O conceito e a importância do endomarketing
Pesquisas Acadêmicas: O conceito e a importância do endomarketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bhsm • 22/9/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.665 Palavras (7 Páginas) • 355 Visualizações
INTRODUÇÃO
O endomarketing consiste em atrair e reter seu primeiro cliente: o cliente interno, obtendo significativos resultados para as empresas e, também, atraindo e retendo clientes externos.
Pode-se considerar um endomarketing como uma importante ferramenta para promover a interação do funcionário juntamente com a empresa, criando métodos motivacionais, eventos, treinamentos gerando um grande impacto em empresas de grande porte.
Este trabalho tem por objetivo explicar o Endomarketing , de maneira clara e objetiva , descrevendo o conceito e importância dessa ferramenta dentro das empresas atualmente, sabendo realizar ações e estratégias para fidelizar o seu funcionário , descrevendo sua importância dentro de uma empresa e ate mesmo na sociedade .
1 MARKETING
Antes de conhecer o Endomarketing, é importante recordar o conceito de Marketing. Marketing é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.
Em inglês, market significa "mercado", e por isso o marketing pode ser compreendido como o cálculo do mercado ou uso do mercado. O marketing estuda as causas e os mecanismos que regem as relações de troca (bens, serviços ou ideias) e pretende que o resultado de uma relação seja uma transação (venda) satisfatória para todas as partes que participam no processo.
2 ENDOMARKETING
Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.
Kotler define endomarketing como :
“(...) um triângulo estratégico entre a empresa, o funcionário e o cliente. “Endo”, do grego, quer dizer ação interior ou movimento para dentro. Endomarketing é, portando, marketing para dentro. É todo o esforço que uma empresa faz no sentido de vender a sua imagem para empregados e familiares.”
Antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo, assim o Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.
Vender um produto, uma ideia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.
Empresas de todo o mundo têm tratado o tema com maior cuidado, especialmente a partir do advento da Globalização, que acelerou os processos de troca e a interconexão dos mercados, incluindo gradualmente o Endomarketing na pauta de discussões estratégicas que, direta ou indiretamente envolvem os recursos humanos.
O endomarketing tem como objetivo trazer motivação, qualidade de vida, informação e valorização de seus colaboradores, visando uma mudança construtiva. E para isso é necessário que haja ferramentas do marketing que solucionarão problemas de comunicação e informação. Pode-se criar projetos e ações que venham consolidar um comprometimento entre seus colaboradores e a organização. A função do endomarketing é muito ampla devido a implantação de treinamentos nos setores, criando assim uma imagem positiva da empresa,atraindo então melhorias do clima organizacional entre patrão, funcionários, fornecedores e clientes. É importante ressaltar os valores e objetivos que a empresa tem com seus colaboradores, levando então assumir um compromisso para que venham alcançar as metas,mostrando assim uma confiança e valorização de seus colaboradores.
2.1 Importância do Endomarketing
Endomarketing é importante para o crescimento dos negócios nesse cenário. E o quanto representará para as empresas que souberem como estruturar seus planos de abordagem aos empregados, visando a máxima qualidade do produto ou serviço que oferecem aos seus clientes.
O ritmo das mudanças na economia mundial foi sensivelmente alterado em função das novas tecnologias em transportes e comunicações. Esse fenômeno, que não é novo, foi chamado de Globalização.
A internacionalização dos negócios terminou por induzir a transformação dos mercados, que agora se voltam para o setor de serviços com maior interesse e disposição de investimentos.
E quando se fala em serviços, fundamentalmente trata-se da interferência direta do ser humano na idealização, preparação e execução de atividades que terminam por formatar o produto que é entregue ao cliente.
Há mais de 50 anos o Marketing foi descoberto e tornou-se a principal alavanca de crescimento dos negócios em larga escala. Os reflexos sobre a produção industrial foram diretos e imediatos. O setor cresceu. O mesmo movimento parece acontecer em relação ao Endomarketing e o setor de serviços.
Um elemento importante é definir com clareza os objetivos corporativos pretendidos, sejam intermediários ou definitivos e o quanto eles estão consoantes com o perfil do RH, uma vez que o objetivo maior do Endomarketing é ser um instrumento de mudança e motivação eficaz para o alcance desses objetivos.
É interessante observar que quando a empresa desenvolve adequadamente o conceito de Endomarketing, um dos primeiros reflexos observados como melhoria efetiva não se situa no interior da organização, mas sim em seu exterior, nas relações com o mercado, clientes, fornecedores, comunidade, governo, etc. O Endomarketing surge então como um dos mais potentes ativadores da qualidade de atendimento, da mudança de atitudes, do empowerment, da motivação e da produtividade, bem como do alcance de metas comerciais e organizacionais.
As áreas de planejamento e ação comumente envolvidas quando da implantação de um projeto de Endomarketing são:
1 - Estabelecimento de objetivos
2 - Análise
...