Planejamento E Organização
Pesquisas Acadêmicas: Planejamento E Organização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sucoortiz • 11/5/2014 • 706 Palavras (3 Páginas) • 203 Visualizações
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
As empresas, sejam as bem-sucedidas ou as extintas, apresentam, em geral, o mesmo quadro de problemas, necessidades e expectativas, visto que atuam no mesmo ambiente socioeconômico, sofrendo o impacto dos mesmos fatores estruturais ou de variáveis conjunturais. Contudo, embora todas possam compartilhar dos problemas, detêm condições diferentes de reagir, demonstrando diferenças significativas de desempenho
As organizações, no cenário globalizado e competitivo de hoje, têm uma variedade de responsabilidades e objetivos, dentre os quais destaca-se a sua capacidade de atrair e mobilizar as poupanças e direcioná-las àqueles investimentos eficientes geradores da renda necessária ao desenvolvimento socioeconômico da comunidade. As deficiências da correlação das variáveis do mundo econômico-financeiro estão provocando sérias imperfeições nos processos de tomadas de decisões empresariais, gerando conseqüências nefastas, quer para a sobrevivência das empresas como suporte social, quer para a própria eficiência.
A ocorrência da globalização da economia, na década de 1990, modificou o cenário organizacional vigente até então. Na economia global as distinções entre as economias nacionais são eliminadas pela crescente integração e interdependência dos mercados para bens, serviços, finanças e mão-de-obra. Contudo, o atendimento, por parte das empresas, dos pressupostos que o processo de globalização requer, traz diversas implicações para as estruturas organizacionais.
Segundo SINK e TUTTLE – 1993:
Finanças, contabilidade, padrões de trabalho e orçamentos dominam nossas idéias a respeito dos papéis da medição. Em resumo, a tradição estabeleceu uma visão das aplicações da medição muito voltada para o controle.
Diversas organizações de grande e médio portes já estão envolvidas em programas de aperfeiçoamento da avaliação de desempenho. Elas tentam identificar e definir indicadores de desempenho não financeiros para suprir as limitações daqueles que se apóiam, exclusivamente, em medidas financeiras. Infelizmente, muitas dessas tentativas geram frustrações a seus mentores porque buscam uma avaliação impossível, em vez de conceber medidas que exigem um esforço sistemático e gradual das pessoas envolvidas nesse processo.
O desempenho organizacional é normalmente analisado em função de três dimensões: eficiência, eficácia e efetividade segundo (SINK e TUTTLE, 1993).
Sink & Tuttle definem os critérios propostos. Os critérios de desempenho são: eficácia, eficiência, qualidade, produtividade, qualidade de vida no trabalho, inovação e lucratividade, definidos a seguir:
- Eficácia: Relaciona o resultado obtido com o esperado; diz respeito à realização efetiva das coisas certas pontualmente e com os requisitos de qualidade especificados. - Eficiência: É uma questão de consumo de recursos. Relaciona o consumo previsto com o consumo efetivo dos mesmos.
- Qualidade: É definida operacionalmente com cinco pontos de verificação, constituindo-se em um conceito mais difuso. O primeiro ponto de verificação da qualidade está relacionado com os sistemas amontante do processo, compreendendo projeto, desenvolvimento de produtos e serviços etc. O segundo ponto relaciona-se aos recursos que chegam ao processo. O terceiro relaciona-se especificamente ao processo. O quarto relaciona-se com a determinação da qualidade daquilo que está sendo gerado no processo. O quinto relaciona-se aos bens/serviços fornecidos e a reação do cliente aos mesmos.
-Produtividade:
...