PLANEJAMENTO DE MÍDIA
Por: LUCASGUSTAVO1994 • 23/5/2018 • Dissertação • 2.209 Palavras (9 Páginas) • 119 Visualizações
Planejamento
de
Mídia
Aluno: Lucas Gustavo Oliveira de Souza
RA: 267786316755
Docente: Jorge Penteado
BRIEFING
Principais informações coletadas para a elaboração de um novo planejamento de mídia
Produto
1.1.1 Principal produto
Fotoequilibrio: composto por gel e loção de proteção solar para o rosto e protetor labial. A linha possui os fatores de proteção solar (FPS) 30 e 60, e é dividido pelo tipo de pele, gel para pele mista e oleosa e loção para pele normal a seca, além da opção para todos os tipos de pele, ambos os protetores têm 50 ml. A linha conta também com o protetor hidratante labial com FPS 60, além de protetor para todo o corpo com variação de fatores.
1.1.2 Histórico de comunicação
O produto não possui nenhum histórico de comunicação recente nos últimos 3 anos, apenas ações pontuais em praias de Pernambuco, Alagoas e Bahia.
1.1.3 Diferencial
A tampa não é flip top como nos demais protetores do mercado, ela é de girar para evitar a entrada de areia durante o uso. A tampa é patenteada pela Natura.
Além disso é a única marca brasileira que divide os produtos de proteção solar por tipo de pele. Fórmula leve, não é pegajosa, não causa acne e tem tipo de textura em gel.
1.1.4 Desvantagem
É um produto caro, acima da média do mercado de protetores.
1.2 Mercado
1.2.1 Canais de venda
A venda direta é o canal de maior relevância da empresa, tendo a maior representatividade na receita. Os concorrentes diretos usam o mesmo modelo comercial.
Desde 2014 os produtos também são ofertados pelo e-commerce o Rede Natura, que vem crescendo e ganhando a atenção dos consumidores finais.
Em 2016 a Natura iniciou a venda no varejo com lojas inicialmente localizadas em São Paulo (Rede DROGASIL).
1.2.2 Influência do Varejo
O varejo tem uma grande representatividade nesta área, pois os itens são colocados em diversos pontos de venda, supermercados, farmácias, entre outros.
Grandes marcas concorrentes usam este modelo de venda e tem resultados relevantes, tais como Nivea e Sundown.
1.2.3 Influência sazonal
A sazonalidade é muito importante para o impulsionamento de vendas na categoria. O ápice de vendas de protetor solar ocorre no verão, entre os meses de Novembro e Fevereiro.
Consumidor
1.3.1 Dados demográficos
O público usuário é composto por homens e mulheres de todas as faixas etárias já que possuem desde a linha infantil. Porém o poder de compra se concentra em mulheres de todas as classes sociais a partir dos 18 anos de idade.
O público alvo final de compra é composto por mulheres de 20 a 54 anos de idade, das classes B e C.
1.3.2 . Frequência média de compra
O produto geralmente é comprado em épocas sazonais, principalmente no verão.
1.3.3 Principais razões de compra
O produto é comprado geralmente de forma racional pelo seu propósito de proteção e cuidados com a pele, por necessidade. O fator emocional fica em segundo lugar trazendo lembranças da infância e apelo de proteção e saúde das propagandas.
1.4 Objetivos de marketing e comunicação
1.4.1. Objetivo de marketing
Aumentar a visibilidade do produto, comunicando e focando os novos hábitos de consumo do público alvo, buscando mostrar seus benefícios e principais diferenciais
1.4.2. Objetivo de Comunicação
Atingir o público-alvo comunicando os seus diferencias e mantendo o produto na lembrança do público por meio de ações de comunicação.
Verba para comunicação
A marca destina 1% da sua verba líquida anual para esta linha, que resulta em setenta mil reais para 3 meses de campanha.
DADOS RELEVANTES
Diagnóstico de pesquisa
Tabela 2 - Diagnóstico
Briefing A marca Fotoequilíbrio enfrenta a falta de conhecimento do público alvo, e informa ter como objetivo tornar a marca conhecida e aumentar o engajamento. | Plano de marketing Ser um país tropical, o aumento da preocupação com doenças de pele e também o consumo por parte dos homens, são fatores que aumentam as chances de venda do produto no mercado. |
Pesquisa A maioria das pessoas não tem conhecimento da linha. O público predominante são mulheres. Foi confirmado que escolhem a marca pela qualidade, possuem o hábito de comprar protetor solar, mas a maioria utiliza o produto somente na praia. | Diagnóstico A linha não é conhecida, mas a marca Natura sim, trazendo a possibilidade de expansão da linha utilizando a confiança dos consumidores. |
Fonte: Elaborado pela agência Amó.
Os participantes da pesquisa são em sua maioria mulheres, com idade entre 21 e 40 anos, solteiros, com uma renda mensal de dois a três salários mínimos, ensino superior incompleto, sem filhos e residentes na Zona Leste de São Paulo. Entrevistados declaram em sua maioria que assistem a emissora de TV Globo, ouvem a radio Mix FM, não tem o costumo de ler impressos, porém dentre os que leem tem por preferência a revista Super Interessante. Sobre a o consumo de mídia, utilizam o Facebook como principal rede social e ficam conectados através do smartphone, a linguagem que esperam ver em uma propaganda de protetor solar é relacionada a cuidados e saúde, diversidade e novos hábitos de consumo. Os participantes conheceram a Natura através de consultoras, consomem principalmente a linha Ekos, a maioria não tem conhecimento da linha de proteção solar Fotoequilíbrio, consideram a qualidade do produto como principal diferencial e fazem a aquisição dos produtos através da revista. Com relação ao produto protetor solar, a maioria das pessoas faz a compra, utilizam o produto fator 30, somente na praia, pagam em média até quarenta reais, na hora da compra levam em consideração a qualidade do produto, e quando o assunto é proteção solar a primeira coisa que vem à mente é cuidados com a saúde.
...