Os Desafios e Oportunidades do Empreendedorismo
Por: Rafael Frez • 14/9/2020 • Dissertação • 368 Palavras (2 Páginas) • 161 Visualizações
Desafios e oportunidades do empreendedorismo.
Apesar dos casos de sucesso e de alguns números positivos relacionados ao empreendedorismo, a verdade é que um empreendedor encara dificuldades diárias para abrir e manter o seu negócio. A burocracia, juros altos e falta de infra-estrutura, por exemplo, são alguns dos fatores que fazem com que os empreendedores tenham que se reinventar a cada dia.
Segundo o autor austríaco Joseph A. Schumpeter, o sistema capitalista tem como característica o “processo de destruição criativa” nesse processo, são desenvolvidos novos produtos, novos métodos e novos mercados. Para Schumpeter, o empreendedor é a figura central dessa destruição criativa.
Podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê. É aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação. Um empreendedor tem em si uma força que podemos exemplificar como paixão. Fica nítido, ao observarmos um renomado empresario, uma startup, ou até mesmo um pipoqueiro, que por mais que as dificuldades apareçam, a força para superá-las é maior. Um empresário de sucesso ama o seu negócio, ama o que faz, o lucro e o dinheiro se tornam apenas ferramentas nas suas mãos. O tempo dedicado, o dinheiro investido, as concessões e as decisões são em sua maior parte para sucesso do seu negócio.
Para poder gerar empregos, produzir riquezas e movimentar o capital, um empreendedor precisa tomar decisões lógicas, decisões pautadas nos indicadores econômicos nas tendências de mercado. São números e estratégias. Esses dados parecem frios, parecem lógicos, algo como 2 mais 2 são 4 e parece não haver espaço para o imponderável? Mas, em quantos cases de sucesso, podemos ver um empreendedor indo “contra tudo e contra todos” seguindo somente seus instintos, seu sonho, sua paixão. Ele consegue ver o que nenhum indicador está apontando. Consegue ver lucro onde alguns só vêem prejuízo, ele ousa, ele vive o sentido literal da frase do pensador Jean Cocteau: “E sem saber que era impossível, foi lá e fez.”
Os desafios não vão diminuir, o fardo vai ser pesado e o sacrifício vai sempre ser grande, mas para o bom empreendedor, todo esse fardo vira uma oportunidade, todo esse desafio se transforma em um sonho a se realizar.
Fonte:
https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/A2EEEAD6407D759003256D520059B1F8/$File/NT00001D9A.pdf
...