Pensamento Sitemico
Trabalho Universitário: Pensamento Sitemico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaviatamiris • 23/9/2013 • 927 Palavras (4 Páginas) • 350 Visualizações
Introdução
Pensamento sistêmico nada mais é do que criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas, segundo Peter Senge. É a disciplina que permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico.
Complexidade
Complexidade são os problemas e variáveis presentes em uma situação, sendo que esta deve ser enfrentadas pelos administadores e pela organização
A complexidade corresponde à multiplicidade, ao entrelaçamento e à interacção contínua da infinidade de sistemas e de fenómenos que compõem o mundo, as sociedades humanas, a pessoa humana e todos os seres vivos. Não é possível reduzir a complexidade a explicações simplistas, a regras rígidas, a fórmulas simplificadoras ou a esquemas fechados. Ela só pode ser entendida e trabalhada por um sistema de pensamento aberto, abrangente e flexível Falar em pensamento sistêmico significa dizer que tudo depende de tudo, ou seja que tudo é complexo, sendo assim é de fundamental importância as pessoas entenderem e lidarem com a complexidade.A mesma é composta de diversas idéias interdependentes:
A ideia de complexidade está relacionada aos problemas e situações complexas, estas devem ser encaradas como produto de múltiplas causas e variáveis interdependentes
Quando as pessoas lidam com uma situação complexa elas tem que tratar esses problemas complexos como se fossem simples.
Na sociedade moderna aparecem problemas de natureza intrinsecamente
complexa, causados pela interação de diferentes fatores, que nas décadas anteriores
eram inexistentes, tais como: grandes concentrações urbanas, esgotamento de
recursos naturais, transportes, ecologia, educação, evolução tecnológica avançada,
catástrofes naturais ou causadas pelo homem, dentre outros. Tais aspectos
constituem a complexidade da situação contemporânea para os administradores das
organizações públicas e privadas, influenciando em suas decisões. Vale dizer que a
ferramenta para enfrentar a complexidade consiste no enfoque sistêmico, também
chamado de pensamento sistêmico. Esse novo pensamento possibilita entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas complexos e oganizar soluções para problemas complexos.
Na sociedade moderna as organizações que mais enfrentam problemas muitos complexos são os portos e aeroportos, organizações multilaterais,como consórcios de empresas, prefeituras de grandes cidades, entrepostos de abastecimento cooperativas entre outras.
Capitulo 9
Ànalise e planejamento de sistemas
As organizações são sistemas formados por sistemas, que se juntam em sistema cada vez maiores.
Existem sistemas que não tem uma coordenação que engloba todos os componentes, por exemplo os de transportes e os órgãos de fiscalização e licenciamento.Outros sistemas foram criados deliberadamente como os grande aeroportos , os sistemas intermodais de transportes e os sistemas de produção e distribuição e serviçõs das grande organizações.
Todos os tipos de sistemas apresentam falhas, quando possui mal planejamento em alguns casos, ou quando entram em processo de degeneração. Eles estão integrados dentro de um ambiente, formado por outros sistemas que se organizam em sistemas cada vez maiores .
O ambiente de um sistema é um conjunto de elementos que não fazem parte do sistema,
...