PROJETO INTERDISCIPLINAR - PLANO DE NEGOCIOS
Dissertações: PROJETO INTERDISCIPLINAR - PLANO DE NEGOCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marhenza • 2/10/2013 • 4.118 Palavras (17 Páginas) • 1.437 Visualizações
Apresentação do Trabalho
A internet representa um novo e promissor, campo de atuação para os empreendedores. O e-
commerce se mostra como uma modalidade que pode ser rentável. O desenvolvimento
econômico do Brasil e o incentivo a criação de microempresas prestadas por organizações
como o BNDES e o SEBRAE tornam o país propício para prática do empreendedorismo.
Dentro deste campo, as práticas de inclusão digital e barateamento da internet, tornam o
cenário propício para a criação de empresas voltadas para o mercado digital, e aqui se
destacam os e-commerces, setor que cresce desde o inicio da última década mais de 32% ao
ano. Para aproveitar esse momento oportuno será elaborado um plano de negócios que irá
estruturar os processos fundamentais, as estratégias e os objetivos da empresa e analisar
atratividade e viabilidade do projeto. O foco são as áreas de marketing e finanças.
De acordo com o professor de Inovação e Estratégia Eduardo Fagundes, autor do livro como ingressar Nos Negócios Digitais, alguns autores acreditam que o e-commerce tem a sua origem no final do século 19 quando Richard Sears, fundador da rede americana Sears, começou seu negócio vendendo relógio através de telegramas para seus colegas na época em que era de estação de trem.
Fagundes destaca que o e-commerce como conhecemos hoje se iniciou no final da década de
1960, mas foi só a partir de 1993 que as novas tecnologias, em constante evolução,
permitiram as empresas executarem função de negócios eletrônicos (e-business) com maior eficiência, rapidez, e menores custos.
Diante de uma crescente tendência de compras online, o fenômeno do comercio eletrônico se apresenta em uma linha ascendente que traz benefícios tanto para os consumidores como para as empresas que adotam a modalidade.
Tipo de transação comercial feita especialmente por meio de equipamento eletrônico, como o computador, por exemplo, o e-commerce ou comércio eletrônico, proporciona benefícios palpáveis tanto ao consumidor como para as empresas. Por isso mesmo tem apresentando uma tendência de crescimento em diferentes países, incluindo o Brasil.
Na realidade o comércio eletrônico não se limita as compras pela internet como muitos
imaginam. Existem várias modalidades: Business to Business (B2B), que consiste na relação
dos negócios entre empresas; Business to Consumer (B2 C), que é a interação entre empresa e
consumidor; e-Gov, que são transações entre empresas (B2A) ou pessoas físicas (C2A) com a
administração pública; m-Commerce, que é relativamente novo no mercado por tornar
Pagina 4
possível a compra de produtos diversos por dispositivos móveis; e o s-Commerce, que chega
ao mercado para mostrar o potencial de compra que uma rede social tem.
Os números do comércio eletrônico do Brasil continuarão em ascensão em 2013. De acordo
com a previsão realizada pela e-bit, empresa especializada em informações do setor, o e-
commerce B2C deve apresentar um crescimento nominal de 25%, chegando a um faturamento de 28 bilhões em 2013. A tendência é que o ano apresente um resultado melhor que 2012 em virtude da retomada do crescimento econômico e da aceleração das vendas de dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Outra explicação para que o setor mantenha o ritmo de crescimento é pela constante entrada da classe C e D. Aproximadamente 56% dos novos entrantes pertencem a essa classe.
O presente trabalho visa demonstrar a viabilidade econômica de uma loja virtual.
Oportunidades e Ameaças - Análise Micro Ambiental e Macro Ambiental
Macro ambiente: Consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente, tais como, demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.
Naturais: Uma ameaça seria a falta de energia, que ocasionaria o não acesso a internet. Demográficas: Algumas forças demográficas que ajudariam na nossa empresa seriam o aumento de mulheres no mercado de trabalho, já que elas somam a maioria dos nossos futuros clientes, de acordo com a nossa pesquisa de mercado.
Econômicas: O crescimento econômico do país, a disponibilidade de crédito, são fatores que ajudam no crescimento da economia da nossa empresa.
Tecnológica: Esse é o setor mais importante para nós, por sermos uma empresa de e-
commerce, a tecnologia eficiente é indispensável. O crescimento de compras via internet é notório, porém, há algumas barreiras a serem quebradas, como a eficiência de uma compra, a segurança, e a cultura das pessoas em comprarem diretamente na loja. Por isso, temos que usas a tecnologia de ponta, a inclusão digital ao nosso favor.
Políticas: Código de defesa ao consumidor, leis e políticas públicas e regulamentações são algumas políticas que devemos enfrentar.
Cultural: Os gostos, preferências, hábitos e atitudes das pessoas direcionam a decisão de compra para determinados bens e serviços em detrimentos de outros. A sociedade molda crenças, valores e normas que definem, em grande parte, mudanças de demanda por determinados produtos. Por isso, ser uma empresa social e ambientalmente responsável é uma saída para podermos conseguir novos clientes, além de oferecer produtos diversificados, para qualquertipo de público, assim não havendo distinção do mesmo.
Pagina 5
Microambiente: Consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes, a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos.
Fornecedores:
...