Pesquisa De Mercado
Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa De Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ymigan • 16/10/2014 • 1.812 Palavras (8 Páginas) • 279 Visualizações
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo precípuo realizar uma análise do texto “Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC”, relacionando aos conceitos e conteúdos lecionados durante o semestre.
Para tanto, serão abordados de maneira objetiva, os pontos indicados pela proposta de atividade, bem como, tentar-se-á encontrar possível solução para o problema o qual vem enfrentando a empresa Microsoft, apontado no texto apresentado.
Ademais, serão trabalhados conceitos próprios da administração e do gerenciamento de negócios.
Ressalte-se ainda, que a realização deste trabalho possibilitou o aprimoramento do conhecimento das disciplinas aprendidas durante o curso.
Desenvolvimento
Pesquisa de Mercado
A pesquisa de mercado permite ao empreendedor entender seus potenciais clientes. Conhecer seus concorrentes e tomar consciência se de fato existem pessoas dispostas a pagar por seus produtos. Desse modo, a pesquisa de mercado compreende a coleta e análise de informações que auxiliam o empreendedor a tomar decisões de forma estratégica.
Através dessa pesquisa, o empreendedor pode identificar as necessidades e desejos ainda não atendidos de seus potenciais clientes, de modo a possibilitar que ele trabalhe em cima de tais fatores.
Dessa, forma, a pesquisa de mercado compreende os seguintes passos: definição dos problemas, planejamento, investigação, coleta e análise de dados e informações. A pesquisa de mercado é imprescindível quando o objeto da organização é atender as exigências e desejos de um mercado alvo, qual seja, o que a empresa atua ou que pretende atuar. Quanto maior o conhecimento da empresa sobre os fatores que envolvem o mercado, maior o desempenho da empresa dentro do mesmo.
Todavia, apenas realizar a pesquisa de mercado não é suficiente para se alcançar o sucesso, é preciso saber como aplicar as informações e dados coletados através da pesquisa. É preciso fazer uma análise cuidadosa dos problemas e limitações, bem como, das oportunidades oferecidas pelo mercado que a organização almeja atingir.
O mercado encontra-se num estágio, onde o mesmo tem ficado mais competitivo a cada dia, ele está cheio de mercadorias e serviços de qualidade e de preços baixos. Tais fatores não tem mais sido um diferencial por parte das empresas, tem sido exigidas muito mais criatividade e atitudes por parte destas.
A pesquisa de mercado possibilita determinar com maior segurança, o que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar pelos produtos ou serviços. Tal situação garante uma vantagem na competição ao empreendedor.
É utilizando os resultados obtidos através da pesquisa de mercado que os empreendedores poderão traçar suas estratégias de marketing, as quais consideram mais adequadas para atingir a supremacia de sua empresa frente ao mercado.
Após uma breve análise do caso da Microsoft, apresentado na proposta de atividade, percebe-se que referida organização deu uma “parada no tempo”, deixando de se adaptar as constantes mudanças pelas quais vem passando o seguimento de mercado em que se encontra inserida.
A empresa supramencionada não se posicionou de acordo com as novidades e exigências do mercado, pecando pela falta de inovação e criatividade.
Para recuperar o espaço que perdeu, a Microsoft deve se desapegar dos antigos valores e do medo de inovar, e oferecer para o mercado o que ele exige. Contudo, a empresa deve convencer seus clientes corporativos a realizarem essa “transição” junto com ela, a comungar desses novos valores, mostrando-lhes os benefícios de se adaptar às inovações.
É sabido que é importante manter a fidelidade e confiança dos clientes antigos, todavia é fundamental atrair novos clientes e investidores. Ressalte-se que os clientes antigos exercem papel importante na tarefa de gerar valor e confiança em relação à empresa.
O mercado atual é globalizado, exigindo evolução e inovação que surpreendam seus agentes. Não há mais espaço para o apego ao “velho”. Não basta só se adaptar apenas para sobreviver no mercado, deve-se buscar ser o melhor, fazer a diferença.
Assim, não resta dúvidas de que a Microsoft deve realizar tais mudanças em sua estrutura e estratégias de mercado, devendo as mesmas ocorrerem o mais rápido possível, pois a demora poderá lhe acarretar perdas irreversíveis. Mas, lógico que a referida empresa deve fazer isso sem abrir mão dos clientes fiéis já conquistados. O segredo é fazer o máximo para atender às expectativas de todos.
Marketing
Por marketing compreende-se conjunto de técnicas e métodos destinados à facilitação e o desenvolvimento das vendas, que envolvem como fatores primordiais o produto/serviço, preço e a comunicação. Geralmente o desenvolvimento das vendas com a utilização de ferramentas de marketing produzem resultados a médio/longo prazo, diferentemente do merchandising que produzem resultados a curto prazo.
O marketing é responsável por determinar quais produtos/serviços irão interessar aos consumidores, bem como a traçar as estratégias que serão utilizadas na venda de tais produtos/serviços.
O conceito de marketing é trabalhado por Kotler, o qual o organiza tendo em vista sua função social e gerencial, e utilizando por base para tal, as orientações da empresa em relação ao mercado em que se encontra inserida.
Kotler define cinco orientações concorrentes que marcam a maneira com que organizações conduzem suas atividades no mercado em que se inserem: orientação de produção, orientação de produto, orientação de vendas, orientação de marketing e orientação de marketing social.
Dentre esses conceitos, tem um que fala sobre estar atento aos concorrentes, qual seja, o de orientação de marketing. Tal conceito estabelece que a chave para o sucesso das organizações está em sempre se manter atento aos concorrentes, de modo a superar os mesmos na satisfação das necessidades e desejos do mercado.
Conceito que deve ser abordado aqui é o de produto, o qual compreende o conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção para atendimento de necessidades reais ou simbólicas do mercado alvo, e que pode ser negociado por um valor de troca, o que o torna uma mercadoria. Desse modo, o conceito de produto abrange bens físicos,
...