Planejamento Estratégio Cielo
Artigos Científicos: Planejamento Estratégio Cielo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivicastro91 • 13/3/2014 • 2.333 Palavras (10 Páginas) • 1.044 Visualizações
Administração de Empresas
Gestão Estratégica das Organizações V
Vinicius Junior
São Paulo – 2013
Sumário
1. Negócio analisado 3
2. Revisão do ambiente externo 4
3. Revisão do ambiente interno 6
4. Competências essenciais do negócio analisado 7
5. Diretrizes Estratégicas 7
6. Resultados do período 9
7. Matriz de amarração estratégica 9
8. Parecer do grupo sobre o desempenho estratégico da Cielo 12
Referências 13
1. Negócio analisado
A Cielo S.A. é a maior empresa em soluções de pagamento da América latina e tem como produto o credenciamento de estabelecimentos comerciais e pela realização de transações com cartões de crédito e débito, como a captura, transmissão, processamento e liquidação. A Cielo consegue fazer transações nas quatro maiores bandeiras de cartão de mundo, como a VISA, Mastercard, American Express, e Diners Club, além da primeira bandeira brasileira, a Elo.
A Empresa foi criada em 1995, com alguns bancos se reuniram e criaram a Companhia Brasileira de meios de Pagamentos. Como na época o negócio de cartão no Brasil era feito pelos bancos em conjuntos com as bandeiras, a Companhia apareceu como uma empresa para administrar a relação dos clientes da bandeira Visa no Brasil. Primeiramente a empresa fazia a captura, processamento e liquidação de cartões de credito de mais de 100 mil estabelecimentos que possuíam relacionamento com os bancos criadores. A Cielo ajudou a alavancar o mercado de cartões de credito no país, além de ofertar novos produtos, como o visa vale. Em 2009 a companhia mudou a razão social para a Cielo S.A. e em 2010 começou a capturar transações de outras empresas também. A imagem mostra como era a relação da empresa antes e depois da criação da Cielo.
A companhia possui aproximadamente 1,3 milhões de clientes credenciados ativos, presentes em 99% dos municípios brasileiros. A empresa possui 1.464 empregados e teve em 2012 R$2,3 bilhões em lucro. A tecnologia da empresa disponibiliza que a Cielo opere com disponibilidade de 99,9% do ano, e possui um dos mais avançados parques de equipamentos brasileiros com média de 1,7 anos.
2. Revisão do ambiente externo
a. Mercado: mercado são micros, médias e grandes empresas. Para empresas que necessitam capturar, transmitir, processar e liquidar financeiramente as transações realizadas com cartões de crédito e débito. O mercado de cartão de crédito tem projetado um crescimento de 18% para o ano de 2013, mostrando que esse mercado tem grande potencial de crescimento. A Cielo tem um Market Share de 54,21%, conforme reportagem da revista Exame em maio de 2013. Porém este percentual diminuiu em relação ao ano de 2012 pois o setor e seus concorrentes reagiram ao crescimento da Cielo.
b. Cliente: Os clientes tem uma imagem muito boa da Cielo, pois é a empresa líder em soluções de pagamentos eletrônicos na América Latina e do Brasil, captura as transações das quatro maiores bandeiras de cartões do mundo que são: Visa, Master Card®, American Express® e Diners Club International. A companhia possui aproximadamente 1,3 milhões de clientes credenciados ativos, presentes em 99% dos municípios brasileiros. Também tem a maior disponibilidade de rede do mercado, 99,9% das transações monitoradas para garantir maior segurança. E as necessidades atuais dos clientes são para empresas que necessitam capturar, transmitir, processar e liquidar financeiramente as transações realizadas com cartões de crédito e débito e que tenham essas ações de forma segura e confiabilidade de que o sistema não irá falhar, além de disponibilizar produtos com novas tecnologias como a maquina sem fio.
c. Concorrentes: Os principais concorrentes da Cielo são a Redecard e o SantanderGetNet. Esse setor, apesar da Cielo ter sido a primeira empresa a fazer essas operações, tem mostrado que os concorrentes têm feito ações para mudar a liderança da Cielo no mercado. A Redecard tem diminuído suas taxas para conseguir um maior número de clientes e a Santander tem conseguido superar sua projeção de crescimento, principalmente por atuar com clientes de pequeno e médio porte.
d. Macro ambiente:
• Fornecedores: Os fornecedores da Cielo têm influencia direta sobre a qualidade dos produtos e serviços dela. Por isso, a relação de parceria é valorizada, levando em consideração o que é bom para a empresa, para os fornecedores e para os demais públicos envolvidos.
• Economia: Com o aumento do poder do aquisitivo da classe C, mais pessoas compram com seus cartões de crédito e débito, fazendo com que isso aumente as oportunidades da Cielo e para o futuro, segundo pesquisa da Federação do Comércio de bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, que até 2020 a classe C irá sustentar 40% do crescimento do PIB.
• Governo: A redução da taxa de juros (SELIC) favorece o consumo em geral da população, aumentando as vendas com cartões de crédito e débito.
e. Análise SWOT
Forças Fraquezas
-A Cielo é líder do setor no Brasil
-Atende 99,9% do território brasileiro.
-Capacidade de inovação e amplo portfolio de produtos e serviços.
-Profissionais integrados, capacitados e motivados. -Possuir taxas maiores que as da concorrência.
Oportunidades Ameaças
-Aumento do poder de compra da classe C.
-Redução da taxa de juros (SELIC).
-Maior número de turistas em decorrência dos eventos esportivos que o Brasil sediará. -Entrada de concorrentes internacionais (Elavon)
-Possível instabilidade da
...