Os Cinco Membros Mais Fortes Do FMI
Artigos Científicos: Os Cinco Membros Mais Fortes Do FMI. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: klebers • 16/3/2015 • 317 Palavras (2 Páginas) • 1.371 Visualizações
EUA, Japão, Alemanha, França e Reino Unido – mantêm suas cadeiras e o poder de indicar diretores-executivos. Washington detém 17,67% das cotas do FMI e possui direito de veto a decisões importantes, que requerem 85% dos votos para aprovação.De acordo com o trecho da reportagem acima, podemos afirmar que a ordem de poder nas tomadas de decisões pelo FMI: A criação do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) está vinculada diretamente à: Sob pressão do cartel de produtores de petróleo, a OPEP, o preço do produto, então baixo e, em termos reais, caindo desde a guerra, mais ou menos quadruplicou em 1973 [...] Na verdade, a gama real de flutuações foi ainda mais sensacional: em 1970 o petróleo era vendido a um preço médio de 2,53 dólares o barril, mas no fim da década de 1980 o barril valia 41 dólares. (HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 459).
Leia o texto e assinale a alternativa que preenche as lacunas:
Em 1991, com a queda do Muro de Berlim e o fim da União Soviética, a economia mundial veria novas transformações. Ganhava corpo a ideia de ____________. Empresas começaram a fechar suas plantas industriais em seus países de origem em busca de menor custo de produção em outros lugares. O mercado financeiro ganhou grande importância e a ____________, visando ao aumento dos lucros, passou para a ordem do dia. Grandes bancos e grandes corporações iniciaram um processo de crescimento, com fusões e incorporações, e o fluxo de capitais ao redor do globo tornou-se praticamente instantâneo. Novas tecnologias como a informática, a robótica ou a biotecnologia passaram a fazer parte do mundo das empresas e do trabalho. Igualmente, a ideia de formação de ____________ ganhou força, surgindo as mais variadas nomenclaturas, tais como União Europeia, Mercosul, Nafta, G20, entre tantas outras.
...