PLANO DE MARKETING NÍVEL DE ORGANIZAÇÃO
Projeto de pesquisa: PLANO DE MARKETING NÍVEL DE ORGANIZAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Janainatutora • 27/11/2013 • Projeto de pesquisa • 3.785 Palavras (16 Páginas) • 372 Visualizações
INTRODUÇÃO
O atual cenário do mercado de telefonia móvel no Brasil apresenta uma competição estimulada e complexa, influenciado por fatores externos e internos que afetam o mercado constantemente. Este trabalho será um instrumento de suporte para a Organização CLARO S.A, no Estado do Mato Grosso do Sul, a fim de identificar ações que possam agregar vantagem competitiva, contribuindo assim, para encontrar alternativas visando o aumento de sua participação neste mercado.
Este trabalho teve como objetivo traçar um Plano de Marketing para uma organização. E pôde-se entender que o Plano de Marketing é um instrumento indispensável ao desenvolvimento de uma empresa. Devendo ser usada regularmente e também atualizada, permitindo analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. E por meio do Plano de Marketing pode-se definir resultados a serem alcançados e também tendo estratégias para alcançar a competitividade.
Para elaborar um Plano de Marketing deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa, pois uma estratégia de Marketing errada pode destruir uma empresa/produto antes mesmo de ser implementada, independente da qualidade do produto/serviço da empresa ser de alta qualidade ou não. Quando se falar em Estratégia de Marketing, deve-se ter em mente os chamados 4P’s do Marketing: Produto (posicionamento), Preço, Praça (Canais de Distribuição) e Propaganda e Promoção.
DESENVOLVIMENTO
IDÉIAS PRINCIPAIS EXTRAÍDOS DO TEXTO “MARKETING PARA O SÉCULO XXI”, DE PHILIP KOTLER
Com o intuito de criar, conquistar, dominar e manter mercados no século XXI, as empresas devem se atentar para alguns pontos importantes, como:
• Meditar sobre os impactos revolucionários das novas tecnologias e das novas mídias sobre o mercado e as práticas de marketing, tendo em vista que o cenário do mercado está mudando rapidamente e constantemente;
• É necessário entender que o conceito central do marketing é a troca;
• O marketing não tem como única tarefa aumentar a demanda por determinado produto ou serviço. Esse é o nome dado às medidas a serem tomadas quando é necessário buscar um equilíbrio entre demanda e oferta;
• Os gestores de marketing precisam analisar os mercados e a concorrência em termos sistêmicos, interpretando as forças em atuação e suas diversas interdependências, com o objetivo de tomarem as melhores decisões;
• Quando se quer acabar com a demanda por produtos considerados inseguros ou prejudiciais à saúde, como drogas pesadas, tabaco, alimentos ricos em gordura, arma de fogo e outros controversos, a tarefa do marketing é chamada de não-venda;
• O propósito central do marketing é a administração da demanda, ou seja, as habilidades necessárias para gerenciar o nível, a regulagem do tempo e a composição da demanda;
• Há uma aceleração nas mudanças de mercado e as empresas devem se perguntar o que eles encontrarão pela frente.
• As empresas muitas vezes não conseguem reconhecer que seus mercados mudam de tempos em tempos. É necessário entender que as exigências do cliente e as forças competitivas mudam significativamente de tempos em tempos. Sendo assim, é preciso se adequar, pois há dois tipos de empresas: as que mudam e as que desaparecem;
• À medida que o ritmo da mudança se acelera, as empresas não podem mais se basear nas antigas práticas empresariais para manter a prosperidade.
Existe um conjunto de práticas vencedoras em marketing, onde se contribuem para o sucesso de uma organização, principalmente no panorama em que o mercado se encontra atualmente, são elas:
1. Vencer com qualidade superior: qualidade é um ponto fundamental na venda de um produto/serviço, e se o cliente não gostar do que é oferecido, ele não voltará.
2. Vencer com o melhor atendimento: velocidade, sinceridade, conhecimento e solução de problemas, são fundamentais para um bom atendimento e satisfação do cliente.
3. Vencer com preços menores: certa medida de qualidade e atendimento deve se fazer presente para que os clientes sintam que estão comprando com base no valor, e não apenas no preço.
4. Vencer com uma grande fatia do mercado: as empresas líderes em participação no mercado ganham mais dinheiro do que suas concorrentes mais fracas.
5. Vencer com adaptação e customização: Pode acontecer de os compradores terem a necessidade que seus fornecedores modifiquem seus produtos ou serviços para incorporar aspectos especiais de que necessitam. Isso pode representar uma oportunidade para o vendedor.
6. Vencer mediante melhorias contínuas nos produtos: as melhorias nos produtos é uma estratégia muito sólida. Mas quando essas melhorias se esgotam, acabam não fazendo diferença.
7. Vencer devido à inovação no produto: empresas altamente inovadora geralmente conseguem lucrar e se firmar cada vez mais no mercado.
8. Vencer por entrar em mercados de alto crescimento: Mercados com altas taxas de crescimento são atraentes.
9. Vencer superando as expectativas do cliente: atender às expectativas dos clientes irá apenas satisfazê-los, no entanto, superar irá encantá-los e isso provavelmente aumentará a probabilidade de continuarem clientes.
PLANO DE MARKETING
FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO
A Razão Social é CLARO S.A
A Claro está enquadrada na categoria de empresa de grande porte. Possuindo mais de 100.000 empregados e um faturamento anual de R$ 1,4 bilhão.
A operadora CLARO atua no Estado de Mato Grosso do Sul, assim como no Brasil, nos seguintes segmentos: Telefone fixo, Telefone Móvel, Banda Larga e TV por assinatura; é uma concessionária de serviços de telecomunicações do Brasil.
A organização CLARO é uma operadora de telefonia móvel que foi criada no Brasil. Ela é controlada por uma empresa mexicana, o Grupo América Móvil, um dos maiores grupos de telefonia móvel do mundo que, a partir de 2006, passou a adotar a marca CLARO em 15 países da América Latina. São eles: Argentina, Uruguai, Paraguai, Costa Rica, Chile, Equador, Nicarágua, Guatemala, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Honduras e o Brasil.
E aqui em nosso
...