PRO INTER
Artigo: PRO INTER. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: eeduardo • 29/7/2014 • 855 Palavras (4 Páginas) • 464 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Logística
ATPS “Aspectos Legais da Empresa o novo direito empresarial”
Direito Empresarial
Prof. EAD MSc. Luiz Manuel Palmeiras
TABOÃO DA SERRA / SP
2012
ATIVIDADE AVALIATIVA - ATPS
Prof. EAD MSc. Luiz Manuel Palmeiras
Professor tutor presencial: Sebastião A. Silva
Professor tutor a distância: Tania Mª. Alves Capodifoglio
Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Direito Empresarial para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
TABOÃO DA SERRA / SP
2012
INTRODUÇÃO
O propósito deste trabalho é adquirir conhecimento sobre os “Aspectos Legais da Empresa, o novo Direito Empresarial.”
A identificação junto à empresa Auto Locadora Canoense, irá nos mostrar quais as conseqüências geradas em razão da elevada carga tributária exigida no Brasil.
ETAPA 1
Conceitos
Começando pelo direito comercial que é o ramo que cuida da regulamentação de relações vinculadas à pessoas, atos, locais e contratos de comércio. Por sua vez abrange o conjunto de normas relativas aos comerciários exercendo a profissão.
O direito comercial tem dois critérios;
Objetivo: que é aquele que aborda os atos do comercio propriamente ditos.
Subjetivo: diz respeito a pessoa que desempenha a função de comerciante.
Além do que, ele é adaptável as necessidades das mudanças constantes das empresas, do mercado e da sociedade em geral. Bastando apenas respeitar os cinco princípios básicos que ele possui:
Direito Profissional (na medida em que resolve conflitos próprios dos empresários.)
Individualista (faz parte do direito privado e regula relações entre particulares)
Consuetudinário (tem por base os costumes dos comerciantes)
Progressivo (evolui-se ao longo do tempo)
Internacionalizado (adapta-se ao fenômeno da globalização).
Já dando continuidade, o direito comercial é um conjunto de normas disciplinares das atividades negociais comerciantes ou de qualquer pessoa, física ou jurídica, destinada a fins de natureza econômicas, de que habitualmente seja dirigida à produção de bens ou serviços conduzidos a resultados patrimoniais ou lucrativos.
Entenda-se assim, que o direito comercial abrange um conjunto enorme de tópicos a serem seguidos com as obrigações dos comerciantes, o regime dos nomes e sinais distintos do comercio, as sociedades empresarias, contratos específicos de comercio, títulos de credito, propriedades intelectuais entre outros.
Por evolução da empresa, entende-se como, a antiga sociedade comercial que é hoje chamada de sociedade empresária e tem seus instrumentos de constituição e alterações registrados em junta comercial, enquanto as antigas sociedades civis são, atualmente, tratados por sociedades simples e registradas em cartório.
ESCOLHA DA EMPRESA
Auto Locadora Canoense Ltda.
Canoense Rent a Car
Locação de veículos
...