TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de Requisições

Tese: Planejamento de Requisições. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Tese  •  3.643 Palavras (15 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 15

Sumário

Introdução 1

Os Recursos 2

Materials Requirements Planning 3

Produção Just In Time 4

Formas diferenciadas de se efetuar o processo de aquisição de materiais 5

Equipamentos de movimentação e armazenagem 6

Considerações Finais 13

Referencias Bibliográficas 14

INTRODUÇÃO

A logística de materiais em pequenas e grandes empresas facilita o fluxo de produtos do ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, e fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, obtendo níveis de serviço adequados aos clientes, a um custo razoável. É um tema de grande importância por estar ligada a lucratividade e sobrevivência da empresa num mundo globalizado e competitivo. A logística de materiais de empresas de pequeno e grande porte e as principais ferramentas administrativas que compõe o escopo da administração moderna, buscando sempre a satisfação do cliente desde a aquisição de matérias primas até o produto final.

Os recursos

Os recursos representa tudo àquilo que a organização tem a sua disposição para o desenvolvimento de suas atividades ela é importante porque que ela fornece meios para que o serviço seja feito de forma mais correta possível, ela engloba vários recursos, o de materiais, patrimoniais, o de capital ou financeiro, humano e tecnológico.

A administração de recursos materiais é responsável por participar de todo o processo e pelo bom andamento das operações, ela tem como atividades identificar o fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e em sua distribuição ao consumidor final.

Quem gerencia a logística na empresa?

A Distribuidora Lopes tem vários gestores em seus setores, no setor de logística tem um gestor especifico para a área, que é o gerente de logística.

Quantas pessoas estão designadas para as tarefas operacionais da Administração de Materiais?

São vinte pessoas compostas por conferentes, separadores e operadores de empilhadeira.

Como é feito o recebimento dos materiais?

São feitos por agendamento, agenda-se horários que são colocados cada transportadoras em um horário especifico.

Como é o controle dos estoques?

A distribuidora Lopes possui um sistema de controle a ( ciss silt ) onde ela faz o controle de todo o estoque.

Como são feitas as compras de materiais na Empresa?

A Distribuidora Lopes tem em seu setor de compras duas pessoas que através do controle de estoque são responsáveis por fazerem as compras, onde o critério para compra é avaliação dos valores, a validade e a qualidade do produto.

Como é a programação da produção?

A Distribuidora Lopes não produz, ela se baseia em metas em prazos a serem cumpridas.

Como são realizados os procedimentos de armazenagem e movimentação dos materiais, incluindo os equipamentos disponíveis?

O armazenamento é feito por estruturas chamadas de porta paletes, onde são transportados por empilhadeiras no seu devido endereçamento.

Materials Requirements Planning

Planejamento de necessidades de material (MRP) é uma forma de planejamento que foi desenvolvida nos anos 70, utilizando suas técnicas impulsionou o desenvolvimento sobre as produções de embalagens utilizando base de dados que era integrado, este sistema evoluiu se tornando o que conhecemos hoje como Enterprise Resource Planning (ERP).

Já quanto às operações que são feitas utilizando o sistema MRPII, as previsões são ajustadas conforme os pedidos dos clientes, vindo assim a alimentar um sistema de agendamento mestre, estes sistemas criam uma retro alimentação que cria assim duas alternativas aumentar a capacidade ou coordenar a programação principal.

A questão é a seguinte este sistema assume um papel muito importante que é o sistema de banco de dados, desta maneira o resultado final esta sempre numa constante no inventário causado pela produção de peças erradas, o MRP é o sistema que foi criado para que isso não aconteça, mas acontece que cria um excesso de inventaria o que resulta em vários relatórios de matérias que nem são usados, pois raramente são tratados com prioridades pelos gestores assim dizendo.

Concluo assim que conforme ocorrem as demandas, dependendo das necessidades por meio de uma previsão reagindo assim pela incerteza de uma produção e a espera de uma necessidade.

Produção Just In Time

É um sistema de administração da produção JIT, denominado Just In Time, é a base, o coração do sistema produtivo. Este sistema tem como foco principal o planejamento e o controle em todos os seus níveis, nestes níveis estão materiais, equipamentos, pessoas, fornecedores e distribuidores.

Mas cabe ressaltar que nunca devemos esquecer os critérios que são os nossos clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com