O que você quer dizer com organização?
Tese: O que você quer dizer com organização?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fuuu • 1/12/2014 • Tese • 984 Palavras (4 Páginas) • 213 Visualizações
O que você entende por organização?
Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos os exemplos de organizações. Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.
A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
Quais as diferenças entre as organizações tradicionais e as novas organizações?
Nas organizações tradicionais, o poder e a influência não estão nas mãos dos trabalhadores. Numa hierarquia de cima para baixo, a responsabilidade está no topo da pirâmide: o gestor de topo é o sumo decisório e estratégia, cujas ordens fluem para as tropas até as linhas da frente.
Nas novas organizações os papéis dos que nela trabalham também se alteram, tal como os talentos e competências necessários. As estruturas e os sistemas rígidos do passado estão a dar lugar a configurações mais versáteis, que fomentam ambientes que apoiam a criatividade, inovação e espírito empreendedor. Uma nova parceria está a desenvolver-se entre a organização e os seus empregados, que possuem ao mesmo tempo mais liberdade e maior responsabilidade. Regras e regulamentos existem nas empresas mais empreendedoras, mas, em vez de criarem ambientes restritivos, estão desenhadas para guiar os empregados e lhes fornecer os meios de desenvolvimento e crescimento.
As quatro etapas do processo administrativo
Planejamento, organização, direção e controle;
Quais são as quatro funções administrativas.
Controlar é acompanhar a execução de determinada tarefa, fazendo acertos, quando necessários, garantindo a qualidade desejada, é o processo de arranjar, alocar, estabelecer autoridade e os recursos entre membros de uma organização, garantindo a qualidade desejada.
Planejar consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, em que sequência e produzir de forma estruturada o plano.
Organização: Refere-se à alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro. Considerando que nem toda organização tem disponível todos os recursos que precisa para atingir seus objetivos, surge então a necessidade de trazer Ester recursos para dentro da estrutura. Ex: Quando uma organização está comprando equipamentos, computadores, contratando pessoas, fazendo concurso público ela está na fase da organização.
Controle: Tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias.
Quais são os três níveis do planejamento?
Planejamento estratégico: tomar decisões estratégicas (especialmente de posicionamento da Organização frente ao mercado) e dar condições de que haverá recursos humanos e financeiros para os projetos estratégicos.
Planejamento funcional colocar em ação os processos, as pessoas e os recursos para assegurar que seu segmento de atuação estará alinhado às decisões estratégicas e para assegurar também que estará colaborando para a obtenção dos resultados gerais da Organização.
Planejamento operacional, colocar em práticas os processos e sub-processos, mediante a realização de tarefas definidas como essenciais para os objetivos estratégicos da Organização.
O perfil do gerente contemporâneo
O Administrador é uma espécie de "coringa" dos negócios, profissional requisitado pela maioria das empresas, públicas ou privadas, para atuar nas mais diversas áreas. A Função é imprescindível, já que ele é responsável
...