PRODUÇÃO TEXTUAL GRUPO
Trabalho Universitário: PRODUÇÃO TEXTUAL GRUPO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vestena • 22/10/2014 • 715 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
1 INTRODUÇÃO
A busca da eficácia na comunicação representa para as organizações contemporâneas o seu principal desafio. Essa procura exige dos seus gestores habilidades para minimizar os problemas da comunicação, buscando aliar e aproximar todas as áreas, de forma a permitir uma sinergia propulsora da satisfação e de um ambiente favorável à motivação.
A escolha do tema “A Comunicação Interna como fator Fundamental para o sucesso nas Organizações”, se constitui de vital importância, por fornecer subsídios para a melhoria dos processos de comunicação dentro das empresas. Este tema propicia aportes para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o desempenho profissional de cada integrante de uma organização.
A comunicação, embora não considerada importante por muitas empresas e pessoas, vem sendo apontada como uma ferramenta essencial e estratégica nas relações profissionais e sociais. É um instrumento que influencia funcionários e gestores no exercício das funções organizacionais e nas relações com seus clientes internos e externos.
2 DESENVOLVIMENTO
Nos dias atuais, a eficácia na comunicação vem se constituindo como um desafio a ser enfrentado pelas organizações de todos os tipos e tamanhos, por se caracterizar como o vetor principal para o sucesso empresarial.
Nos países desenvolvidos e em boa parte nos emergentes, a comunicação vem sendo tratada pelas empresas com prioridade e preocupação, considerada valiosa nas relações interpessoais, intergrupais e interorganizacionais.
A comunicação se constitui como uma das competências mais exigidas pelas organizações modernas. Fundamental nos relacionamentos internos (com superiores, pares e colaboradores de um modo geral) e externos (com outras organizações: clientes, concorrentes, entidades reguladoras, governos e demais públicos).
Sendo assim, Hoogan (1995, p. 213) conceitua comunicação como:
O ato de comunicar: estar em comunicação com alguém. / Aviso mensagem, informação: comunicação de uma notícia. / Psicol. Transmissão da informação no interior de um grupo, considerada em suas conexões com a estrutura desse grupo. / Meio de ligação: vias de comunicação.
Comunicação não pode ser apenas caminho de ida. O retorno dela é o grande resultado esperado quando o emissor emite a mensagem. Falar com as pessoas não quer dizer que necessariamente estabeleceu-se uma comunicação. E esse é um dos grandes problemas em toda a sociedade. Todos têm o costume de afirmar que falaram, disseram, ou seja, cumpriram com a missão, ou, passaram à frente a mensagem, sem ao menos analisarem os canais adequados de comunicação, e receber um retorno, confirmação, de que a mensagem foi compreendida.
Segundo Maximiano (2004, p. 336 e 337):
O processo de comunicação compreende a transmissão de informação e de significados. Se não há transmissão de informação ou de significado,
...