OS MÉTODOS DE PREÇOS CUSTOS E CUSTEIOS
Por: silvalet • 24/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.784 Palavras (8 Páginas) • 319 Visualizações
MÉTODOS DE PREÇOS CUSTOS E CUSTEIOS
Maio 2020
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES
Trabalho apresentado ao Prof. Me. João Edson da Silva, como requisito de avaliação parcial (A2) na disciplina Métodos de Preços, Custos e Custeios ofertada no período letivo de 2020.1 Centro Universitário IBMR.
15 de Abril 2020
ALUNOS
Matrícula Nome completo em ordem alfabética
Atividade – A2
Orientador: João Edson;
Disciplina: MÉTODOS DE PREÇOS, CUSTOS E CUSTEIOS.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. MÉTODO ABC 5
3. CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADE (ABC) 6
4. IMPORTANCIA E UTILIZAÇÃO DO ABC 7
5. IMPLEMENTAÇÃO DO ABC 7
6. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA IMPLEMENTAÇÃO DO CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES 9
7. CONCLUSÃO 11
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo evidêncializar as metodologias tradicionais de custeio em atendimento as necessidades de uma organização empresarial, ou seja, o entendimento da aplicabilidade desses métodos permite mais assertividade nas tomadas de decisões relacionadas aos custos específicos na produção de um bem ou serviço.
Ao longo desse trabalho vamos conhecer um pouco mais sobre a importância da aplicação do método ABC (ACTIVITY BASED COSTING) e vantagem e da aplicação desse método e entender como é feita a metodologia que promove um maior controle dos custos, possibilita um aumento na competitividade nas organizações, resultando na extrema importância do controle eficiente dos custos.
2. METODO ABC
O método de custeio ABC (custo por atividade), é um método de alocação de custos, onde são identificadas dentro das empresas as atividades que são desenvolvidas. Trata dos custos indiretos, tenta detalhar e deixar a alocação dos custos de forma mais coerente. Seus utilizadores precisam ser reconhecidos, pois os produtos e serviços utilizam as atividades para serem prestados ou produzidos, fornecem informações gerenciais importantíssimas, como capacidade, custo e desempenho.
Custeio baseado em atividades ou custeio ABC (Activity Based Costing) é uma metodologia desenvolvida pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da década de 1980, na Universidade de Harvard. Fornece um método para o tratamento dos custos indiretos, através da análise das atividades, dos seus geradores de custos, e dos utilizadores.
A alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visa melhorar o gerenciamento e lucratividade dentro de uma organização, desta forma é possível mensurar os custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas aos objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades. Também ameniza as distorções provocadas pelo uso do rateio usado na tradicional lógica de absorção dos custos.
3. CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADE (ABC)
O sistema de custeio baseado em atividades (ABC – Activity Based Costing) procura, igualmente, amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio necessários aos sistemas, principalmente no que tange ao sistema de custeio por absorção. Sua relação direta com as atividades envolvidas no processo configura mero aprofundamento do sistema de custeio por absorção.
Segundo Martins (2003, p. 87), o Custeio Baseado em Atividades "é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos". Este sistema tem como fundamento básico a busca do princípio da causa, ou seja, procura identificar de forma clara, por meio de rastreamento, o agente causador do custo, para lhe imputar o valor. Para atribuir custos às atividades e aos produtos utilizam-se de direcionadores. Martins (2003, p. 96) ensina ainda que há que se distinguir dois tipos de direcionador: direcionador de custos de recursos, e os direcionadores de custos de atividades. O citado autor continua afirmando que o primeiro identifica a maneira como as atividades consomem recursos e serve para custear as atividades. Afirma ainda que o segundo identifica a maneira como os produtos consomem atividades e serve para custear produtos.
4. IMPORTANCIA E UTILIZAÇÃO DO ABC
A importância que se dá à utilização do sistema de custeio ABC é em virtude do mesmo não ser apenas um sistema que dá valor aos estoques, mas também proporciona informações gerenciais que auxiliam os tomadores de decisão, como por exemplo, os custos das atividades, que proporcionam aos gestores atribuírem responsabilidades. Um diferencial do sistema de custeio ABC, é que a sua utilização, por exigir controles pormenorizados, proporciona o acompanhamento e correções devidas nos processos internos da empresa, ao mesmo tempo em que possibilita a implantação e/ou aperfeiçoamento dos controles internos da entidade.
5 . IMPLEMENTAÇÃO DO ABC
A implementação do ABC requer uma cuidadosa análise do sistema de controle interno da entidade. Sem este procedimento que contemple funções bem definidas e fluxo dos processos, torna-se inviável a aplicação do ABC de forma eficiente e eficaz. O ABC, por ser também um sistema de gestão de
...