Planejamento para CHIAVENATO
Projeto de pesquisa: Planejamento para CHIAVENATO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janajujuba • 24/9/2014 • Projeto de pesquisa • 3.821 Palavras (16 Páginas) • 278 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Faculdade Anhanguera de Brasília
Administração
Disciplina: Processos Administrativos
Analécia Souza Loiola Marinho – 6946444811
Dawesley de Lima - 8969104932
Erisvaldo Costa – 6749361497
Irlene Gleidson da Conceição Fontes – 6748356083
Janayna Vieira Bezerra – 6580285080
Sandra Rodrigues da Silva – 6377228056
Profa. Ma. Renata M. G. Dalpiaz
BRASÍLIA/ DF
2014
Introdução
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
Etapa 1
De forma genérica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo.
Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação.
De forma geral, as técnicas de planejamento são semelhantes quanto ao objetivo, mas costumam diferir segundo as metas, que são profundamente influenciados por fatores político-sociais.
Daí que é fundamental não confundir planejamento com previsão, projeção, predição, resolução de problemas e planos.
O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração na empresa – é um processo contínuo, cujas características básicas são: o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes; o planejamento não é um ato isolado; o processo de planejamento é muito mais importante que seu produto final.
O administrador deve sempre desenvolver planos de ação, criar condições para que as estratégias sejam plenamente implantadas e tragam os resultados esperados.
Ainda que algumas situações escapem ao controle, o planejamento é essencial para que essas situações apareçam com a menor frequência possível, não comprometendo os planos de ação e nem os objetivos da empresa.
Planejamento segundo CHIAVENATO.
Para o autor Chiavenato (2010 p.138), “planejamento é a antecipação dos objetivos a serem atingidos pela empresa, pois nenhuma empresa quer depender da sorte ou do acaso. Por esse motivo, tudo deve ser cuidadosamente planejado, para quando o planejamento for posto em prática não haja erros. Planejamento é um modelo teórico para ação futura, que tem por objetivo absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações”.
Planejamento segundo Leitão
Já para o autor Leitão (1995 p.5), “O planejamento é considerado uma atividade que permite o controle sobre alocação de recursos financeiros, tendo em vista o alcance dos objetivos da empresa, sendo o planejamento considerado por muitos administradores como sendo uma atividade adjunta do controle orçamentário”.
Planejamento segundo Lacombe Heilbom
Para Lacombe, Heilborn (2003 p.162), “Por meio do planejamento o administrador pensa antecipadamente o que deseja alcançar e determina os meios e recursos necessários para concretizar esse desejo. Planejamento é a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado. É a determinação consciente de cursos de ação, isto é, dos rumos, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa disponível”.
Planejamento segundo CARLOS ALBERTO DE FARIA.
Planejamento: Ato ou efeito de planejar. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiros e métodos determinados; planificação. Elaboração por etapas, com bases técnicas (especialmente no campo (socioeconômico), de planos e programas com objetivos definidos; planificação)
Tipos de Planejamento
Estratégico
Abrange toda a empresa. Seu objetivo é atingir as metas globais da organização, por isso é projetado para longo prazo e envolve a empresa como um todo, utilizando todos os seus recursos e áreas de atividade. O planejamento estratégico é definido pela cúpula da organização (nível institucional), sendo o plano maior a qual os demais estão subordinados.
Nível Tático
Em seguida, vêm os planos Táticos, que envolvem os objetivos intermediários de cada unidade organizacional, seja unidade de negócios ou departamento. Estes planos são menos genéricos do que os Estratégicos, são um pouco mais detalhados, são elaborados pela gerência média e cobrem um horizonte de médio prazo, geralmente de um a dois anos. Os planos Táticos devem estabelecer uma coordenação e integração entre si e devem estar alinhados com o plano Estratégico.
Nível Operacional
Refere-se a cada tarefa ou atividade particular. Preocupa-se no atingimento de metas individuais e especificas, sendo de curto prazo (diária, semanal ou mensal). Seu objetivo é a excelência operacional (eficiência na execução de tarefas ou atividades).
Considerações Finais
As organizações para sobreviverem, precisam de planejamento. Com um planejamento adequado diminuem-se erros, otimiza-se o tempo para execução dos objetivos traçados e consequentemente aumenta-se os ganhos. O autor Santos
...