PLANO DE MARKETING: PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE MACADÂMIA
Por: mugabarron • 27/4/2018 • Trabalho acadêmico • 806 Palavras (4 Páginas) • 394 Visualizações
PLANO DE MARKETING
PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE MACADÂMIA
Discentes:
Henrique Pedroso
Juliana Trevisan
Murilo Gabarron
Bauru, 2018
A macadâmia é um fruto doce extraído de uma árvore originária da Austrália, mais precisamente a amêndoa da noz, ela pode ser consumida in natural descascada ou torrada e salgada. A Macadâmia também é usada pela indústria na composição de confeitos, chocolates, sorvetes e pães, e ainda serve como matéria-prima para a fabricação de cosméticos. É também muito utilizada em produtos premium, como sorvetes especiais. Em São Paulo, a amêndoa da noz torrada e salgada pode ser encontrada pelo consumidor final por pelo menos R$ 60 o quilo.
Descascada, crua, torrada e salgada, a noz é utilizada na fabricação de chocolates belgas, sorvetes e confeitos. A amêndoa tem um leve sabor amanteigado e seu óleo é rico em ácido palmitoleico, que equilibra os níveis de colesterol e é utilizado em cosméticos de ação rejuvenescedora.
Nos últimos seis anos, o total de macadâmia colhido pelos agricultores brasileiros mais do que dobrou. Mas ainda falta produto no mercado, de acordo com a ABM (Associação Brasileira de Noz Macadâmia).
Uma das barreiras para aumentar a produção de macadâmia no país é que o investimento para a formação de pomares pode levar dez anos para ser recuperado. A macadâmia é adequada ao produtor que pensa em investimento de longo prazo. Isso porque a planta começa a produzir em cinco anos, mas somente a partir do décimo ano é que acontece o retorno. Mas uma pesquisa realizada em São Paulo mostra que esse tempo pode ser reduzido pela metade quando o plantio é feito em parceria com o café, isso porque o pé de café é mais adubado e proporciona um sombreamento nas raízes do pé de macadâmia, e também exige as mesmas condições de clima e solo e utiliza mão-de-obra com o mesmo tipo de qualificação.
Atualmente a maior produtora de macadâmias é a Queen Nut, situada na cidade de Dois Córregos, onde ela exporta mais de 50% dos seus produtos para outros países.
Analisando o mercado e o maior concorrente, chegamos à conclusão que nosso objetivo é tornar-se líder no mercado interno de macadâmias (com a venda tradicional, in natura) nos 5 primeiros anos de colheita, e nos próximos 5 anos potencializar com a criação de produtos sazonais de macadâmia, através de forte divulgação.
Nossa meta será educar potenciais clientes para com o consumo da macadâmia com a criação de produtos sazonais: panetone com macadâmias para o natal, barra de cereal de macadâmia para dar energia no carnaval, ovos de pascoa com macadâmias, pé de moleque com macadâmia, paçocas de macadâmia para festas juninas, doces finos com macadâmias para o dia das mães, dos pais e dos namorados e sorvete de macadâmia para primavera e verão. Com isso aumentar o faturamento atraindo e fidelizando os clientes tanto para os produtos sazonais como para os produtos da linha básica, que será encontrado nos mercados todos os dias. Para a industrialização destes produtos iremos procurar empresas que já fabricam tais itens, mas
...