PLANO DE MARKETING
Tese: PLANO DE MARKETING. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Davizao • 31/3/2014 • Tese • 530 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
3. PLANO DE MARKETING
O plano de Marketing tem por objetivo criar um planejamento que auxilie a empresa se estabelecer no mercado de cafés especiais, atingindo seus objetivos.
O planejamento apresentado estuda o mercado em que a empresa estará se inserindo. A partir dessas informações são elaboradas estratégias para tornar a empresa mais.
O Plano de Marketing projeta ações para identificar oportunidades no mercado de forma prática e compatível com seus recursos (humanos, materiais, diferenciais), definindo metas e estratégias. Nessa etapa se traçam métodos e estratégias a fim de posicionar um serviço ou produto no mercado. Assim, a elaboração de um bom Plano de Negócios oferecerá uma maior credibilidade e confiabilidade ao negócio.
Durante a elaboração do plano são feitas as ações necessárias para analisar situações para atingir um ou mais objetivos. Então o Plano de Marketing identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a empresa, sugerindo elementos para que ela seja um empreendimento diferenciado no mercado.
1.1 Marketing Mix
1.1.1 Segmento
O segmento de cafés especiais representa, hoje, cerca de 12% do mercado internacional da bebida. Os atributos de qualidade do café cobrem uma ampla gama de conceitos, que vão desde características físicas, como origens, aromas, variedades, cor e tamanho, até preocupações de ordem ambiental e social, como os sistemas de produção e as condições de trabalho da mão-de-obra cafeeira.
O valor de venda atual para alguns cafés diferenciados tem um sobrepreço que varia entre 30% e 40% a mais em relação ao café cultivado de modo convencional. Em alguns casos, pode ultrapassar a barreira dos 100%. Para diferenciação dos cafés especiais, deve-se ter como base atributos físicos e sensoriais, como a qualidade da bebida, que precisa ser superior ao padrão.
3.1.2 Produto
O conceito de cafés especiais está intimamente ligado ao prazer proporcionado pela bebida. Destacam-se por algum atributo específico associado ao produto, ao processo de produção ou ao serviço a ele associado. Diferenciam-se por características como qualidade superior da bebida, aspecto dos grãos, forma de colheita, tipo de preparo, história, origem dos plantios, variedades raras e quantidades limitadas, entre outras. Podem também incluir parâmetros de diferenciação que se relacionam à sustentabilidade econômica, ambiental e social da produção, de modo a promover maior equidade entre os elos da cadeia produtiva. Mudanças no processo industrial também levam à diferenciação, com adição de substâncias, como os aromatizados, ou com sua subtração, como os descafeinados. A rastreabilidade e a incorporação de serviços também são fatores de diferenciação e, portanto, de agregação de valor.
3.1.3 Preço
O consumo dos cafés especiais cresce de maneira expressiva no Brasil e no mundo comparativamente ao mercado dos cafés comuns. Dados recentes mostram que a demanda pelos grãos especiais cresce em torno de 15% ao ano, principalmente no exterior, em relação ao crescimento de cerca de 2% do café commodity. O segmento representa hoje cerca de
...