PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA I
Por: mutreta • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.747 Palavras (11 Páginas) • 455 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE RIBEIRÃO PRETO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA ONLINE
NAIARA DE OLIVEIRA ANTONELLI RA 8379823539
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA I – (PROINTER I)
PROFESSOR-TUTOR EAD MONIQUE MARGARETH METZNER DE LIMA
RIBEIRÃO PRETO / SP
2014
NAIARA DE OLIVEIRA ANTONELLI
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ADEQUAÇÃO DO
DESAFIO PROFISSIONAL A PROPOSTA DO PROINTER I
Projeto Interdisciplinar aplicado à Tecnologia em Gestão Financeira I, apresentado como requisito do curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera Uniderp, polo Ribeirão Preto, sob a orientação da tutora EaD Monique M. M. de Lima.
RIBEIRÃO PRETO / SP
2014
SUMÁRIO
RESUMO 4
1. INTRODUÇÃO 5
2. CORPO DE ENSAIO 5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERENCIAS 10
RESUMO
O empreendedor deve ter um plano de negócios e um plano estratégico de médio e longo prazo. Esse planejamento deve conter marcos a serem obtidos, definindo os resultados esperados e o prazo para sua consecução. A empresa deve gerenciar-se com base em objetivos e metas. Isso significa que a empresa deve ter foco: escolher suas prioridades e definir metas de resultados dentro desses objetivos. Devem-se evitar metas altíssimas e inalcançáveis, pois ela só gerará desestímulo e frustração. O planejamento favorece assumir riscos moderados, só é possível ter altos ganhos com maiores riscos, porém é preciso ao máximo minimizar os riscos e antecipar-se a eles. Na maioria das vezes, não é boa ideia fazer o mesmo que a concorrência faz. O ideal é criar um cenário em que sua empresa agregue algumas características e vantagens e despreze outras, de modo a se destacar no mercado. É preferível alcançar um público menor, mas com baixa concorrência, do que disputar um público muito amplo de concorrência “sangrenta” e indiferenciada. É ideal que o empreendedor conheça o seu negócio. Isso não significa que ele já domine todo o assunto, mas sim que tem prazer e interesse em buscar aprender um pouco mais a cada dia. O prazer gera interesse, que gera busca de conhecimento. O empreendedor que “vai atrás” de informações por prazer acaba não se restringindo ao óbvio, isto é, ao que propõe sua concorrência: esse empreendedor vai buscar estudar e visitar lugares de outros ramos de atuação, para obter ideias inovadoras para o seu negócio. Para se transformar em um empreendedor de sucesso é necessário ser ousado e conseguir enxergar uma oportunidade, onde outros talvez não consigam enxergar. Ter ética também é algo essencial para um bom empreendedor e para uma empresa, quer seja essa grande ou pequena, a ética é determinante na evolução da mesma.
Enfim, O mercado de trabalho atual exige profissionais flexíveis, com conhecimentos e habilidades, ética e etc. Por isso cada vez mais precisamos estar atento a essas tendências, e ajustar nosso perfil profissional de tal maneira a ser bem sucedido nesse mercado competitivo.
1. INTRODUÇÃO
Tema: Empreendedor de Sucesso!
Muitas pessoas hoje em dia tem o desejo de trabalhar “por conta”, de ter seu próprio empreendimento e ser seu próprio patrão. Mas esbarram muitas vezes na falta de preparo para exercer essas atividades, ou até mesmo na falta de conhecimento do que envolve ser um empreendedor de sucesso. A escolha do tema se dá devido a essa falta de conhecimentos de muitos. Segue abaixo argumentos sobre o que envolve o empreendedorismo, não existe uma receita pronta de como ter um negocio que dará certo, mas existem qualidades que são essências para se transformar em um empreendedor de sucesso, como por exemplo, a relação existente entre o empreendedor e o empreendimento e uma fundamentação teórica sobre o que envolve ser um empreendedor.
2. CORPO DE ENSAIO
Empreendedorismo é fazer acontecer, independentemente do cenário, das opiniões ou das estatísticas. É ousar, fazer diferente, correr riscos, acreditar no seu ideal e na sua missão. É propor ideias criativas seguidas de ação, é ter a capacidade de envolver a equipe, de buscar oportunidades, ter visão global e de resultados e trabalhar com foco nas soluções rápidas. Mas cada um desenvolve seu próprio estilo, não existe uma receita pronta.
2.1. Relações entre empreendedor e empreendimento
Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
Muitos têm medo de investir em um empreendimento e não obter os lucros esperados ou da concorrência ser maior que se imaginava. Outro motivo que acredito influenciar os profissionais é o medo de arriscar por causa da crise financeira existente no mercado.
Realmente, acredito que a incerteza de muitos se o negocio vingará ou não é determinante na questão de profissionais arriscarem em um empreendimento;
Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais?
...