-prima de maneira indireta (para suas embalagens e veículos de transporte), a principal força natural que atua sobre suas atividades é a geografia do Brasil. Tendo dimensões continentais, as limitações dos modais de transporte tornam a missão de entregar encomendas e correspondências mais árdua (CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE, [s.d.]). Isto leva a aumento do tempo de entrega e dos custos de frete (SIONEK, 2018)
Forças Culturais
As forças culturais que atuam sobre os Correios são as mesmas relativas à Geração Z: a opinião pública da geração é altamente responsiva a digital influencers e a avaliações em sites na internet. É muito importante estar atento às opiniões dos influenciadores digitais e avaliações em sites e agir no sentido de melhorar esta imagem. Culturalmente, a Geração Z já nasceu na era do e-mail e cresceu junto com os mensageiros instantâneos.
Para as gerações anteriores, percebe-se um leque cultural mais diverso. Baby boomers e suas gerações imediatamente anteriores ainda esperavam dias para a chegada de uma carta, por exemplo. A partir da Geração X, que vivenciou um acelerado progresso tecnológico, prazos passaram a ser cada vez mais curtos – algo perceptível na transição do disco de vinil e fita K7 para o MP3, onde não se podia ficar tempo procurando a música. A Geração Y, que nasceu com computadores em casa, faz transição para a grande agilidade necessária pelos indivíduos
...