Plano Real
Dissertações: Plano Real. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marilevi • 22/11/2014 • 1.273 Palavras (6 Páginas) • 285 Visualizações
INFLAÇÃO
INFLAÇÃO
A Hiperinflação era um problema sério no Brasil, ela era uma herança de governos anteriores. A inflação era gigantesca que deixava a nossa moeda frágil, a chamada inflação galopante (embaixo, em cima) o trabalhador ía ao supermercado pela manhã e a mercadoria custava certo preço e à tarde do mesmo dia ela custava outro.
Deixando assim o país economicamente dependente devendo encontrar soluções para valorização de sua moeda e desenvolvimento de sua economomia.
A circulação de papel-moeda em uma economia que não tem riquezas correspondentes àquele total de dinheiro disponível acaba desvalorizando a moeda gerando uma crise inflacionária com o acumulo de dívidas.
No Brasil essa contração de dívidas tem longa data e veio se desenhando desde o período colonial. Rui Barbosa em sua gestão procurou modernizar a economia nacional permitindo que os bancos fabricassem papel-moeda e facilitando a contração de empréstimos para a criação de empresas gerando uma enorme crise inflacionária.
RUY BARBOSA – 05/11/1849 – 01/03/1923
Por causa da inflação tivemos vários planos de governo, que criou diferentes moedas no Brasil.
O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO
De 1942 a 1994:
CRUZEIRO (com centavos) – 01/11/1942 Getúlio Vargas
CRUZEIRO (sem centavos) – 02/12/1964 Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco
CRUZEIRO NOVO (com centavos) – 13/02/1967 Artur da Costa e Silva
CRUZEIRO (com centavos) – 15/05/1970 Emílio Garrastazu Médici
1. CRUZEIRO (sem centavos) – 16/08/1984 Tancredo Neves (morreu antes de tomar posse)
José Sarney (vice que assumiu a presidência)
CRUZADO (com centavos) – 28/02/1986 José Sarney
CRUZADO NOVO (com centavos) – 16/01/1989 José Sarney
CRUZEIRO (com centavos) – 16/03/1990 Fernando Collor
Plano do Governo Collor:
-Abertura do mercado nacional às importações
-Um programa nacional de desestatização.
Seu Plano, que no início teve uma boa aceitação, chegou a ter uma inflação na casa dos 1200% ao ano; junto a isso, denúncias de corrupção política envolvendo o seu tesoureiro gerando um processo de Impeachment. O processo, antes de aprovado, fez com que o presidente renunciasse ao cargo em 29 de dezembro de 1992, deixando-o para seu vice Itamar Franco assumir a Presidencia.
Após ter assumido a Presidência da República, Itamar Franco indica e em seguida nomeia Fernando Henrique Cardoso (FHC) a Ministro da Fazenda.
Fernando Henrique Cardoso (FHC) que ocupava o cargo de Ministro das Relações Exteriores assume o cargo de Ministro da Fazenda.
ITAMAR e FHC (Plano para acabar com a Inflação)
O novo ministro reuniu um grupo de economistas para elaborar um plano de combate a inflação, nesse grupo tinha: Persio Arida, André Lara Resende, Gustavo Franco, Pedro Malan, Edmar Bacha, Clóvis Carvalho e Winston Fritsch.
Obs. Informando sempre o Presidente Itamar Franco o que estavam preparando.
O cenário era critico!
- Sem perspectiva de Fundo Monetário.
- O Congresso estava com um processo chamado CPI dos Anões do orçamento.
- E o Presidente era um vice (Itamar Franco).
CRUZEIRO REAL (com centavos) – 01/08/1993 Itamar Franco
Em 1 de agosto de 1993, o ministro promoveu a sétima mudança de moeda do Brasil, de Cruzeiro para Cruzeiro Real, para efeito de ajuste de valores. A intenção do governo era repetir mais uma vez
a prática de "cortar três zeros", porém, no mesmo mês de lançamento do Cruzeiro Real a inflação foi de 33,53%, e em janeiro de 1994, de 42,19%.
CRUZEIRO REAL (menor padrão monetário que já existiu)
Vigente: 01/08/1993 – 30/06/1994
Para o Cruzeiro Real, não foram emitidas moedas com valores em centavos, sendo que se consideravam como centavos as cédulas e moedas do padrão anterior na razão de 10 "cruzeiros" por centavo.
Em substituição as cédulas mais antigas do padrão anterior, foram lançadas inicialmente as moedas de 5 e 10 cruzeiros reais, sendo que mais adiante foram lançadas também as moedas de 50 e 100 cruzeiros reais
O então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso (FHC), efetuou uma medida econômica que tinha como objetivo principal o controle da hiperinflação. O atual presidente na época Itamar Franco, autorizou que os trabalhos se dessem de maneira irrestrita e na máxima extensão necessária para
...