PROINTER ANHANGUERA
Por: Juliana Correa • 12/6/2015 • Monografia • 2.178 Palavras (9 Páginas) • 819 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
POLO: OSASCO
1ª SÉRIE
ROSELY CORREA LEITE RA 2816712872
RELATÓRIO FINAL
PROJETO INTERDISCIPLIAR APLICADA EM TECNOLOGIA EM MARKETING PROINTER I
DISCIPLINAS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL, TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO, EMPREENDEDORISMO e DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
PROFESSORA-TUTORA A DISTANCIA ANA CRISTINA AQUINO
OSASCO/SP
2015
ROSELY CORREA LEITE
RELATÓRIO FINAL PROINTER I
PLANO DE NEGÓCIO
Trabalho de Conclusão do Projeto Interdisciplinar do
Curso Tecnologia em Marketing, Universidade Anhanguera,
como requisito parcial à obtenção de nota do Prointer I.
Orientadora: Tutora a distância Ana Cristina Aquino
OSASCO/SP
2015
RESUMO
Este estudo irá abordar o planejamento e desenvolvimento de um plano de negócios fundamentado para uma Empresa de Arquitetura. Através das pesquisas realizadas pudemos estabelecer parâmetros para o desenvolvimento de um plano de negócios para uma Empresa com aproximadamente dois anos de atuação, onde o produto e a produção se encontra estruturada, porém até então não existia um plano de negócios elaborado por um profissional especializado. Desta forma, este estudo tem por objetivo demonstrar que todos os negócios necessitam de planejamento a curto e longo prazo, e que os Empreendedores devem ter uma visão além da formulação de um bom produto ou serviço, ou seja, devem se preocupar não só com a produção e a captação de novos clientes, mas também precisam enxergar que todo negócio depende de uma complementação de competências e que um plano de negócios é tão relevante quanto o marketing empregado a Empresa.
INTRODUÇÃO
Ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações com outros trabalhos existentes, não devendo repetir ou parafrasear o resumo nem antecipar as conclusões e recomendações contidas ou decorrentes do estudo. Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter didático das ideias e da matéria tratada.
A introdução deve situar o leitor no contexto do tema pesquisado, colocando-o a par dos antecedentes, tendências, pontos críticos, preocupações, justificativas e razões do trabalho, para, em seguida, colocar as questões de pesquisa ou perguntas a serem respondidas, assim como as possíveis contribuições esperadas do estudo e suas implicações.
ENTREVISTA – Considerações e observações sobre a entrevista
A entrevista realizada com o Empreendedor no ramo da Construção Civil em aspectos gerais foi produtiva, cujo, a mesma nos permitiu esclarecer e compreender sobre o tema do Empreendedorismo. Através das trocas de informações com o entrevistado,
foi feita uma análise dos pontos positivos e negativos do deste estudo de caso, onde levou –se em consideração a sua vivência e ramo de atuação.
O principal ensinamento que podemos concluir da entrevista é que o profissional Empreendedor se caracteriza pela sua motivação em busca de um ideal, e pela necessidade de inovação de um produto ou de uma prestação de serviço diferenciada,
e Apresentar algo novo diante de um mercado competitivo, onde muitos profissionais se capacitam para tal, principalmente pela formação acadêmica, porém para se destacar o profissional deve adquirir conhecimento no setor comercial, buscando
auxílio de profissionais que se somem ao seu negócio e complementem as competências necessários para o desenvolvimento do produto ou serviço que uma
preços competitivos e qualidade técnica e plástica.
Por fim, concluirmos que a entrevista nos permitiu entender os principais fatores motivadores que levam o profissional a se tornar um Empreendedor. Analisamos que um negócio necessita não só apenas de uma idéia inovadora para obter sucesso, é necessário que um conjunto de fatores externos, como situação econômica, conhecimento do produto oferecido, e visão para entender as tendências do mercado, interferem diretamente na implementação do negócio.
Em análise junto aos dados coletados na entrevista realizada com Empreendedor, foi possível estabelecer parâmetros positivos e negativos quanto às tomadas de decisão e enfoque do profissional entrevistado, onde foram esclarecidos pontos relevantes ao entendimento do tema.
Os principais pontos positivos avaliados em relação ao entrevistado em seu ramo de atuação foram:
-Conhecimento do produto e do serviço oferecido pelo negócio.
-Agregação de profissionais que possuíam conhecimentos técnicos e práticos, com formação acadêmica na área de atuação, e assim, complementando as competências dos sócios.
-Aprimoramento das ferramentas de trabalho para o desenvolvimento do negócio. Os sócios se encontram atentos as tendências do mercado, e buscam novas tecnologias, a fim de, oferecer um produto de qualidade e preço competitivo.
Conforme cita o Professor José Dornelas o Empreendedor deve agregar profissionais para o desenvolvimento do seu negócio.
“Todo empreendedor, após ter clareza do negócio que vai criar e decidir colocar em prática seu sonho, precisa montar a equipe inicial que dividirá com ele o desafio de tirar do papel a ideia de negócio.” (DORNELAS, Jose. Escolha bem os primeiros funcionários da sua empresa. Fevereiro de 2015).
Portanto, o Empreendedor entrevistado possui a característica de valorizar as competências dos profissionais parceiros em seu negócio, onde busca elevar as qualidades de cada um e oferecer capacitação diante de suas dificuldades.
Em contra partida foi analisado também que o negócio possui pontos a serem aprimorados, ou seja, pontos negativos:
- A empresa precisa definir um plano de negócio em longo prazo, que permita a sua expansão com mais ousadia.
- Os sócios devem estar sensíveis as mudanças do mercado da Construção Civil, onde necessitam do apoio de profissionais na área comercial para desenvolvimento de um produto inovador com um diferencial de preço e qualidade, além da definição de uma marca que possa projetar a empresa no ramo de atuação.
...