Para Uma Guerra
Ensaios: Para Uma Guerra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leisejosiane • 3/6/2013 • 375 Palavras (2 Páginas) • 318 Visualizações
Artigo: Para uma guerra global, uma moeda global
A chamada guerra cambial acaba afetando muitos países, quando há valorização de moeda estrangeira, pois ela se sobrepõe à moeda que é utilizada em determinados países.
A moeda brasileira, o Real, é bem visto em países estrangeiros, já o Dólar e o Euro, estão em descrédito, não por não possuírem mais valor, e sim, por não conseguirem mais atuar cambialmente falando, como em outros tempos, em virtude das turbulências que vem sofrendo, seus países de origem.
Há outras moedas já globalizadas, como o iene e a libra. Por que não globalizar o Real também? O Brasil é um país em crescimento, é bem visto no comércio mundial, como um todo, além de seu sólido Sistema Financeiro.
Acredito como no artigo, que o Brasil deveria sim avançar, e internacionalizar a sua moeda. Poderia fazer com que a indústria nacional se sinta valorizada, podendo se tornar mais competitiva no momento de negociação com outros países.
O Brasil possui muitas riquezas, e com certeza o Real é uma delas, e que pode se tornar ainda mais valiosa, se o governo for eficaz e interferir no que tange algumas reformas e investimentos necessários para que esta internacionalização ocorra.
Artigo: Uma decisão longe da unanimidade
A queda na taxa SELIC, vem sendo percebida há algum tempo, porém, esta taxa não deveria mais estar baixando, no mínimo, deveria estar se mantendo, pois a indústria não reagiu como deveria, mas pelo menos, não está mais em declínio, entre outros motivos.
Em agosto deste ano, a produção industrial não alcançou os índices do ano passado, mas mesmo assim, em comparação a julho deste ano, teve um aumento considerável, principalmente o ramo de automóveis, e de eletrodomésticos da linha branca e móveis.
Com este aumento, os empresários estavam otimistas e considerava-se que a Selic não baixaria mais, o que não aconteceu.
Com os poucos dados relatados acima, unidos aos demais que há no artigo, pode-se perceber que realmente não há muita coerência no que tange a unanimidade desta nova e mais recente baixa na taxa Selic, pois, enquanto alguns comemoram um pequeno avanço na indústria, a declaração do Diretor do BC, sobre a estagnação econômica de alguns países de economias mais avançadas, é levada em consideração e pode ter realmente influenciado mais esta queda.
...