Planejamento
Tese: Planejamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taaysoares • 9/11/2014 • Tese • 969 Palavras (4 Páginas) • 210 Visualizações
PLANEJAMENTO - Prof. Sérgio S. Fróes
Definição
Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.
Vantagens
O tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.
Vantagens
Permite controle apropriado;
Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente;
Melhor coordenação das interfaces do projeto;
Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos;
Propicia um grau mais elevado de acertos nas tomadas de decisão.
Execução
Essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.
Conceito de Planejamento
É o responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades.
Planejamento => Método pelo qual a empresa define a mobilização de seus recursos para alcançar os objetivos propostos. É um planejamento global a curto, médio e longo prazo.
Tipos de Planejamento
Planejamento Estratégico;
Planejamento Tático;
Planejamento Operacional.
Planejamento Estratégico
É considerado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação com seu ambiente.
O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada.
O P.E. se referem à organização como um todo, cobrem decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo e servem de base aos planos táticos e operacionais.
Ele tem a função de posicionar a organização perante o ambiente externo. Seus objetivos e planos são, em geral, pouco específicos no que diz respeito a atividades e recursos necessários.
Objetivo do Planejamento Estratégico
O objetivo maior do P.E. é desenvolver estratégias que guiarão a organização a obter um melhor desempenho e, conseqüentemente, um melhor resultado.
A elaboração do Planejamento Estratégico
1. Formulação dos objetivos organizacionais
A empresa define os objetivos globais que pretende alcançar a longo prazo e estabelece a ordem de importância e prioridade em uma hierarquia de objetivos.
2. Identificação das Metas e Estratégias Atuais (O que estamos fazendo?)
3. Análise interna das forças e limitações da empresa
> Análise das condições internas que permita uma avaliação dos principais pontos fortes e fracos
Pontos fortes são forças propulsoras da organização que facilitam o alcance dos objetivos organizacionais e devem ser reforçados.
Pontos fracos são limitações e forças restritivas que dificultam ou impedem o alcance dos objetivos e devem ser superados.
Análise interna envolve:
Análise dos recursos financeiros, máquinas, equipamentos, matérias-primas, recursos humanos, tecnologia etc.
Análise da estrutura organizacional da empresa (aspectos positivos e negativos), divisão de trabalho entre departamentos e unidades e como os objetivos organizacionais foram distribuídos em objetivos departamentais.
Avaliação do desempenho da empresa - lucratividade, produção, produtividade, inovação, crescimento e desenvolvimento dos negócios.
4. Análise externa
Análise das condições externas que rodeiam a empresa e que lhe impõem desafios e oportunidades. Envolve:
Mercados: características atuais e tendências futuras, oportunidades e perspectivas.
Concorrência ou competição, isto é, empresas que atuam no mercado, disputando os mesmos clientes, consumidores ou recursos.
A conjuntura econômica, tendências políticas, sociais, culturais, legais etc., que afetam a sociedade e todas as demais empresas.
5. Formulação das Alternativas Estratégicas
Alternativas a adotar para alcançar os objetivos organizacionais pretendidos, tendo em vista as condições internas e externas.
- Cursos de ação futura
...