PENSAMENTO SISTÊMICO
Projeto de pesquisa: PENSAMENTO SISTÊMICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joycemay • 27/5/2013 • Projeto de pesquisa • 8.122 Palavras (33 Páginas) • 455 Visualizações
SUMÁRIO
PENSAMENTO SISTÊMICO 2
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL 3
CULTURA DE INOVAÇÃO 7
LIDERANÇA E CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS 8
ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS E INFORMAÇÕES 10
VISÃO DE FUTURO 16
GERAÇÃO DE VALOR 18
VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS 20
CONHECIMENTO SOBRE O CLIENTE E O MERCADO 22
DESENVOLVIMENTO DE PARCERIAS 27
RESPONSABILIDADE SOCIAL 29
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 32
PENSAMENTO SISTÊMICO
Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
Aplicação do pensamento sistêmico dentro da SERPRO
- Modelo da organização e gestão
“O Modelo Conceitual da Organização e Gestão do SERPRO foi instituído em 1997, com a finalidade de assegurar o foco no cliente, a qualidade nos serviços, a satisfação e motivação dos empregados, o equilíbrio econômico e a gestão do conhecimento. É utilizado como base norteadora para a construção da estrutura da Empresa e orientador das demais atividades de seu funcionamento.
A Diretoria atua de forma colegiada e se caracteriza pelo compartilhamento da responsabilidade por ações e decisões, alavancando o conhecimento disponível, para melhoria da qualidade da gestão, incentivando a integração de esforços.
A Unidade de Processos Corporativos – UC tem por finalidade apoiar a ação da Diretoria Colegiada nos assuntos que são comuns a toda a Organização. Seu principal objetivo é garantir a evolução permanente da Empresa, formulando e controlando o cumprimento de políticas; concentra-se no planejamento, no controle e nas avaliações corporativas, para dar suporte às ações estratégicas da Diretoria.
A abordagem do Modelo Organizacional é feita a partir dos processos que têm origem e destino final nos clientes da Empresa. Neste sentido, as Unidades de Negócio – UN são responsáveis pela geração e comercialização dos produtos e serviços do SERPRO, dentro do escopo previsto na sua Missão, englobando informação, sistemas de informação e serviços de informática.
As Unidades de Infra-estrutura – UI atuam nas atividades que são comuns a duas ou mais Unidades de Negócio. Seu objetivo é a qualidade e a eficiência na operação dos processos, obtendo economia de escala, por intermédio do compartilhamento de recursos e da redução de custos unitários. Os serviços das Unidades de Infra-estrutura são comercializados exclusivamente pelas Unidades de Negócio. Ambos os grupos de Unidades atuam com autonomia intensamente relacionada com a responsabilização por resultados. ”
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio de percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
Aplicação do aprendizado organizacional dentro da SERPRO
- Gestão do conhecimento
“Como estratégia empresarial para preservação e evolução do principal ativo das Organizações no Século XXI, o conhecimento, o SERPRO está investindo no seu Processo de Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional – GCO. Esse processo, por sua importância atual, foi estruturado por meio de estratégias corporativas, a partir de pesquisas científicas, aquisição de conhecimentos acadêmicos, estudos de experiências de mercado e da análise das necessidades específicas do SERPRO.
A estruturação do Processo SERPRO de Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional consiste da formulação de um conjunto de Políticas, Diretrizes e Práticas Empresariais, destinadas à identificação do conhecimento estratégico ao funcionamento e à continuidade dos negócios da Organização e sua respectiva preservação e evolução.
A evolução e preservação do conhecimento organizacional do SERPRO consideram dois segmentos básicos: sistematização do conhecimento e gestão de competências. Essa estratégia visa, ainda, a segurança do conhecimento necessário à continuidade e evolução dos serviços prestados aos clientes do SERPRO.
O Processo Gestão do Conhecimento na sua concepção faz parte integrada da visão estratégica da alta liderança da empresa com os demais programas corporativos da organização, tais como: Segurança do Negócio, Modernização do Desenvolvimento de Soluções e Qualidade Empresarial.
No ano 2001 buscou-se o início das práticas previstas na Política de GCO visando a sedimentação do Processo de Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional. Nesse ano de 2002, como destaque, podemos citar o programa Semana do Conhecimento, aprovado pela Diretoria, que procurou levar, de viva voz, a todas as regionais do SERPRO as práticas e projetos sob a coordenação do processo Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, bem como a divulgação dos demais processo Estratégicos da empresa. Além dos trabalhos de sensibilização e comunicação desenvolvido na Semana do Conhecimento, destacamos várias ações alinhadas ao Processo de GCO, a saber:
• início da adequação do perfil do profissional de desenvolvimento da empresa;
• uso ampliado do Portal Corporativo SERPRO, como suporte às comunidades de conhecimento, sendo hoje mais de 73 comunidades com envolvimento de 3.860 colaboradores. Existe atualmente 1957 conteúdos contribuídos no Portal;
• implantação da versão 2 da ferramenta de Ensino à Distância para uso interno, totalizando mais de 2.827 empregados aprovados em 21 cursos realizados;
• implantação de um módulo da Escola Virtual do SERPRO, usando a tecnologia de comunicação via satélite, a partir de setembro/2002 como projeto piloto em Brasília, com 125 alunos participantes até novembro/2002;
• manutenção do Sistema Perfil para mapeamento das competências dos empregados, estando
...