PLANO DE MARKETING
Por: Danilo Leite • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 952 Palavras (4 Páginas) • 211 Visualizações
ETAPA 02
PLANO DE MARKETING
Com base nos estudos, identificamos que para darmos inicio ao plano de Marketing precisamos serguir as 3 etapas, Planejamento, Implementação e Avaliar e Controlar.
Dentro do planejamento a primeira coisa que devemos fazer é a analise de ambiente, após definição do publico alvo, posicionamento do mercado, definição da marca, definição dos objetivos e metas, definição das estratégias de marketing e por final um Sumario Executivo.
Fizemos um estudo de segmentação conforme abaixo e identificamos que a Cesi se encaixa no segmento “marketing de Massa” devido a preocupação na produção, distribuição e promoção em massa para todos os clientes
Segmentação de mercado é um processo utilizado para agrupar pessoas com desejos e necessidades semelhantes.
As empresas antes de comercializar seus produtos, precisam conhecer seu publico alvo no segmento escolhido. Optar por mais de um seguimento, desenvolver produtos sob medida, o difere da concorrência, elevando a maiores vantagens. A pesquisa cumpre um papel importante na identificação dos segmentos de mercado. Níveis de segmentação de mercado A segmentação de mercado representa um esforço para o aumento de precisão de alvo de uma empresa. Ela pode ser adotada em cinco níveis: Marketing de massa, Marketing de segmentos, Marketing de nichos, Marketing locais e Marketing indivíduos.
Marketing de Massa: Nessa situação, a empresa se preocupa em produção, distribuição e promoção em massa de um produto para todos os compradores. O argumento para marketing de massa é que ele cria maior potencial de mercado, levam a custos menores que optam por preços mais baixos ou margens maiores.
Marketing de Segmento: Neste caso, a empresa personaliza seus produtos a esse grupo, pois são diferem em seus desejos, poder de compra, localizações geográficas, atitudes e hábitos de compra. Porém são baste similares em desejos e necessidades. Oferece vários benefícios em relação a marketing de massa. A empresa pode criar uma oferta de produto e ou serviço mais ajustada e cobrar um preço apropriado à esse publico.
Marketing de Nicho: Neste caso há um grupo mais restrito, tipicamente um pequeno mercado. As empresas conhecem bem melhor a necessidade de seus consumidores. O Marketing de Nicho atrai alguns concorrentes e exige descentralização em algumas praticas da empresa
Marketing Local: É o Marketing voltado para as características regionais e locais dos consumidores. Com programas e produtos preparados sob medida conforme a necessidade e desejo desse grupo.
Marketing Individual: O último nível de segmentação leva ao “segmento de um comprador", uma vez que um fabricante prepara a oferta, a logística e as condições financeiras sob medida a cada cliente importante.Auto marketing: É a forma de marketing individual em que o consumidor assume mais responsabilidade para determinar que produtos e marcas comprar. À medida que a tendência para o marketing interativo aumentar e o monólogo da propaganda diminuir, o auto marketing crescerá em importância.
A aplicação do 4Ps na empresa é visto da seguinte forma:
Produto com variedade de embalagens, qualidade e zelo.
Preço acessível a todas as classes
Praça: Redes sociais e televendas.
Promoções: Desconto em quantidades grandes de produtos.
Nenhuma falha encontrada devido a frequentes pesquisas de mercado almejando saber: custo, tecnologia, promoções e benchmarking, reconhecendo inovações do mercado.
A nossa equipe concorda com o posicionamento da empresa no mercado, pois a proposta é de levar comodidade e redução de custo as empresas, de oferecer sempre uma solução inteligente e econômica, todos reconhecem a eficiência, agilidade, realização de acordo com as normas de qualidade, custo e vantagem de adquirir os serviços e produtos, a transparecia com os clientes oferecendo suporte através do atendimento diferenciado em horário comercial de segunda a sexta, cumprindo sempre o prazo acordado com cliente garantindo todos os serviços prestados.
Com base no posicionamento da empresa, elaboramos uma Análise de Oportunidades e Ameaças, Forças e Fraquezas conforme abaixo:
FATORES EXTERNO | |
Oportunidades | Ameaças |
∙ Desenvolver um canal de vendas pela internet. ∙ Divulgação da empresa, produtos e serviços em forma de fan page em redes sociais ∙ Agregar mais produtos para ser vendidos, como materiais de informática e papelaria ∙ Formar parceria com grandes fornecedores para conseguir melhores valores de produtos (toners) | ∙ Empresas que vendem produtos falsificados como se fossem originais a preços baixos. ∙ Empresas que importam grandes quantidades de toners compatíveis da china e revendem para clientes finais a preços baixos. ∙ Grandes fabricantes de impressora (HP, Lexmark, Samsung entre outros) trabalhando com outsourcing de impressoras para cliente final. ∙ Matérias prima de produtos (toners) com preços muito altos, e os mesmos ter que ser passado ao cliente que nem sempre entende o aumento. |
FATORES INTERNOS | |
Forças | Fraquezas |
∙ Equipe unida. ∙ Bom atendimento ao cliente sempre buscando a melhor forma de satisfaze-lo. ∙ Produtos (toners) de boa qualidade, dificilmente apresentam problemas de garantia. ∙ Outsourcing (contratos de impressão) onde o cliente consegui ter um melhor controle do que esta sendo impresso, e paga apenas o que utilizou. | ∙ Empresas que vendem o mesmo produto (toners) com valores mais baixos (compatível). ∙ Não cumprimento das entregas no prazo determinado. ∙ Falta de fornecedores de toners originais ∙ Falta de estoque para toners originais. |
...