PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Seminário: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jademarc • 11/10/2013 • Seminário • 436 Palavras (2 Páginas) • 438 Visualizações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa. É um processo contínuo de tomada de decisão estratégica. Não se preocupa em antecipar decisões a ser tomadas no futuro, mas sim de considerar as implicações futuras das decisões que devem ser tomadas no presente. O planejamento estratégico procura especificar como fazer para alcançar tais objetivos. A empresa toda deve ser envolvida no planejamento estratégico: todos os seus níveis, recursos, potencialidades e habilidades, para se obter o efeito holístico e sinergístico da interação de todos esses aspectos.
O planejamento estratégico requer um intenso acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados de maneira contínua e ininterrupta. O objetivo é buscar meios de retroação para que todas as ações corretivas possam ser tomadas imediatamente para a empresa avançar com confiança.
PLANEJAMENTO TÁTICO
O planejamento tático é o conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisão sobre empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis mais baixos da hierarquia da organização. O planejamento tático está contido no planejamento estratégico e não representa um conceito absoluto, mas relativo: o planejamento tático de um departamento da empresa em relação ao planejamento estratégico geral da organização pode ser considerado estratégico em relação a cada uma das seções que compõem aquele departamento.
1. Nível de decisões: o planejamento tático é decidido e desenvolvido nos escalões médios da empresa;
2. Dimensão temporal: é dimensionado a médio prazo;
3. Amplitude de efeitos: as decisões envolvidas abrangem partes da empresa, sua amplitude é departamental.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
O planejamento operacional envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer e está voltado para a otimização e a maximização dos resultados. Tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. O planejamento operacional se baseia em uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas da empresa, no nível operacional. Os planos operacionais relacionados com métodos são denominados procedimentos: servem para estabelecer a sequencia de passos ou de etapas a serem seguidos para a execução dos planos, sendo transformados em rotinas e expressos como fluxogramas ou listas de verificação. Os orçamentos são planos operacionais relacionados com dinheiro. Os programas são planos operacionais relacionados com o tempo. Os regulamentos são os planos operacionais relacionados com comportamentos solicitados.
...