O Plano de Marketing
Por: kassia dis • 5/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.444 Palavras (6 Páginas) • 107 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
[pic 3]
PLANO DE MARKETING
NATURA & CO
Junho/2022
Elaborado por: Kassia de Souza Dias
Disciplina: Marketing – 0422-2_2
Turma: MBA Gestão e Business Law
Introdução
O avanço tecnogico, o respeito e a preocupação com o meio ambiente são premissas para a empresa, a redução do impacto ambiental em seus negócios assim como a economia de energia, no uso da água e a preservação da mata nativa no entorno das fábricas são valores que despertam a atenção deconsumidres engajados no cuidado do planeta.
A Natura se intitula uma ampliadora de consciência, fundada em 1969, por Luiz Seabra, a empresa acumula linhas e produtos que fizeram e ainda fazem parte da memória e história de seus consumidores.
A recente compra da concorrente Avon, a colocou entre o quarto maior grupo do segmento de beleza do mundo, a gigante do setor de perfumaria e cosméticos conta com mais de 6 mil colaboradores no Brasil e no exterior e está presente em mais de 100 países, com um time de mais de 1,7 milhões de consultoras ativas, que contribuem com a venda de porta em porta.
Uma empresa que se preocupa com o meio ambiente, que detém de recursos naturais e tecnológicos para a criação de seus produtos, e geradora de recursos financeiros para pessoas físicas, necessita de um planejamento de marketing estruturado para alavancar seus negócios, e nessa linha, apresentaremos uma estratégia que complementará todos os níveis da empresa, com parcerias socieais, apoio de influenciadores digitais, a marca mais sustentável do Brasil, ganhará ainda mais evidência, atingindo e ao mesmo tempo conscientizando o público jovem qua passa a maior parte do tempo nas redes sociais.
Neste plano de marketing em específico faremos uma análise capaz de potencializar a abrangência da marca, com foco no engajamento do publico, a partir de participações em ações sociais, além de marketing com influenciadores digitais, a fim de atingor o publico jovem que se conscientizará do uso sustntável dos produtos e insumos, consumindo os produtos Natura.
Para isso partiremos dos seguintes pontos: (i) análise ambiental da empresa, (ii) pesquisa de mercado e possíveis resultados, (iii) análise competitiva e (iv) proposta de comunicação de marketing.
Desenvolvimento
Análise Ambiental da Natura
Empresa brasileira fundada em 1969, em uma pequena fábrica em São Paulo, foi assim Luiz Seabra transformou a Natura na maior multinacional brasileira de cosméticos, desde o início a intenção foi a construção de uma empresa que manifestasse relações harmoniosas de um indivíduo consigo mesmo, com os outros e com a natureza, e essa é a visão que a empresa carrega como premissa inegociável. (grifo)
Uma das líderes no setor de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal do Brasil, a Natura foi classificada como a 6ª maior empresa de venda direta do mundo, oferecendo oportunidades econômicas, impulsionanado os empreendedorismos social e ambiental para mais de 1,3 milhoes de consultoras no Brasil, além dos consultores internacionais.
A Natura adota uma estratégia multicanal, se fazendo presente na vida do consumidor onde e quando ele quiser, um verdadeiro exemplo de empresa tecnológica, que se adequa dia a dia para atingir o público.
A Natura possuí uma base robusta base de infraestrutura, logistica e tecnológica digital, contando atualmente com o melhor nível de serviço, em razão dos investimentos realizados, sendo inovadora nos produtos com ingredientes de origem vegetal e demais insumos sustentáveis, inovando nas embalagens, garantindo ao consumidor uma experiencia consciente e inovadora.
O resultado reflete no nível de recomendação da companhia, em pesquisa no site reclame aqui, a Natura nos últimos 6 meses, possui nota 8.3 de recomendação com ótimas avaliações, gerando ainda mais a confinaça de satisfação de seus consumidores.
No Brasil a Natura possuí fábricas próprias em Cajamar (sede da companhia) e no Pará, com operações internacionais em diversos países.
Dona dos produtos e linhas mais famosas do Brasil, como Mamãe Bebê, a companhia não deixa seus valores ambientais e sociais, tanto que em 2014 a Natura tornou-se a maior companhia do mundo a alcançar a Certificação B Corp, certificação que identifica globalmente as empresas comprometidas com a construção de um mundo melhor.
Desenvolvimento sustentável é o motor de inovação que inspira a companhia, sem deixar de lado o estímulo à proteção do meio ambiente, o uso sustentável e a preocupação diária com o futuro, por isso tem o compromisso focado no social, com elevação da crença corporativa de que a transformação está nas mãoes de todos e que juntos se pode mais.
Análise SWOT
Utilizando a ferramenta SWOT, foi possível identificar e conhecer e analisar os fatores internos e externos da companhia, identificando a partir deles os pontos fortes, fracos, bem como as oportunidades e ameaças da companhia.
FATORES INTERNOS | FORÇAS
| FRAQUEZAS
|
FATORES EXTERNOS | OPORTUNIDADES
| AMEAÇAS
|
Após análise resta traçar estratégias para que os pontos fracos se tornem fortes, aproveitar as oportunidades para elevação da marca e neutralizar as ameaças a fim de que não sejam problemas que abalam a marca no futuro.
Pesquisa de Mercado e Suposições quanto aos resultados encontrados
Em uma análise ao relatório Anual – GRI, referente ao ano de 2020, o relatório mais atualizado localizado no site da companhia, há a indicação de que a receita líquida para o ano foi de R$ 18,3 bilhões, um crescimento de 27% (vinte e sete) por cento com relação ao ano de 2019, vale lembrar que 2020 foi o ano de enfrentamento da pandemia causada pelo Corona Vírus, o que nos leva a imaginar um crescimento ainda maior em 2021/2022.
...