O Prointer Final II
Por: denerofc • 17/4/2017 • Trabalho acadêmico • 3.523 Palavras (15 Páginas) • 433 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
POLO: CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
1ª SÉRIE
DENER GABRIEL DA SILVA RA 3603655090
RELATÓRIO FINAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)
TUTOR (A) A DISTANCIA: DIEGO MIRANDA VAZ
JOINVILLE/SC
2016.2
DENER GABRIEL DA SILVA
RELATÓRIO FINAL PROINTER II
IMPLANTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)
Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do Curso Tecnologia em Logística da UNIDERP, como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer II.
Orientador (a): Tutor (a) a distância Diego Miranda Vaz.
JOINVILLE/SC
2016.2
RESUMO
No contexto atual, a busca pela preservação ambiental passou a ser ferramenta crucial para as empresas que desejam se manter no mercado global. O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) permite que a empresa controle sistematicamente seu desempenho ambiental e promova uma melhoria contínua em sua imagem perante comunidade, clientes, acionistas, governo, instituições financeiras e órgãos ambientais. O objetivo principal deste trabalho é o processo de implantação de um SGA na área de Planejamento de Materiais da empresa TUPY S.A., fazendo com que se propague em um segundo momento para outras áreas administrativas. Esta pesquisa foi desenvolvida procurando implementar um maior número de ações ao SGA que já existe na empresa, utilizando de pesquisas, exemplos de outras empresas, entre outros. O Sistema de Gestão Ambiental traz benefícios econômicos, sociais e ambientais motivando ainda mais os funcionários e a alta administração.
INTRODUÇÃO
Atualmente, o Sistema de Gestão Ambiental está ligado diretamente à fatores legais e sociais e não somente ao meio ambiente e, pode trazer maior competitividade bem como melhorar a imagem da empresa que o pratica perante sociedade e clientes. O sistema auxilia também na conscientização das pessoas em relação as questões ambientais.
No Brasil, o número de empresas que vêm utilizando medidas de gestão ambiental tem aumentado nos últimos anos (TACHIZAWA, 2009).
A empresa TUPY é uma das maiores empresas do Sul do país, localizada no município de Joinville-SC, fabricante de blocos de motores e cabeçotes e, em seu processo produtivo, grande número de resíduos são gerados. Esta será o foco da pesquisa sobre a implantação de Sistema de Gestão Ambiental, destacando as ações que podem ser realizadas e os benefícios que podem gerar para a empresa, comunidade e meio ambiente.
Conforme Cunha (2009), O mundo a cada dia que passa vem enfrentando problemas relacionados ao meio ambiente, como a degradação e a poluição. Nos dias de hoje uma das grandes preocupações do homem é utilizar os recursos naturais de forma sustentável. Mesmo existindo vários órgãos envolvidos com a questão de conservação do meio ambiente a poluição ainda é crescente.
A preocupação com questões ambientais ganhou maior visibilidade devido aos grandes níveis de poluição, depredação e impactos ambientais que os processos produtivos e os frutos destes podem causar. O objetivo da pesquisa é avaliar se as ações coorporativas relacionadas ao Sistema de Gestão Ambiental podem contribuir positivamente na redução de impactos ao meio ambiente e trazer retorno para as empresas e sociedade.
PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA)
- ALVO DO PROJETO
A empresa escolhida para a realização do trabalho acadêmico é a TUPY S.A. e a razão para escolha do nome está relacionada ao processo industrial de transformação do metal realizado nas instalações da empresa, que ocasiona grandes impactos ambientais que precisam ser mitigados.
A Tupy S.A. é uma empresa de capital aberto, tendo como os dois maiores acionistas BNDES e Previ.
A empresa possui como pontos fortes suas certificações pelas normas ISO/TS 16949, ISO 9001 e ISO 14001. Grande geradora de empregos, a TUPY emprega cerca de doze mil pessoas e tem grande atuação no Externo, exportando metade de sua produção para aproximadamente 40 países.
Os pontos fracos que podemos destacar na organização são impactos ambientais que o processo produtivo da empresa pode causar ao meio ambiente e o grau de periculosidade em que a empresa se encontra.
A história da Tupy S.A. segue os passos da industrialização do Brasil e da cidade de Joinville. A empresa Tupy foi fundada em 1938 por Albano Schmidt, Hermann Metz e Arno Schwarz, com quem trabalhava no Keller & Cia. (empreendimento que incluía uma pequena fundição). Albano Schmidt desafiou seus colegas a descobrir a fórmula do ferro fundido maleável.
Com a fórmula já descoberta e testada e algumas peças fabricadas, a Tupy iniciou suas atividades, nas mesmas instalações de uma antiga oficina existente no centro da cidade (Rua Senador Felipe Schmidt – atual Shopping Mueller), então as primeiras conexões com a marca Tupy começaram a ser fabricadas.
Devido à expansão da produção e dos negócios, obrigou-se a ampliar a empresa mudando-se para um local amplo, com isso fundando o parque industrial do Boa Vista, em 1954. A mudança acabou dando início ao próprio bairro, hoje um dos mais populosos de Joinville.
A Tupy por ser uma empresa de grande porte possui grandes clientes e para atendê-los são necessários possuir uma filosofia pautada na liderança e no desenvolvimento humano, portanto a seguir evidenciando parte do seu planejamento estratégico.
Visão: ser líder global da indústria de fundição e usinagem de ferro com negócios diferenciados.
Missão: é contribuir para o sucesso de seus acionistas e clientes, por meio do fornecimento de produtos fundidos, usinados e serviços de autovalor.
Valores: Pessoas, Saúde e Segurança, Excelência econômica, Meio Ambiente e comunidade, Orientação ao cliente, integridade, comprometimento, comunicação, aprendizagem e inovação.
...