O Que o Geomarketing Pode Agregar para a Logística?
Por: Francisco Mazzoni • 3/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 404 Visualizações
1. Introdução
Diante de um cenário de crise econômica, é essencial para as empresas adotarem novas medidas para captação e manutenção de clientes, assim como manter ou expandir sua atuação dentro do mercado ou região especifica. Para este fim podemos citar o uso do geomarketing, também conhecido como marketing geográfico, segundo Cobra e Brezzo (2010, p. 13) “é a área de estudo que analisa as características espaciais do marketing: os consumidores e a rede de distribuição”, como ferramenta de análise para expansão dos negócios.
Para garantir os melhores resultados possíveis na captação de clientes, direcionamento da propaganda e estratégias de vendas, deve ser levados em consideração dados demográficos (o nível de renda e de escolaridade de seus clientes, idade, sexo, nacionalidade, nível de consumo por locais de maior potencial de consumo de um produto em um bairro, cidade ou região), com conhecimento do público alvo, suas demandas, concorrência, localização e que podem impactar diretamente na definição de local e formato das lojas, mix de produtos e abrangência de atendimento.
Neste contexto é fundamental que o geomarketing faça parte do planejamento estratégico de marketing, visando conhecer onde seus clientes, fornecedores, concorrentes e pontos de distribuição estão instalados.
2. Geomarketing
De acordo com Colombo e Rodrigues (2011):
O geomarketing ou marketing geográfico é uma estratégia de marketing utilizado há muito tempo por outros segmentos da economia e que permite a empresa conhecer melhor seu mercado e como ele se organiza no espaço. A visualização em mapas permite identificar variáveis relevantes para o marketing , pois outras formas de apresentação dificultariam a análise.
Já para Davies (1976), o geomarketing é a disciplina que estuda as relações existentes entre as estratégias e políticas de Marketing e o território ou espaço, onde a instituição, seus clientes, fornecedores e pontos de distribuição se localizam.
3. Aplicação
De acordo com Davies (1976), qualquer tomada de decisão mercadológica, tem seus reflexos no território reproduzindo sobre maneira sérios impactos nos negócios.
De acordo com Furlan (2011):
O ponto de partida para estudo s preliminares de geomarketing pode ser a empresa, a partir da formação de bancos de dados, como as informações sobre os clientes, a princípio e acerca da localização da concorrência, características da área/região, entre outros, que se seguirão.
Para Teixeira et al (2006),:
O marketing geográfico através de técnicas computacionais pode ser capaz de propiciar informações geográficas efetivas e oportunas sobre a localização dos pontos de venda, a localização de clientes e fornecedores e logística de distribuição para os pontos de venda e entrega aos consumidores finais, através de relatórios mediante mapas que viabilizam as organizações respaldo para as decisões sobre o posicionamento estratégico.
Além das questões acima, segundo Furlan (2011), o geomarketing pode ajudar a responder questões como:
Onde estão os clientes?
Quais produtos têm preferência?
Com que frequência consomem?
A que distância o cliente se localizam da loja/empresa?
Onde está localizada a concorrência?
Quais as características da área/região?
Quais os modos de transportes que acessam a área/região?
4. Análise de Conteúdo
O Geomarketing foi tema de diversas reportagens em revistas de negócios como a Exame, da Editora Abril, destacando o uso pelas empresas nacionais. Segue abaixo o resumo das reportagens:
4.1. Geomarketing: o que você ganha com isso
Publicado em 2010, esta reportagem demonstra o uso do geomarketing para expansão das redes varejistas, setores que utilizam a ferramenta, aplicações, e principais impactos do seu uso como definição do local de instalação, formato da loja e comportamento do público alvo da região.
4.2. Riachuelo usa geomarketing para dobrar lojas
Publicado em 03/2012, esta reportagem destaca o uso do geomarketing por uma rede de lojas de departamentos para aumentar o número de lojas no país. Através de uma ferramenta terceira para suporte a decisão, a empresa conseguiu desenvolver ferramentas de decisão aprimorar seus processos internos em busca de maior rentabilização dos pontos de vendas.
4.3. Geomarketing amadurece no Brasil e conquista mercado
Publicado em 12/2012, esta reportagem mostra a evolução do geomarketing ao longo dos anos, a tecnologia utilizada, os estágios de maturação de uso da ferramenta e a classificação das empresas nacionais quanto a estes estágios.
5. Conclusão
De
...