PROJETO INTERDISCIPLINÁRIO APLICADO EM CURSOS TECNOLÓGICOS SUPERIORES I
Trabalho acadêmico: PROJETO INTERDISCIPLINÁRIO APLICADO EM CURSOS TECNOLÓGICOS SUPERIORES I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 401974 • 10/9/2014 • Trabalho acadêmico • 1.054 Palavras (5 Páginas) • 354 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
FACULDADE ANHANGUERA DO TABOÃO DA SERRA
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE GESTÃO
EM RECURSOS HUMANOS
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA I (PROINTER I)
TUTOR (A) PRESENCIAL: Pereira
Tutor (a) Presencial: Pereira.
Atividade: Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Anhanguera UNIDERP, como exigência parcial do Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I) para a obtenção de nota, sob a orientação do Tutor (a) Presencial: Pereira.
TABOÃO DA SERRA / SP
30/05/2014
Sumário
1. APRESENTAÇÃO 1
2. DESENVOLVIMENTO 1
2.1 O PROCESSO EMPREENDEDOR 1
3. ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR. 4
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
6. ANEXOS 7
1. APRESENTAÇÃO
O conceito empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, nos últimos anos vem ficando mais intenso, apesar de ser um tema amplamente discutido, atualmente possui várias definições, seu conceito é muito subjetivo, seu tema varia de autor para autor, cada um em sua respectiva área.
A formação do empreendedor não inclui receitas infalíveis, cada empreendedor desenvolve sua própria receita de sucesso, ele também identifica oportunidades para criação de empresas e valores, atua com uma maneira diferenciada de alocação de recursos, aperfeiçoa o processo organizacional, diminuição de gastos e melhorias de resultados, um processo que vai além de abrir empresas, com habilidades que ele vem a adquirir ao longo da vida e os aperfeiçoa. Para transformar uma ideia em negócio é muito mais difícil do que se aparenta.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 O PROCESSO EMPREENDEDOR
O termo “empreendedor” surgiu na economia francesa por volta do século XV e XVII. É aquele que se compromete com um trabalho ou uma atividade específica, ou seja, veio para ser usado para identificar indivíduos ousados que estimulam o progresso econômico, buscando novas e melhores formas de fazer as coisas. Pode ser expresso como aquele que dá origem à empresa, considera-se também aquele que consolida o empreendimento, fazendo com que ele ultrapasse sua excelência. É o dono ou sócio da empresa, que procura criar riquezas e não somente começar um negócio meramente como um meio de substituir renda (ou seja, trabalhar para si mesmo ao invés de trabalhar para outros), é aquele que adquiri capacidade para planejar e empreender um négocio, fazendo assim com que seu planejamento seja concretizado ou que seu empreendimento prospere.
Segundo o economista austríaco J. A. Schumpeter (1934),
“O empreendedor é o conceito de inovação e associando ao desenvolvimento e ao aproveitamento de oportunidades em negócios”.
Segundo (Hisrish, 1986),
“A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo”.
Figura 1 (ANEXO I): Evolução historica das teorias administrativas (adaptado de Escrivão Filho, 1995).
O conceito empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, nos últimos anos, onde ficou mais intenso no final da década de 1990, sendo que no período de 2000 a 2010 ficou como marco na consolidação do tema para o país. Em 2010 o TEA (Atividade Empreendedora Inicial) foi de 17,5%. A maior desde que a pesquisa foi realizada no país, considerando a população adulta em torno de 120 milhões de pessoas, esse percentual da população brasileira gerava em torno de 21,1 milhões de brasileiros que estava à frente de atividades empreendedoras em 2010, apenas a China possuia mais empreendedores que o Brasil.
Figura 2 (ANEXO I): TEA – Atividade Empreendedora Por País.
O termo empreendedorismo tem muitas origens, que são propostas por pesquisadores de diferentes campos, que utilizarão os princípios de suas próprias áreas de interesse para constituir o conceito. Para um processo empreendedor é preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver, e do mercado no qual quer se
...